segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VEM MAIS ÁGUA NA SEGUNDA METADE DA SEMANA

Previsão do Tempo - 30/08 a 02/08

Nesta terça-feira o ar quente chega a região de Montenegro e eleva a temperatura. Com isso ocorre o afastamento da instabilidade que ficará mais concentrada no Sul do Estado. Mesmo assim haverá muitas nuvens e possíveis aberturas de sol. Faz calor à tarde. Mínima de 16°C e máxima entre 27°C e 29°C.

A quarta-feira será de sol e nuvens, com período de nublado. A temperatura segue alta. Pequena chance de chuva principalmente à noite. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 27°C.

Na quinta-feira a frente fria consegue avançar mais para o Centro e Norte do Rio Grande do Sul e atinge a região de Montenegro. Há chance de chuva forte acompanhada de trovoadas. A temperatura pouco se altera durante o período. Mínima de 17°C e máxima de 20°C.



Rio Grande do Sul e Brasil

A instabilidade ficará se regenerando no Rio Grande do Sul ao longo da semana por um bloqueio atmosférico. É como se houvesse um muro na atmosfera sobre Santa Catarina que impede o avanço de frentes frias para o Norte. A semana deve ser muito seca e tórrida no Centro-Oeste com marcas de 38ºC a 40ºC quase todos os dias. O Oeste catarinense e o Oeste do Paraná também devem enfrentar calor muito intenso no decorrer da primeira metade agora da semana. Na cidade de São Paulo, a umidade volta a cair muito de quarta-feira em diante com tardes ainda mais quentes.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TEMPO SEGUE INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 27/08 a 30/08
Atualizada em 27/08 às 09:10


Esta sexta-feira será de muitas nuvens. Aumenta a chance de chuva e pode ocorrer a qualquer momento. Algumas simulações computadorizadas sugerem o risco até mesmo de pancadas fortes com trovoadas em alguns momentos, não se descartando até mesmo granizo isolado. A temperatura mínima será de 15°C e a máxima de 20°C.

No sábado o tempo permanece com muitas nuvens e chance de chuva. Para o segundo período espera-se a diminuição das nuvens e o sol pode aparecer. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 24°C.

No domingo o ar quente do norte tende a avançar sobre a região de Montenegro e elevar um pouco mais a temperatura. O dia começa com nuvens e aberturas de sol, mas no decorrer do período a nebulosidade aumenta e há uma pequena chance de chuva mais para o fim do dia. Mínima de 16°C e máxima de 26°C.

A segunda-feira será novamente de muitas nuvens com algumas aberturas de sol. Pequena chance de chuva. A temperatura cai um pouco. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.


OBS: A região de Montenegro estará no limite da área de chuva que em determinados momentos avançará para o Norte e em outros momentos recuará para o Sul do Rio Grande do Sul (frente semi-estacionária), por isso o tempo estará instável com muitas nuvens, chance de chuva e algumas aberturas de sol. Devido a complexidade da previsão e discrepância dos modelos numéricos, está estará sujeita a alteração/atualização no decorrer do período. Sugere-se o acompanhamento diário para melhor informação.


TORNADO DE FOGO, CHUVA NO RS E SECA NO RESTO DO BRASIL

A umidade relativa do ar chegou a 16% na tarde da terça-feira na cidade de São Paulo. Não chove há 19 dias e o acúmulo pluviométrico em agosto é de apenas 0,6 mm. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou uma nova listagem que amplia para 70% dos municípios paulistas a proibição de queimar, a qualquer hora do dia, a palha proveniente da cana de açúcar. À relação inicial, que citava 389 cidades, foi adicionada uma ampliação de 67 cidades. No interior, Um raro tornado de fogo foi filmado no município de Araçatuba. O fenômeno foi causado pelo vento forte e seco que agrava os incêndios (reprodução Rede Globo).


O que aconteceu em Araçatuba não pode ser chamado de dust devil ou o tornado clássico. O primeiro é de poeira e o segundo não tem fogo. Os nomes em inglês são fire whirl, fire devil ou fire tornado. Preferimos esta última opção, a mais popular, de tornado de fogo. Trata-se de um evento raro e que ocorre sob condições especiais. Eles se formam com o movimento ascendente do ar pelo calor (updraft) e pela convergência de vento resultante dos incêndios. Em regra, têm altura de 10 a 50 metros e um largura de poucos metros com pequena duração. Raros são os casos de tornados de fogo extensos e de longa duração. Veja um exemplo de um incrível tornado de fogo fotografado no exterior.


O Brasil Central segue seco e muito quente. Não chove há 90 dias em Brasília e os focos de fogo se proliferam no Distrito Federal. Em Minas Gerais, só nos primeiros 10 dias deste mês, houve 930 focos de incêndio, contra 484 no mesmo período de 2009. O fogo consome a Serra do Igarapé (reprodução O Estado de Minas).


Em Goiânia, a população não agüenta mais tanta secura. A umidade está perto de 10% em níveis de deserto durante a tarde.


No fim de semana e no começo da próxima semana, espera-se que haja aumento da umidade em São Paulo e parte do Centro-Oeste e não se descarta até chuva durante a semana que vem. Água pra valer, contudo, deve ter o Rio Grande do Sul. O tempo não firma nos próximos dias e chove, principalmente no Centro do Estado, onde podem ocorrem pancadas localmente fortes, e no fim de semana deve ocorrer novo ingresso de ar quente que vai favorecer ainda mais instabilidade. Alerta-se que o Rio Grande do Sul está entrando em um período de 10 a 15 dias em que o tempo instável deve predominar, podendo se produzir nas próximas duas semanas, inclusive, volumes localmente excessivos com repercussão em níveis de rios.


Fonte: MetSul Meteorologia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SOL, NUVENS E CHUVA

Previsão do Tempo - 24/08 a 26/08

Esta terça-feira inicia com sol e chance de fumaça no céu. Faz calor à tarde com máxima de 29°C e sensação de abafamento. Na segunda metade do período há chance de chuva com o avanço de uma frente fria vinda do Sul. Mínima de 16°C. Não se descarta chuva ácida com fuligem das queimadas, assim como já ocorreu aqui na região no dia 12/08.

Na quarta-feira o tempo será instável com nuvens e chance de chuva a qualquer momento. O sistema frontal responsável pela instabilidade estará um tanto desorganizado, o que não permite afastar algumas aberturas de sol. A temperatura máxima cai em relação aos dias anteriores. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.

Na quinta-feira o tempo instável permanece devido a frente fria semi-estacionária que estará atuando sobre o Estado (em determinados momentos avançando mais para o Norte, em outros momentos retrocedendo para o Sul). Mesmo assim pode ocorrer algumas aberturas de sol. Chance de chuva a qualquer momento. A sensação não será de frio. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/08 às 08:48


O efeito da fumaça na chuva

Os modelos, em geral, não indicam grandes acumulados de chuva para os próximos dias. Até sexta-feira, o europeu sugere acumulados em torno de 30 milímetros e o americano de 15 a 20 milímetros. Ocorre que o sistema frontal que vai trazer chuva deve interar com a grande quantidade de fumaça que existe ainda sobre o Rio Grande do Sul e estudos sugerem que a presença das partículas pode interferir na nucleação das gotas de chuva, diminuindo a precipitação. O problema é que estes estudos foram feitos com base na Amazônia, onde o regime de chuva é distinto do nosso e as características das nuvens diferente por não estarem associadas, em regra, a frentes. Assim, não se pode afastar a possibilidade da fumaça interferir para que os volumes de chuva sejam ainda menores que os sugeridos pelos modelos, mas é extremamente difícil mensurar este tipo de interferência, uma vez que não parametrizado nos modelos numéricos. (Meteorologista Eugenio Hackbart)

sábado, 21 de agosto de 2010

CHUVA ÁCIDA NO RS TEM ORIGEM DAS QUEIMADAS DO CENTRO-OESTE DO BRASIL

No dia 12 de agosto, alguns pontos da cidade de Porto Alegre e outras cidades do interior Gaúcho foram atingidos por uma chuva acompanhada de uma fuligem de cor alaranjada, fenômeno conhecido como "chuva ácida". Segundo o pesquisador do CPTEC/INPE, Saulo Freitas, o evento está relacionado com a emissão de poluentes de queimadas, provenientes das regiões Centro-Oeste e Norte do País e de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.

Segundo o especialista do CPTEC, a fuligem de queimadas chegou à região Sul transportada por massa de ar oriunda destas regiões, percorrendo alguns milhares de quilômetros. Parte dessa massa de ar, carregada de produtos de queimadas, dirigiu-se para o sul e leste indo de encontro a uma área de instabilidade com chuva, onde se localizava uma frente fria que avançava sobre a região Sul do País. A chuva, ao atravessar as áreas poluídas, precipitou também a fuligem de queimadas composta de material particulado fino, depositando-se sobre a superfície de diversas cidades da região Sul, incluindo a capital gaúcha.



-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 22/08 às 14:15


Não havia uma nuvem e o dia era ensolarado, mas quem olhasse neste final de semana para o céu aqui na região da Grande Porto Alegre e Vales notava claramente um tom acinzentado, resultado da presença de fumaça de queimadas.


É enorme a quantidade de focos de fogo neste momento na América do Sul. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que em 24 horas, entre os dias 20 e 21, foram anotados 9770 focos no Brasil, 3834 na Bolívia, 1083 na Argentina e 711 no Paraguai.

Os incêndios atingiram níveis críticos nos últimos dias na Bolívia. O quadro é tão grave que o governo convocou as forças armadas, pediu ajuda ao Brasil e Argentina e admitiu que não tem recursos técnicos e humanos para combate as chamas. Estima-se que 6% do território boliviano esteja em chamas.

Note na animação abaixo da imagens de satélite em alta resolução do sábado como de manhã a fumaça estava mais concentrada no Oeste e no Norte do Estado, mas que no decorrer do dia tomou conta de grande parte do território gaúcho.



O temor é que posa voltar a se produzir chuva com fuligem, tal como se deu na última quinta-feira em Livramento, o que assustou os moradores pelo aspecto negro da chuva, ou mesmo no último dia 12 de agosto em Porto Alegre. Aquele evento do dia 12, aliás, foi classificado como "chuva ácida", o que é grave, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


Pôr do sol avermelhado lembrava uma lua cheia nesse sábado e domingo

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FINAL DE SEMANA DE SOL E CALOR

Previsão do Tempo - 20/08 a 23/08
Atualizada em 19/08 às 22:25

Esta sexta-feira ainda pode iniciar com muitas nuvens decorrente de uma fraca frente fria que estará cruzando o RS, não se descartando até mesmo chuva fraca passageira ou garoa (principalmente na primeira metade do período). No final do dia o céu deve começar a limpar e a temperatura cai a noite, onde deve fazer um pouco de frio ainda. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.


O sábado ainda inicia com temperatura amena, mas a tarde a temperatura sobe rapidamente. Mínima de 12°C e máxima de 26°C.


O domingo será mais um dia ensolarado e sem chance de chuva. A temperatura continua subindo e faz calor à tarde. Mínima de 14°C e máxima entre 28°C e 30°C.


Na segunda-feira o calor segue se intensificando e a máxima na região de Montenegro pode atingir de 30ºC a 32ºC. Temperatura mínima também segue elevada, em torno de 16°C.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UMA PRÉVIA DA PRIMAVERA

Previsão do Tempo - 17/08 a 19/08

Na terça-feira o sol predomina com o domínio de ar mais seco. Temperatura mínima entre 6ºC e 8ºC. A temperatura máxima do dia sobe e atinge de 19ºC a 21ºC. Chance de nevoeiro na região de Montenegro.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens e a temperatura segue em elevação. A madrugada e amanhecer ainda serão frio. A mínima fica entre 7ºC e 9ºC e a máxima alcançaria entre 21ºC e 23ºC, proporcionando uma tarde muito mais agradável se comparada aos dias anteriores. Chance de nevoeiro na região de Montenegro.

Na quinta-feira o sol aparece, mas a nebulosidade aumenta e há uma pequena chance de instabilidade principalmente ao final do dia. A mínima deve se situar entre 9ºC e 11ºC enquanto a máxima pode atingir de 22ºC a 24ºC. Chance de nevoeiro na região de Montenegro.


Previsão a médio prazo

Segunda quinzena de agosto

A segunda metade do mês promete não repetir o gelo da primeira quinzena deste agosto. Dias agradáveis e mais toleráveis do ponto de vista térmico, mas com alta incidência de nevoeiro, nos aguardam. Historicamente são registrados dias quentes na segunda quinzena de agosto e até tardes quentes devem ser anotadas nas próximas duas semanas. Mesmo marcas perto de 30ºC não são descartadas. Engana-se, porém, quem pensa que o frio nos abandonará. Vários dados sugerem madrugadas geladas em setembro e de forma mais esporádica em outubro. Com o fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, aumenta e bastante o risco de episódios de frio tardio na primavera. (Meteorologista Eugenio Hackbart / MetSul Meteorologia)


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AR GELADO DURANTE O FINAL DE SEMANA COM CHANCE DE NEVE (NA SERRA)

Previsão do Tempo - 13/08 a 16/08
Atualizada em 14/08 às 19:02

A sexta-feira será de muitas nuvens e chuva com acentuado declínio da temperatura. A máxima do dia ocorre no início do período (madrugada) com marcas de 16ºC a 18ºC. Deve fazer frio mesmo à tarde com marcas em torno dos 12ºC apenas. O vento se intensifica, principalmente na segunda metade do período devido a formação de um sistema de baixa pressão que se converteria em um ciclone extratropical (comum na costa). O vento pode causar transtornos a rede elétrica. A mínima ocorre a noite onde deve fazer 9°C. Sensação térmica muito baixa.

No sábado a temperatura segue caindo e uma das mais fortes massas de ar polar cobrirá todo o Rio Grande do Sul. O dia será de sensação térmica muito baixa, sendo negativa em determinados momentos por conta do vento sul gelado (alguns modelos indicam sensação térmica de -4°C em Montenegro). Há chance de neve nos pontos mais elevados do RS e SC. Até pode ocorrer algumas aberturas de sol, mas a tendência é de que as nuvens predominem com chance de chuva fraca ou garoa. Temperatura máxima de apenas 13°C e mínima fica entre 5°C e 7°C.

No domingo as nuvens persistem e pode ocorrer aberturas de sol. Ainda há uma pequena chance de chuva fraca ou garoa passageira. O dia novamente será gelado. Temperatura máxima entre 13°C e 15°C e mínima entre 5°C e 7°C.

Na segunda-feira a temperatura se eleva um pouco. O dia deve ser de sol e poucas nuvens. Temperatura máxima de 19°C e mínima de 6°C.


Veja a projeção de neve pelo modelo americano no sábado, parte cinza do mapa (clique para ampliar):


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 13/08 às 16:25


QUINZE HORAS CONSECUTIVAS A MAIS DE 100 KM/H

De acordo com o Ciram, as rajadas de vento atingiram 149,2 km/h na Barragem de São bento em Siderópolis. No cume do Morro da Igreja, a 1800 metros de altitude, em Urubici, no Planalto Sul Catarinense, as rajadas de vento atingiram 111,9 km/h entre 21h e 22h, 100,4 km/h entre 22h e 23h, 100,4 km/h entre 23h e 0h, 133,2 km/h entre 0h e 1h da madrugada, 154,8 km/h entre 1h e 2h, 175,3 km/h entre 2h e 3h, 158,4 km;h entre 3h e 4h, 118,8 km/h entre 4h e 5h, 126,3 km/h entre 5h e 6h, 136 km/h entre 6h e 7h, 127,4 km/h entre 7h e 8h, 118,8 km/h entre 8h e 9h, 104,4 km/h entre 9h e 10h, 109,4 km/h entre 10h e 11h e 110,1 km/h entre 11 e 12h. O vento, assim, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia do Morro da Igreja soprou por 15 horas consecutivas acima de 100 km/h com pico de 175,3 km/h, força equivalente a de um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson. Como no local funciona apenas uma base da Aeronáutica, cujas estruturas são reforçadas devido ao vento forte que costuma soprar na área, não há relatos de danos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

TEMPERATURA MONTANHA-RUSSA (NOVAMENTE)

Previsão do Tempo - 10/08 a 13/08

Nesta terça-feira o sol predomina na região de Montenegro. Massa de ar frio cobre o Estado e faz o amanhecer ser de muito frio com mínima entre 5ºC e 7ºC. Durante a tarde a temperatura fica agradável com marcas em torno dos 19ºC. Não há previsão de chuva.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens e a temperatura entra em elevação. A mínima deve ficar entre 7ºC e 9ºC e a máxima pode atingir de 21ºC a 23ºC.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens, não se descartando chuva passageira no começo do dia. Com a chegada de uma frente fria pode chover também no final do período. O dia deve ser quente e um pouco abafado com máxima de 26ºC a 27ºC.

A sexta-feira será de muitas nuvens e chuva com acentuado declínio da temperatura. A máxima do dia ocorre no início do período (madrugada) com marcas de 16ºC a 18ºC. Deve fazer frio mesmo à tarde com marcas em torno dos 12ºC. A mínima ocorre a noite onde deve fazer 9°C Sensação térmica muito baixa.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O FRIO PERDE FORÇA

Previsão do Tempo - 06/08 a 09/08
Atualizada em 07/08 às 17:26


Nesta sexta-feira o sol aparece em Montenegro, mas mesmo assim devem ocorrer períodos de maior nebulosidade, com pequena chance de chuva fraca ou garoa passageira na primeira metade do período. A temperatura sobe um pouco em relação aos dias anteriores. Mínima de 9°C e máxima de 17°C.


No sábado o sol aparece com algumas nuvens. Não há previsão de chuva. Temperatura mínima de 7°C e máxima entre 18°C e 20°C.


No domingo novamente o sol aparece com nuvens, mas devem ocorrer períodos de maior nebulosidade. Alguns modelos projetam até mesmo chuva/garoa na segunda metade do período, o que não pode ser descartada nesse momento. O amanhecer será menos frio. Temperatura mínima de 11°C e máxima entre 17°C e 19°C.


Na segunda-feira esfria novamente. O dia será de muitas nuvens com chance de chuva fraca ou garoa. Mesmo assim podem ocorrer eventuais aberturas de sol. Mínima de 10°C e máxima de 16°C.


COM VOCÊS, O ESPETÁCULO DA NEVADA HISTÓRICA - 04/08/2010

Confesso estar, assim como muitos, emocionado com as fotos feitas por alguns colaboradores do site da MetSul. São verdadeiros cartões postais, algo para se guardar para sempre, pois uma nevasca assim não é todo ano ou toda década que acontece. O que mas me deixa feliz também é que o fenômeno ocorreu bem no dia do meu aniversário (04/08) ... incrível, um presente da natureza!

No início da noite da quarta-feira chegou ao e-mail da MetSul Meteorologia uma mensagem do Marcus Zilli da Frutícola Monte Verde de Urubici. Ele, junto com o amigo e motorista Cícero Fontana da Silva, percorreram áreas de difícil acesso para nos brindar com o espetáculo, nada menos que um espetáculo, que vocês verão a seguir. Em alguns lugares a neve acumulou incríveis 30 centímetros.

Aqui não é a Europa nem os EUA, apesar das fotos insistirem em nos confundir, mas felizmente estamos na América do SUL, mas precisamente no SUL do Brasil, tchê, e aqui neva, sim, AQUI TAMBÉM NEVA !!!

Preparem-se para o show de imagens e façam os seus cartões postais (clique para ampliar):





















Lista de cidades com neve e/ou chuva congelada desde segunda-feira (02/08/10):

RIO GRANDE DO SUL (20)

1. Cambará do Sul
2. Gramado
3. Canela
4. São Francisco de Paula
5. Bom Jesus
6. Caxias do Sul
7. Três de Maio
8. Crissiumal
9. Boa Vista do Buricá
10. Tiradentes do Sul
11. Rio Grande
12. Vacaria
13. Campestre da Serra
14. Monte Alegre dos Campos
15. Horizontina
16. São José dos Ausentes
17. Jaquirana
18. Lagoa Vermelha
19. Três Passos
20. Ipê
21. Veranópolis

SANTA CATARINA (12)

1. São Joaquim
2. Lages
3. Urupema
4. Urubici
5. Bom Jardim da Serra
6. São Miguel do Oeste
7. Anita Garibaldi
8. Bom Retiro
9. Curitibanos
10. Orleans
11. Urussanga
12. Grão-Pará


Fonte: MetSul Meteorologia