segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIAS DE ALTO RISCO PODE TER CHUVA INTENSA E CICLONE

O que preocupa – e muito – é o avanço de um centro de baixa pressão nesta noite para o Rio Grande do Sul. A área de baixa, ao interagir com a massa de ar quente vai gerar nuvens muito carregadas nesta terça e durante a quarta-feira com alto risco de chuva forte a intensa localizada. Este sistema de baixa deve se aprofundar junto à costa gaúcha, mantendo o tempo instável com risco de eventos extremos de precipitação na quarta-feira. Na sequência, deve migrar para o Sul em direção à foz do Rio da Prata, onde pode se intensificar ainda mais.


Alguns pontos isolados do Rio Grande do Sul podem registrar volumes até extremos com acumulados de 100 a 200 milímetros neste período de 48 horas. Um modelo rodado na Europa, por exemplo, nas ultimas duas saídas indicou mais de 100 milímetros em apenas seis horas para parte do Oeste gaúcho nesta terça. O risco de temporais com vento forte e granizo também não pode ser afastado. Os modelos que são usados na previsão divergem muito quanto ao posicionamento da chuva mais forte aqui no território gaúcho, não sendo possível afastar o risco de tempo severo em nenhuma área do Estado, inclusive em Montenegro e na região metropolitana.

Não será surpresa se este sistema vier a ser classificado como um de natureza subtropical. Recordamos que ciclones subtropicais tendem a apresentar deslocamento lento e têm um histórico de eventos de chuva em volumes extremos no Leste do Rio Grande do Sul.

-------------------------------------------------------------

Previsão do Tempo - 09/02 a 13/02


Quarta-feira


Quinta-feira


Sexta-feira


Sábado


Domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário