quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EXPLOSÃO SOLAR PODE AFETAR A TERRA ENTRE HOJE E AMANHÃ

O período de calmaria no sol terminou exatamente as 23h56min do dia 14 de fevereiro. Uma forte explosão na superfície solar junto ao grupo de manchas solares 1158 atingiu o nível X-2 na escala de fluxos de raios-x.


A maior explosão de raios X dos últimos 4 anos, "sacudiu" a atmosfera do astro ejetando uma grande quantidade de massa coronal que deve atingir a alta atmosfera terrestre nos próximos dias.
Essas partículas são compostas de bilhões de toneladas de gás ionizado que se desloca a mais de 2 milhões de km/h.Ao atingir a alta atmosfera da Terra excita os átomos de oxigênio e nitrogênio porovocando fantásticas auroras boreais.

Os raios X se propagam muito mais rápido que as outras partículas, devendo atingir a Terra entre o dia 17 e 18. Explosões deste tipo constumam causar blecautes, danificar eletrônicos sensíveis, prejudicando a transmissão de de energia elétrica, de sinais de TV e dos satélites que fazem a orbita da Terra podendo deixar alguns GPS's "malucos".

Saiba mais: Uma forte Tempestade Solar ocorreu em 2 de setembro de 1859. Esta tormenta solar foi a mais potente já registrada pela história da humanidade. Causou falhas no serviço de telégrafo em toda a Europa e América do Norte. O evento parece ter sido notado em 28 de agosto de 1859 quando foi possível perceber auroras boreais por quase toda América do Norte. Observou-se imensas cortinas de luz de Maine até a Flórida.Tal ocorrido ficou conhecido como Evento Carrington, provendo do astrônomo inglês Richard Carrington, especialista em machas solares.

Fonte: Tempo e Clima SG

Nenhum comentário:

Postar um comentário