segunda-feira, 11 de julho de 2011

CALOR ANTECEDE PERÍODO CHUVOSO

Previsão do Tempo - 12/07 a 14/07
Atualizada em 13/07 às 08:45

Na terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. Faz um pouco de frio na madrugada com mínimas entre 10ºC e 12ºC. Já a tarde deve ser quente com o ingresso do vento Norte. A máxima fica em torno de 25ºC a 27ºC, não se descartando até 28ºC em alguns pontos da cidade. Há chance de chuva no final do período acompanhada de trovoadas, mas a chance é maior na quarta-feira. O ar quente ao ingressar nas casas e nos prédios, encontrando paredes e pisos resfriados da semana passada, trará a umidade que deixará as superfícies molhadas.

A quarta-feira vai ser de muitas nuvens e períodos de chuva. Não se afasta o risco de pancadas fortes com trovoadas e que possam trazer transtornos, como alagamentos. A temperatura pouco varia, ficando a mínima entre 15ºC e 17ºC e a máxima entre 17ºC e 19ºC.

Na quinta-feira o dia ainda deve apresentar muitas nuvens e períodos de chuva. Ainda há o risco de pancadas forte de chuva. A umidade estará muito alta e a sensação será de um pouco de abafamento. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima de 19ºC a 22ºC.

OBS1: A Serra Gaúcha estará mais sujeita a registro de forte e excessiva chuva durante a semana, segundo alguns modelos analisados. A MeteoMont, como de costume, fará o acompanhamento e alertará em caso de risco de cheia do rio Caí.

OBS2: Alguns sites e jornais falando sobre veranico. Veranico é quando temos, temperatura máxima de 25°C ou mais e mínima acima de 12°C durante no mínimo 4 dias seguidos no inverno. Portanto, esse fenômeno NÃO existe nessa semana.

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 13/07 às 08:45

A instabilidade deve ser maior do Centro para o Norte do Estado, onde em diversos municípios os volumes em menos de 72 horas podem ser tão altos quanto 100 a 200 milímetros. Enquanto o modelo americano concentra a chuva mais forte no Norte, o modelo Europeu projeta volumes muito altos no Centro do Estado, ao redor do paralelo 30ºS (Santiago – Santa Maria – Santa Cruz do Sul – Montenegro - Porto Alegre). O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do Europeu para as 72 horas entre 9h de quarta-feira e 9h de sexta-feira:


-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 12/07 às 16:20

Temperatura máxima de 25,6°C no centro da cidade hoje à tarde. Se a cobertura de nuvens estivesse menor, a temperatura teria subido mais ainda. Pressão atmosférica em queda indicando tempo instável nas próximas horas/amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário