domingo, 31 de julho de 2011

CHUVA, MUITO VENTO E BAIXA SENSAÇÃO TÉRMICA

Previsão do Tempo - 02/08 a 04/08
[Atualizações importantes abaixo]

A terça-feira novamente será de muitas nuvens em mais um dia com tempo instável. Chove e garoa no decorrer do período com risco de pancadas. Ar mais gelado ingressa e o dia deve ser muito frio com marcas baixas mesmo à tarde. Temperatura mínima entre 7ºC e 9ºC. Máxima de 11ºC a 13ºC. Alerta-se que o vento sopra moderado com rajadas fortes de quadrante Oeste, o que pode trazer transtornos (como queda de árvores, postes e falta de energia elétrica), devido a formação de um ciclone extratropical na costa. Alguns modelos sugerem rajadas de 70 a 90 km/h na nossa região, podendo ficar entre 100 e 120 km/h no Litoral. Sensação térmica muito baixa devido à força do vento.

Na quarta-feira o sol pode aparecer mas com muitas nuvens, não se descartando chuva e garoa. Será outro dia gelado e de sensação térmica muito baixa (próxima de 0°C) por causa do vento (intensidade moderada a forte em alguns momentos) devido ao ciclone extratropical na costa (70 a 90 km/h). Temperatura mínima entre 5ºC e 7ºC apenas e a máxima atingem de 12ºC a 14ºC.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. Há uma pequena possibilidade de chuva/garoa passageira. Segue muito frio com mínima entre 4ºC e 6ºC e máximas de 12ºC a 14ºC. O vento persiste, mantendo a sensação térmica muito baixa (próxima de 0°C) e desconfortável. A temperatura despenca ao entardecer.

-----------------------------------------------------------------
Atualização VII - 04/08 às 09:26

Serra Gaúcha registrou um fenômeno raro ontem à noite, até mesmo nos EUA. É o denominado THUNDERSNOW (neve com trovoadas ou tempestade de neve). Muito vento, neve, chuva congelada, raios, trovoadas e frio intenso!

Rindat registrando descargas elétricas em meio a neve/chuva congelada

-----------------------------------------------------------------

Atualização VI - 03/08 às 08:40

Segundo a AES-Sul, 800 clientes ainda estão sem luz em Montenegro, nesse começo de manhã, devido aos estragos causados pelo vento ontem.

-----------------------------------------------------------------
Atualização V - 02/08 às 13:46

Vórtice (centro) do ciclone extratropical está sobre a região Metropolitana/Montenegro nesse momento (acompanhe nas imagens animadas de satélite do blog). Vento já atinge 100 km/h em pontos da Serra. A medida que a vórtice do ciclone se afasta para a costa, o vento aumenta agora tarde ainda mais na região de Montenegro. Blog entra nesse momento em Estado de Alerta, devido a prováveis danos provocados pelo forte vento.
Neva e cai chuva congelada (sleet) em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


-----------------------------------------------------------------

Atualização IV - 02/08 às 13:43

Repórter da RBS, agora pouco no jornal do almoço, fala uma tremenda bobagem! Disse que a temperatura tem que ser de ZERO ou menos para nevar, e que a neve foi descartada em Gramado por que fazia 6°C. Em primeiro lugar a MetSul já confirmou que realmente caiu flocos de neve (poucos minutos) em Gramado hoje pela manhã. Segundo lugar, já vi neve com temperatura "alta", de 8 a 9°C em Novo Hamburgo há alguns anos atrás.
Pergunta: Quando vão colocar alguém que entenda, pelo menos um pouco de Meteorologia, para falar na TV?

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 02/08 às 10:05

NEVE: Nevou agora pouco por 7 minutos em algumas cidades/localidades da Serra de Santa Catarina (São Joaquim, Urubicí).

SEM LUZ:
Sobe o número de clientes sem energia elétrica no Estado devido as fortes rajadas de vento.


-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 02/08 às 09:10

CICLONE: Vento forte provoca interrupção no fornecimento de energia para 10 mil clientes da área de concessão da AES Sul. Principais municípios atingidos: Santa Cruz do Sul (2,5 mil), Rosário do Sul (2 mil), Itaara e Santa Maria (1 mil).

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 02/08 às 00:50

ALERTA: Pressão atmosférica continua em queda acentuada. Às 00:01 do dia 01/08 estava em 1021,9 hPa. Agora está em apenas 1006,9 hPa, uma variação muito significativa em apenas 24 horas. Vento diminuiu de intensidade nas últimas horas, indicando o início da formação do ciclone extratratropical sobre o RS. Nas próximas horas o vento vira para Oeste e deve começar a ganhar força sobre a região de Montenegro durante a terça-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário