quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FORTE MASSA DE AR POLAR DEIXA OS DIAS GELADOS

Previsão do Tempo - 20/08 a 22/08
Atualizada em 19/08 às 10:46

No sábado, com o ingresso de uma massa de ar frio de origem polar e de forte intensidade, deixa o dia gelado na região de Montenegro. O sol aparece com nuvens, mas podem ocorrer momentos de chuva e/ou garoa. A temperatura despenca e se mantém baixa ao longo de todo o dia. Mínima entre 5ºC e 7ºC enquanto as máximas atingem de 11ºC a 13ºC apenas. O vento deixará a sensação térmica muito baixa.

No domingo o sol aparece com nuvens, mas ainda podem ocorrer períodos de maior nebulosidade, não se descartando garoa passageira. Será outro dia muito frio com mínimas entre 2ºC e 4ºC e máxima entre 11ºC e 13ºC. A sensação térmica será muito baixa devido ao vento.

A segunda-feira terá sol e nuvens em outro dia gelado. A temperatura mínima ficará entre 1°C e 3°C, não se descartando 0°C em bairros/localidades mais afastadas do centro de Montenegro. Há chance de formação de geada nos bairros mais frios. A máxima fica um pouco mais alta à tarde, entre 15°C e 17°C, com o enfraquecimento da massa polar.

-----------------------------------------------------------

No fim de semana haverá no Atlântico Sul um fenômeno conhecido como ciclogênese explosiva, isto é a formação muito rápida de um ciclone extratropical. Este ciclone, segundo os modelos, será uma verdadeira "bomba meteorológica", fenômeno descrito como um centro de baixa pressão que se intensifica rapidamente com queda da sua pressão atmosférica em pelo menos 24 hPa em prazo de 24 horas. O ciclone (imagem abaixo) deve ter pressão mínima central ao redor de 940 hPa, valor muito baixo, caracterizando o sistema como poderoso. O fato dele estar muito ao Sul no Atlântico deve evitar que a região de Porto Alegre/Montenegro registre vento com força muito intensa.



Este ciclone extremamente profundo, pela sua enorme intensidade e proximidade da Antártida, favorecerá uma incursão de ar gelado muito significativa no Cone Sul da América do Sul neste fim de semana. As correntes de vento que trarão o ar gelado para Porto Alegre/Montenegro virão diretamente do Polo Sul, o que resultará em muito frio no fim de semana e no começo da semana que vem.


Fonte: MetSul

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 19/08 às 19:05

Avaliação sobre a matéria "Frio intenso está de volta" No Jornal Ibiá de hoje (pág. 12)

A máteria começa dizendo: "Quem estava feliz com o veranico de agosto terá que se contentar com uma semana gelada pela frente..."
Só nessa frase, já se aponta dois erros:

1°) Comentário:
Veranico
= Ocorre no inverno quando a temperatura é de 25°C ou mais, durante no mínimo QUATRO DIAS SEGUIDOS. Ora, nessa semana tivemos apenas UM dia com temperatura acima de 25°C, na terça-feira quando a máxima foi de 31,0°C no centro.


2°) "Semana gelada":
Comentário: Não, a semana não será toda gelada. No final da terça-feira o ar frio já começa a perder força, e na quarta a temperatura máxima já pode chegar a 22°C.


Outro trecho diz: "... a frente fria que se aproxima do RS, desde ontem, vai se intensificar ao longo do dia, provocando queda acentuada da temperatura."
Comentário: Intensificação de uma frente fria = chuva forte, não queda acentuada da temperatura. O que provocará a queda acentuada da temperatura é a poderosa MASSA DE AR FRIO POLAR que começa a alcançar a nossa região no começo desta sexta-feira.

Depois, outro trecho diz que a previsão de 10 milímetros para hoje em Montenegro + o rio Caí estar acima do normal, há chance de novos alagamentos.
Comentário: Alagamentos?! Ou enchente (cheia)?! Nem um, nem outro! 10 milímetros não provoca nada! Tanto que nesse momento (19:15) a chuva registrada na minha estação foi de 8 milímetros. Tivemos alagamentos?
Chuva na Serra, também não preocupa, pois nesse momento está entre 14 e 26 milímetros o acumulado de hoje.

O restante da matéria está de acordo, e fora os comentados acima, informam corretamente a população de Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário