segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O COMEÇO DE UM NOVO PADRÃO ATMOSFÉRICO

Previsão do Tempo - 01/03 a 03/03
Atualizada em 01/03 às 15:34

Massa de ar seco e mais frio define as condições do tempo em Montenegro. Com isso, o abafamento e a chuva das últimas semanas, dão lugar ao sol, temperaturas agradáveis (e até frio), baixa umidade do ar e nevoeiros. O sol predomina ao longo da semana em Montenegro, apesar de alguns períodos com nuvens. As condições devem ser muito favoráveis à formação de neblina entre a madrugada e o começo da manhã. A sensação não será de calor a tarde, devido ao predomínio do ar seco.


Na terça-feira não se pode descartar a possibilidade de instabilidade fraca na forma de chuva ou garoa isolada e passageira na região de Montenegro devido a circulação de nuvens que vem do mar. Mesmo assim o sol deve aparecer. A temperatura será um pouco baixa pela manhã, ficando em torno dos 18°C. Máxima de 29°C.

Na quarta-feira o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura fica um pouco baixa ao amanhecer, podendo chegar aos 16°C nos bairros mais frios. A temperatura sobe e a máxima será de 30°C à tarde. O vento de quadrante Leste aumenta a tarde.

Na quinta-feira o dia será ensolarado. Novamente faz um pouco de frio ao amanhecer, mas logo a temperatura sobe e garante um dia de sensação térmica agradável. Venta de Leste (de fraco a moderado) principalmente no final da tarde, amenizando ainda mais a temperatura. Temperatura mínima entre 16°C e 18°C e máxima de 30°C à tarde.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O TEMPO NÃO FIRMA

Previsão do Tempo - 25/02 a 28/02

Na sexta-feira o céu ainda deve apresentar muita nebulosidade na região de Montenegro com períodos de chuva. Mesmo assim o sol pode aparecer com muitas nuvens. Temperatura mínima de 22ºC e as máximas podem atingir de 28º C a 30ºC.

No fim de semana o tempo não firma em Montenegro. Os modelos divergem quanto à chuva e sua periodicidade, mas não é possível descartar instabilidade principalmente no começo de sábado e no começo de domingo. O sol deve aparecer em parte do fim de semana, mas sempre acompanhado de nuvens. A temperatura não muda muito com máximas perto dos 30ºC tanto no sábado como no domingo.

Na segunda-feira o sol e as nuvens devem predominar. Pequena chance de chuva ou garoa devido ao vento úmido que sopra do oceano. Há chance também de nevoeiro. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SEMANA MUITO INSTÁVEL PODE TER CHUVA FORTE

Previsão do Tempo - 22/02 a 24/02
Atualizada em 23/02 às 08:08

Na terça-feira o tempo segue ainda instável na região de Montenegro. Devem ocorrer períodos de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte localizada em razão da combinação de ar quente e muito úmido. Temperatura mínima de 23°C e máximas entre 29ºC e 31ºC.

A quarta-feira deve ser de muitas nuvens em Montenegro, mas podem ocorrer algumas aberturas de sol. Novamente são esperadas pancadas de chuva na nossa região. Intensas áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão se formam no Oeste do RS. Alertando-se para o risco de pancadas fortes. Temperatura mínima de 21ºC e máximas ao redor de 28ºC.

Na quinta-feira a instabilidade aumenta muito e o dia deve ser de muitas nuvens com chuva a qualquer momento do período. Há risco de chuva forte na região com possibilidade de alagamentos. Mínima de 22°C e máxima entre 26°C e 28°C.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CALOR AUMENTA E ABAFAMENTO DEVE RETORNAR

Previsão do Tempo - 18/02 a 21/02
Atualizada em 18/02 às 20:19


Nesta sexta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro e o calor aumenta. Temperatura mínima de 22ºC e máxima à tarde entre 30ºC e 32ºC. Pequena chance de chuva muito isolada de verão da tarde para a noite.

No sábado, o sol aparece com nuvens e não é possível afastar o risco de chuva localizada na região de Montenegro. Sensação de abafamento. Mínima de 22ºC e as máximas atingem entre 31ºC e 33ºC.

O domingo será de muitas nuvens com possíveis aberturas de sol. Chance de chuva/garoa a qualquer momento do dia. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 30°C.

Segunda-feira deve ser de muitas nuvens também, mas o sol pode aparecer. Devido a proximidade de áreas de instabilidade (ao Norte do RS), deve chover no decorrer do dia. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.

----------------------------------------------------------------
Semana exige atenção

Existe o risco de chuva forte localizada durante este fim de semana na região de Montenegro, mas que os dados de vários modelos por computador que ingressaram durante esta sexta-feira indicaram um cenário mais preocupante e de muito maior instabilidade para a próxima semana. Algumas simulações computadorizadas até indicam chance de chover em Montenegro e região todos os dias entre segunda e sexta-feira da próxima semana com possibilidade de períodos de chuva forte a intensa localizada. A instabilidade seria maior durante a segunda-feira e entre quarta (23/2) e quinta (24/2). Como no verão as projeções ficam muito suscetíveis a rápidas modificações, não se pode descartar que o cenários se altere, mas hoje (sexta-feira) o cenário é este.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EXPLOSÃO SOLAR PODE AFETAR A TERRA ENTRE HOJE E AMANHÃ

O período de calmaria no sol terminou exatamente as 23h56min do dia 14 de fevereiro. Uma forte explosão na superfície solar junto ao grupo de manchas solares 1158 atingiu o nível X-2 na escala de fluxos de raios-x.


A maior explosão de raios X dos últimos 4 anos, "sacudiu" a atmosfera do astro ejetando uma grande quantidade de massa coronal que deve atingir a alta atmosfera terrestre nos próximos dias.
Essas partículas são compostas de bilhões de toneladas de gás ionizado que se desloca a mais de 2 milhões de km/h.Ao atingir a alta atmosfera da Terra excita os átomos de oxigênio e nitrogênio porovocando fantásticas auroras boreais.

Os raios X se propagam muito mais rápido que as outras partículas, devendo atingir a Terra entre o dia 17 e 18. Explosões deste tipo constumam causar blecautes, danificar eletrônicos sensíveis, prejudicando a transmissão de de energia elétrica, de sinais de TV e dos satélites que fazem a orbita da Terra podendo deixar alguns GPS's "malucos".

Saiba mais: Uma forte Tempestade Solar ocorreu em 2 de setembro de 1859. Esta tormenta solar foi a mais potente já registrada pela história da humanidade. Causou falhas no serviço de telégrafo em toda a Europa e América do Norte. O evento parece ter sido notado em 28 de agosto de 1859 quando foi possível perceber auroras boreais por quase toda América do Norte. Observou-se imensas cortinas de luz de Maine até a Flórida.Tal ocorrido ficou conhecido como Evento Carrington, provendo do astrônomo inglês Richard Carrington, especialista em machas solares.

Fonte: Tempo e Clima SG

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SEMANA DE TEMPO MAIS SECO E TEMPERATURAS AGRADÁVEIS

Olá pessoal, estou retornando hoje das minhas férias (merecidas férias, hehe). Peço desculpas pelas poucas atualizações que o blog sofreu nesse período, mas a partir de agora ele será atualizado diariamente (quando for necessário).
Abraço à todos e qualquer coisa é só mandar um e-mail ou deixar um comentário no blog.

Previsão do Tempo - 15/02 a 17/02
Atualizada em 16/02 às 16:19

A terça-feira começa (na madrugada) com temperatura amena na região de Montenegro com mínimas entre 17ºC e 19ºC. As máximas variam de 28ºC a 30ºC. O sol aparece com nuvens, mas ainda podem ser observados alguns períodos de maior nebulosidade.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens na cidade. Temperatura mínima de 19°CºC e máxima de 31°C. Há uma pequena chance de chuva/garoa à noite.

Na quinta-feira a temperatura se eleva um pouco mais e a mínima será de 21°C. A máxima deve chegar aos 32°C, mas sem a sensação de abafamento. O sol aparece com nuvens. Há uma pequena chance de chuva/garoa passageira.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIAS DE ALTO RISCO PODE TER CHUVA INTENSA E CICLONE

O que preocupa – e muito – é o avanço de um centro de baixa pressão nesta noite para o Rio Grande do Sul. A área de baixa, ao interagir com a massa de ar quente vai gerar nuvens muito carregadas nesta terça e durante a quarta-feira com alto risco de chuva forte a intensa localizada. Este sistema de baixa deve se aprofundar junto à costa gaúcha, mantendo o tempo instável com risco de eventos extremos de precipitação na quarta-feira. Na sequência, deve migrar para o Sul em direção à foz do Rio da Prata, onde pode se intensificar ainda mais.


Alguns pontos isolados do Rio Grande do Sul podem registrar volumes até extremos com acumulados de 100 a 200 milímetros neste período de 48 horas. Um modelo rodado na Europa, por exemplo, nas ultimas duas saídas indicou mais de 100 milímetros em apenas seis horas para parte do Oeste gaúcho nesta terça. O risco de temporais com vento forte e granizo também não pode ser afastado. Os modelos que são usados na previsão divergem muito quanto ao posicionamento da chuva mais forte aqui no território gaúcho, não sendo possível afastar o risco de tempo severo em nenhuma área do Estado, inclusive em Montenegro e na região metropolitana.

Não será surpresa se este sistema vier a ser classificado como um de natureza subtropical. Recordamos que ciclones subtropicais tendem a apresentar deslocamento lento e têm um histórico de eventos de chuva em volumes extremos no Leste do Rio Grande do Sul.

-------------------------------------------------------------

Previsão do Tempo - 09/02 a 13/02


Quarta-feira


Quinta-feira


Sexta-feira


Sábado


Domingo

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COMEÇA UM PERÍODO DE MAIOR INSTABILIDADE

Previsão do Tempo - 04/02 a 10/02

O Estado ingressa em período de muita instabilidade que deve durar até, pelo menos, a quinta-feira (10/02) da próxima semana. São esperados altos volumes de chuva, sobretudo na Metade Norte. As médias de precipitação do mês em alguns pontos serão superadas com 100/150 milímetros. A instabilidade aumenta neste fim de semana e ainda mais entre segunda e terça. Há o risco de chover forte na Capital e no interior com temporais nos próximos dias. A instabilidade deve ser maior entre terça(08/02) e quarta(09/02) da semana que vem. De hoje (04/02) até segunda (07/02) devem predominar as pancadas localizadas na região de Montenegro, ocasionalmente fortes e acompanhadas de temporais em pontos isolados, mas por se tratarem de pancadas localizadas, o sol aparece também.

----------------------------------------------------------------

No começo da manhã deste domingo desabou uma chuva intensa sobre o Vale do Sinos. São Leopoldo foi a cidade mais afetada. Um jovem morreu eletrocutado, as águas invadiram casas e chegaram ao telhado de algumas, o Trensurb parou e em cena inusitada a BR-116 se transformou numa lagoa perto do zoológico com interrupção do tráfego. Foram registrados mais de 120 milíletros de chuva em apenas 6 horas.