quinta-feira, 21 de junho de 2012

INVERNO SERÁ MARCADO POR EXTREMOS

Inverno chega prometendo muita chuva

O inverno entra oficialmente às 20h09min desta quarta-feira e promete muita chuva para o decorrer da estação.

Chuva extrema castiga o estado do Paraná. A cidade de Godoy Moreira está isolada. Uma barragem em Londrina transbordou. Cataratas do Iguaçu registram a maior vazão do ano. A MetSul alerta que quadro vai piorar com enchentes. Em Curitiba, já choveu 209,9 mm desde o começo do mês.

Extremos de temperatura e precipitação

O inverno inicia ainda com o Pacífico sob neutralidade (ausência de El Niño ou La Niña), mas as condições de El Niño podem ser atingidas durante a nova estação. A estação fria deve ser marcada em 2012 por extremos de temperatura e precipitação com acentuada variabilidade térmica e um aumento na frequência e intensidade da chuva no Rio Grande do Sul. As precipitações deverão ser mais volumosas na Metade Norte e podem ocorrer episódios com volumes excessivos a extremos no Estado, até com risco de cheia de rios.

A frequência de temporais de vento e granizo pode aumentar bastante entre agosto e setembro. Não se antecipa frio intenso constante e regular, mas em eventos que podem ser até significativos, com formação de geada generalizada e chance de neve, mas que deverão ser intercalados com dias amenos a quentes. Jornadas de calor são esperadas na estação, especialmente na sua segunda metade.

Fonte: CP / MetSul

Nenhum comentário:

Postar um comentário