terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FORTE MASSA DE AR FRIO DEFINE O TEMPO

Previsão do Tempo - 26/02 a 01/03

Terça-feira: Sol e nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado e ocasional chuva e/ou garoa "pós frente fria". Máxima entre 25°C e 27°C e mínimas 17°C e 19°C apenas.

Quarta-feira: Predomínio de sol. Faz frio durante a noite e ao amanhecer. Temperatura mínima entre 14°C e 16°C apenas e máxima entre 26°C e 28°C.

Quinta-feira: Predomínio de sol. Faz muito frio para esta época do ano com mínima entre 13°C e 15°C apenas ao amanhecer. Máxima entre 27°C e 29°C à tarde.

Sexta-feira: Sol e poucas nuvens. Frio perde força. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 31°C e 33°C à tarde.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

FIM DE SEMANA DE SOL E CALOR

Previsão do Tempo - 23/02 a 25/02

Neste sábado o sol aparece com nuvens. A temperatura começa amena, mas sobe durante o dia. Mínima entre 18°C e 20°C e máxima entre 30°C e 32°C.

No domingo o céu fica mais limpo e o tempo ensolarado predomina. O calor retorna. Mínima entre 19°C e 21°C e máxima entre 33°C e 35°C.

A segunda-feira será de alerta meteorológico. Uma rápida frente fria cruza o Rio Grande do Sul, trazendo risco de vendaval e pancadas fortes de chuva. Modelos ainda divergem quanto a intensidade e organização da frente fria, mas desde já alerta-se para a possibilidade de transtornos.

Tendência: A terça-feira começa instável e com chance de chuva/garoa, mas a tendência é que o sol apareça com nuvens até a tarde, com vento Sul/Sudeste (frio). A madrugada de quarta-feira será fria para esta época do ano.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SEMANA PODE TER CHUVA FORTE E TEMPORAIS

Previsão do Tempo - 18/02 a 22/02
Atualizada em 19/02 às 23:58

Nesta segunda-feira o sol predomina com poucas nuvens. Há chance de chuva principalmente à tarde e/ou à noite na cidade de Montenegro. Faz calor. Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 32°C e 34°C.

Na terça-feira o quadro pouco se altera, com sol, nuvens e possíveis períodos de céu nublado. A temperatura sobe ainda mais e o dia terá sensação térmica muito desagradável por conta do forte calor e abafamento. Há risco de pancadas de chuva e/ou temporal, principalmente da tarde para noite. Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 31°C e 33°C.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens, porém, podem ocorrer momento de céu nublado. Dia muito abafado. Há elevada chance de chuva a partir da tarde, com risco de pancadas fortes e/ou temporal. Temperatura mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 29°C e 31°C

A quinta-feira será de céu mais fechado e chuva a qualquer momento do período, mesmo pela manhã. Há risco de pancadas fortes em curto período de tempo, o que pode gerar alagamentos na cidade. Mesmo a chance de temporal com vento e granizo não pode ser descartada. Mínima entre 20°C e 22°C e máxima mais baixa, entre 25°C e 27°C.

A sexta-feira começa instável e com chance de chuva ainda. O sol pode aparecer principalmente a partir da tarde, mas com nuvens. Temperatura mínima entre 19°C e 21°C e máxima entre 27°C e 29°C.

Fonte: CPTEC / GFS / INMET / MetSul / CP

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

SEGUE ABAFADO E INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 15/02 a 18/02

Nessa sexta-feira podem ocorrer aberturas de sol, mas a nebulosidade vai predominar com chance de chuva a qualquer hora do dia, especialmente da tarde para a noite, podendo ser forte localmente forte. Mínima entre 21ºC e 23ºC e máxima entre 30ºC e 32°C. 

O fim de semana deve ter muitas nuvens, com algumas aberturas de sol. Pancadas em alguns momentos que podem ser forte intensidade, não se descartando elevados volumes na região de Montenegro. A sensação continua sendo de muito abafamento, mesmo com a chuva. Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 33°C e 35°C.

Na segunda-feira o quadro não muda. O céu fica nublado na maior parte do tempo e pode chover a qualquer momento, mesmo pela manhã. Segue calor e muito abafado. Mínima entre 22°C e 24°C e máxima em torno dos 32°C.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PREVISÃO DO TEMPO ESPECIAL DE CARNAVAL

Previsão do Tempo - 09/02 a 13/02
Atualizada em 11/02 às 14:23

Montenegro e Grande Porto Alegre

Sábado: Muitas nuvens sobre a região marcarão o sábado. Chove a qualquer momento. Mínima entre 19°C e 21°C e máxima entre 26°C e 28°C.

Domingo: Sol, nuvens e sensação de abafamento. Chance de chuva a qualquer momento, que pode vir em forma de pancadas, não se descartando localmente fortes. Mínima de 21°C e máxima de 32°C, não se descartando superior caso o sol apareça por mais tempo.

Segunda: Sol e nuvens. Chance de chuva de verão da tarde para noite. Mínima de 22°C e máxima entre 30°C e 32°C.

Terça: O dia pode começar com sol e nuvens, mas o tempo passa a nublado e chove a qualquer momento. Há risco de chuva forte e/ou temporal em pontos isolados. Madrugada quente com mínima entre 22°C e 24°C. De tarde faz entre 31°C e 33°C.

Quarta: Tempo instável com chance de chuva a qualquer momento. Risco de chuva forte e/ou temporal em pontos isolados. Segue abafado e as nuvens predominam. Mínima de 21°C e máxima entre 31°C e 33°C.


Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Sábado: O sol chega a aparecer, mas as nuvens devem predominar. A tendência é de chuva em alguns momentos nas praias do Litoral Norte. Mínima entre 20°C e 22°C e máxima entre 26 e 28°C.

Domingo: idem a sábado

Segunda: O tempo segue instável nas praias. O sol deve variar com períodos de nuvens e outros de pancadas de chuva. Chove principalmente da tarde para noite. Mínima entre 20°C e 22°C e máxima entre 26 e 28°C.

Terça: idem a segunda-feira. Mínima entre 20°C e 22°C e máxima entre 26 e 28°C. Risco de chuva forte e temporais isolados.

Quarta: As nuvens predominam e chove em alguns momentos, não se descartando pancadas fortes. Mínima entre 19°C e 21°C e máxima entre 25°C e 27°C. 


Litoral de Santa Catarina

Quem for para as praias catarinenses encontrará o tradicional clima de verão na região: sol, nuvens e chuva passageira. A nebulosidade deve ser mais constante no Litoral Norte catarinense com maiores períodos de sol no Litoral Sul. As pancadas passageiras podem ocorrer já de manhã em algumas praias, mas serão mais freqüentes da tarde para a noite. Em Florianópolis, mínimas, em geral, variando de 20ºC a 22ºC com máximas de 28ºC a 30ºC. As máximas sobem mais no continente que na ilha. Algumas pancadas na costa catarinense podem ser localmente fortes e não se afasta até o risco de temporais localizados, em regra entre o meio da tarde e o começo da noite


Uruguai

Sol predomina no Uruguai no fim de semana e faz calor. No domingo há risco de chuva localizada e temporais isolados, principalmente na segunda metade do dia. Na segunda, a nebulosidade aumenta na costa Sul do Uruguai com prováveis pancadas de chuva e risco de tormentas isoladas (algumas localmente fortes), mas mesmo assim podem ocorrer períodos de sol. Terça e quarta devem ter a presença do sol em Punta del Este e no Sul do Uruguai, mas o começo da terça ainda pode ter instabilidade. O calor vai aumentar a partir do domingo no Uruguai e a primeira metade da semana será de ar bastante abafado

Fonte: MetSul / Correio do Povo / INMET / CPTEC / GFS / MeteoMont

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DANOS COM TEMPORAL PASSAM DE 2 MILHÕES


Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde de ontem, o prefeito Paulo Azeredo e equipe falaram sobre as providências que estão sendo tomadas para reparar os danos causados pelo temporal que atingiu a cidade no último sábado. O Município já declarou Situação de Emergência, comunicada ao Ministério de Integração Nacional, e agora busca recursos para arrumar o conduto e a rede de esgoto, remover árvores próximas à rede elétrica e garantir que estragos como esses não aconteçam mais. O cálculo inicial é de que sejam necessários mais de R$ 2 milhões.
Uma das maiores preocupações da administração é o conduto que passa pela rua Capitão Porfírio e que criou bolhas no asfalto e rachaduras em outros pontos. Os locais já haviam sido sinalizados no sábado, mas agora será proibido o tráfego de veículos pesados e, onde há alteração na pista, será reforçada a sinalização. “O conduto extravasou e criou uma situação de risco. Nós não temos verba disponível para fazer uma obra desse tamanho. Abrir e olhar é barato, mas nós temos que abrir e resolver”, afirmou Paulo. Segundo ele, há um erro na execução do projeto do conduto, e uma ação será movida contra a empresa responsável para ressarcir a Prefeitura. 
Presente na coletiva, o vice-prefeito Luiz Américo Aldana chamou a atenção para os estragos em escolas e mostrou alívio por estarem em período de férias e não haver crianças no local. Outra questão que está sendo estudada é a remoção de árvores próximas da rede elétrica. No sábado, dois cachorros morreram eletrocutados. “São duas vidas, imagina se morresse alguém, o que eu diria hoje para vocês?”, salientou Paulo. Um relatório com o levantamento dos estragos causados pelo temporal e o valor necessário para os reparados já está sendo elaborado para encaminhar ao Estado e União com o pedido da verba para fazer os reparos necessários.

Fonte: Jornal Ibiá

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SOL E NUVENS PREDOMINAM

Previsão do Tempo - 05/02 a 08/02


Na terça-feira o sol aparece com algumas nuvens. A madrugada será um pouco fria para esta época do ano com temperatura entre 15ºC e 17ºC. Pode ter nevoeiro em alguns pontos ao amanhecer. À tarde pode registrar entre 28ºC e 30ºC. 

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens no céu. Temperatura mínima entre 16ºC e 18ºC. A tarde será agradável, ficando entre 29ºC e 31ºC. Chace pequena de chuva isolada e passageira, principalmente da tarde para noite.

Na quinta-feira novamente o sol aparece com nuvens. A temperatura continua subindo gradativamente. Mínima entre 17°C e 19°C e máxima entre 30°C e 32°C. Não se descarta chuva muito isolada e passageira.

A sexta-feira será muito parecida com a quinta. Sol com nuvens. Temperatura mínima entre 17°C e 19°C e máxima entre 30°C e 32°C. Novamente não se descarta, apesar de pequena, a chance de chuva isolada e passageira.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

REGISTROS DO FORTE TEMPORAL EM MONTENEGRO

Um temporal com chuva e vento fortes começou por volta das 12:30 e durou em torno de 10 minutos, sendo suficiente para gerar estragos e transtornos na cidade de Montenegro. O risco de temporal já estava previsto na previsão do tempo do post abaixo, realizada ontem (01/02/13). Postes, fios e árvores caídas pelas ruas. Alagamentos também foram registrados. Pelos estragos, estima-se que o vento certamente ultrapassou os 80 km/h, não se descartando rajadas de até 110 km/h (análise amadora). O total acumulado de chuva no centro da cidade foi de 38 milímetros em poucos minutos. A AES-Sul registrou mais de 4.500 clientes sem energia elétrica somente em Montenegro.

Veja abaixo as fotos e vídeos registrados em Montenegro (de Daimar Coelho - MeteoMont), logo após o temporal. Você tem fotos ou vídeos, envie para  meteomont@gmail.com.


















Foto de autor desconhecido


Fotos abaixo de Guilherme Baptista, do jornal Fato Novo:




Vídeo de Daimar Coelho:


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O TEMPO MUDA COM A CHEGADA DA CHUVA

Previsão do Tempo - 02/02 a 04/02

O sábado começa com temperatura muito alta na madrugada com mínimas que não deve baixar de 24ºC a 26ºC. O sol aparece com nuvens e esquenta muito rapidamente com forte calor já durante a manhã. A máxima antes da chuva fica entre 34ºC e 36ºC. A nebulosidade aumenta no decorrer do sábado e o tempo se instabiliza com chuva à medida que se aproxima uma frente fria. Alerta-se que há risco de temporal na cidade e não se pode afastar chuva forte. Mesmo com a chuva, a sensação de abafamento continua.

No domingo a temperatura muda. Também deve ser de chuva em Montenegro. As primeiras horas do dia ainda terão influência de ar quente e o domingo deve terminar com uma massa de ar frio atuando na região. A troca de massas de ar virá acompanhada de chuva que se adverte pode ser forte na cidade, especialmente entre a madrugada e o período da manhã. A temperatura declina. Máxima em torno dos 25ºC. O domingo termina com temperatura mínima de 20ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens. Não se descarta alguma chuva passageira. temperatura mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima entre 25ºC e 27ºC.

Fonte: MetSul / CP / INMET / CPTEC