segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ALERTA METEOROLÓGICO POR CHUVA INTENSA/EXCESSIVA, ALAGAMENTOS/ENCHENTES E LONGO PERÍODO DE INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO - 06/10 A 11/10
Previsão atualizada em 06/10 às 22:53
Atualizações importantes no final desse post

⚠ Como já venho falando aqui durante alguns dias, o cenário projetado pelos modelos segue sendo MUITO PREOCUPANTE, principalmente para o Centro e Norte do Rio Grande do Sul, o que inclui Porto Alegre, Grande Poa, Vales e Serra.
Os modelos insistem em sugerir entre 200 a 300 mm de chuva nos próximos 8 dias. E pior, a tendência é elevada de que a chuva prossiga além desses 8 próximos dias (mais isso será avaliado futuramente). Diante desse cenário preocupante de chuva, alerta-se desde já para o risco elevadíssimo de uma cheia do rio Caí em Montenegro e região. 

☀☁☔ Terça: O sol aparece com nuvens e faz calor. Há chance de chuva na segunda metade do período devido ao calor (temporal não está descartado). Mínima entre 12ºC e 14ºC e máxima entre 27ºC e 29ºC.

☁☔⚡ Quarta: Muitas nuvens na maior parte do tempo, mas o sol deve aparecer em alguns momentos. Sensação de abafamento devido ao calor e a chuva do sul do estado! ATENÇÃO: O risco de chuva forte/excessiva, raios e granizo é elevado, podendo ocorrer transtornos, principalmente na segunda metade do dia. Mínima entre 17ºC e 19ºC. Máxima entre 28ºC e 30ºC, não se descartando superior em pontos tradicionalmente mais quentes (ou a cidade em que o sol apareça por mais tempo).

☔⚡ Quinta: Chuva entre moderada a forte e ocasional queda de granizo. ATENÇÃO: o risco de chuva forte e excessiva é muito alto, podendo ocorrer alagamentos e transtornos. Temperatura entre ameno e agradável.

☔ Sexta: Céu fechado e com chuva/garoa. A temperatura cai e pouco varia. Sensação térmica de frio.

☔ Final de semana: Segue chovendo (com períodos de chuva moderada a forte) com sensação térmica baixa.





--------------------------------------------
Atualização II - 08/10 às 16:44 

ALERTA

Pessoal, a enchente, causada pelo transbordamento do rio Caí em Montenegro, é dada como certa. Agora é só questão de tempo...


Detalhes e monitoramento começam hoje a noite na abertura de um novo post.


Para ficar melhor informado, sugere-se o acompanhamento pelo Twitter da MeteoMont (@meteomont), ou no canto direito da página do blog (para que não acessa o blog pelo celular).

--------------------------------------------
Atualização I - 08/10 às 09:20 

Conforme previsto aqui, está chovendo MUITO em várias regiões do Estado. Confira alguns volumes registrados de ontem até às 09:00 de hoje:

Santa Maria: 228 mm
Taquara: 120 mm
Lajeado: 107 mm
Montenegro: 106 mm
Canoas 101 mm
Novo Hamburgo: 90 mm
Porto Alegre: 89 mm
Linha Gonzaga (entre Gramado e Caxias do Sul): 85 mm
São S. do Caí: 81 mm
São Francisco de Paula: 61 mm
Caxias do Sul: 41 mm

A chuva deve continuar entre moderada a intensa durante toda a quinta-feira, o que traz ainda mais preocupação para a bacia do Rio Caí. Chance de uma cheia é elevadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário