segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PEQUENA TRÉGUA COM SOL, E ALERTA PARA MAIS CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO - 13/10 A 18/10
(Atualizada em 13/10 às 23:40)

A notícia não é das melhores, pois teremos apenas algumas horas sem chuva. Na metade da semana a chuva deve voltar com força na maioria das regiões que sofrem com as enchentes e com o solo já saturado e sem absorção para novas chuvas. Modelos computadorizados utilizados na previsão do tempo, projetam entre 35 a 75 mm para a Grande Porto Alegre entre quarta e quinta-feira.

☀☁ Terça-feira: Sol e alguns momentos com mais nuvens. Faz frio ao amanhecer (para essa época) com mínima entre 10° e 12°C nos pontos mais frios. Máxima entre 21°C e 23°C à tarde.

⚠☀☁☔⚡ Quarta-feira: Instável! ATENÇÃO: Já há risco de instabilidade desde o primeiro período do dia (madrugada/manhã). Alguns dados sugerem que o sol possa aparecer entre nuvens. Chance de temporal não está afastada, principalmente à noite. Em pontos isolados pode haver queda de granizo. Sensação de abafamento. Mínima entre 14°C e 16°C. Máxima entre 25°C e 27°C, ocasionalmente superiores.

⚠☁☔⚡ Quinta-feira: ATENÇÃO: Céu fechado e com chuva. Será o dia com maior chance de chuva forte e temporais, não se descartando novos alagamentos. Devido aos altos índices de instabilidade (imagem abaixo), segue a alta chance de granizo e temporaisSensação de abafamento. Mínima elevada entre 19°C e 21°C. Temperatura máxima entre 26°C e 28°C, ocasionalmente superiores.

Sexta-feira: O sol volta a brilhar com poucas nuvens. Massa de ar frio e seco cobre o Estado. Faz frio (para essa época do ano) à noite. Mínima entre 12°C e 14°C antes da meia-noite. Máxima em torno dos 23°C à tarde.

☀☁ Final de Semana: Sol mas com períodos de céu nublado, principalmente no sábado. Por enquanto os modelos não indicam chuva. Madrugadas frias e tarde amenas.


PRÓXIMOS 10 DIAS

A chuva deve retornar com força na semana que vem. Preocupa a projeção de até 250 milímetros para os próximos 10 dias em alguns pontos do Rio Grande do Sul (imagem abaixo). Na Grande Poa a média seria de 150 mm para os próximos 10 dias. Mas atenção, é normal a posição geográfica da chuva, assim como o seu volume, variar bastante nas saídas futuras dos modelos.


CHEIA DO RIO CAÍ - MONTENEGRO

Sim, há grandes chances para um repique das águas do rio Caí, caso o volume projetado pelos modelos se concretize. Será um volume muito grande para um curto espaço de tempo, e por isso deve ocasionar aumento de nível e nova enchente deve ser considerada.


CHEIA DO GUAIBA - PORTO ALEGRE

O vento Sudeste amanhã, com rajadas entre 40 e 50 km/h na Lagoa do Patos/Guaiba exigirão atenção devido ao seu represamento e possível aumento do nível (que já é considerado crítico). Há risco de a chuva forte poder aumentar ainda mais o nível do Guaiba nessa semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário