ESTRAGOS
Conforme já era previsto aqui neste blog (post anterior de domingo), as notícias da semana seriam as relacionadas à meteorologia/tempo. Intensas chuvas castigaram cidades da região central do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Volumes quase inimaginável caíram sobre cidades como Candelária, Soledade, Sobradinho, Arroio do Tigre, Nova Palma, São João do Polesine, Faxinal do Soturno, Bento Gonçalves entre outras. Algumas rádios informam um acumulado de absurdos 380 milímetros em Arroio do Tigre em menos do que 20 horas. Volume este considerado quase 4 vezes a média do mês inteiro. É muito difícil de se imaginar tanta chuva, mas outros agricultores da região também registram algo em torno de 400 milímetros, confirmando a informação. Para se ter uma ideia, choveu a manhã toda hoje em Montenegro e tivemos algumas pancadas forte, que chegaram a causar alagamentos em diversas ruas da cidade. Mas, mesmo com toda a chuva de hoje em Montenegro, o acumulado aqui foi de 65 milímetros. Conseguem imaginar chover 6 ou 7 vezes mais no mesmo intervalo de tempo?!
Informações que chegam na rádio, de algumas cidades, é que lavouras inteiras de arroz e trigo foram levadas pela água. Açudes estouraram. Há dezenas de rodovias interrompidas por causa das cheias de rios e córregos. Pelo menos 500 pessoas estão desabrigadas nesse momento no Estado.
RIO TAQUARI
O Rio Taquari está subindo assutadoramente, mais do que um metro por hora essa noite e já atinge algumas ruas de Lajeado e Estrela. A Defesa Civil do local está de prontidão.
RIO CAÍ

PREVISÃO

Abaixo, um vídeo registrado hoje da enchente na cidade de Sobradinho.
Outro vídeo, este do Rio Forquetinha (Lajeado), pode ser visto através do link: http://www.youtube.com/watch?v=TtcK99n_1WM
Nenhum comentário:
Postar um comentário