segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEMANA REQUER ATENÇÃO NOS LITORAIS E LESTE DO SUL DO BRASIL

Semana requer atenção na região leste dos Estados de SC e RS. Um sistema de baixa pressão se formou na costa entre os Estados de São Paulo e Paraná e atipicamente, está se movimentando para o sul, onde nas próximas 48/72 horas deve atingir a costa do SC e posteriormente do RS. Chama a atenção, é que não é muito comum esse sistema aparecer no litoral e ter a sua trajetória norte-sul (e ainda por cima terá um deslocamento lento), conforme imagem abaixo da MetSul Meteorologia.


Os modelos numéricos nas suas últimas saídas insistem em apontar chuva em excesso (de forte a torrencial) nos litorais e toda região leste do Sul. Adverte-se também que a BR-101 pode sofrer com as fortes chuvas e possíveis alagamentos sobre a pista. Os dados que chegam é que já choveu mais de 200 milímetros neste final de semana no leste do Paraná. Abaixo a sugestão do modelo norte-americano para os próximos sete dias. Notem que nos litorais o indicativo é de mais de 150 milímetros em alguns locais, o que poderia representar alagamentos e queda de barreiras.


Na imagem acima, o modelo projeta, entre 50 e 100 milímetros para a região de Montenegro.

Porém, alerta-se que o litoral norte do Rio Grande do Sul e a costa de Santa Catarina são áreas de relevo e em caso de chuva por efeito de orografia*, os volumes podem ficar muito acima das projeções dos modelos.


*Efeito orográfico é também chamado "chuvas de relevo". Quando uma massa de ar encontra uma encosta, ela começa a subir a elevação. A medida que sobe, a massa de ar se resfria e se transforma em chuva.


Os modelos parecem um pouco confusos, e ainda não chegaram a um consenso. Alguns apontam que a baixa pressão estaria no oceano, mais afastado da costa, enquanto outros mostam a área de baixa pressão quase sobre a costa. Mas o cenário deve se definir nas próximas horas conforme os dados vão sendo processados.

O cenário exige constante monitoramento e os dados/informações serão atualizados aqui no blog, conforme processamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário