quarta-feira, 28 de julho de 2010

METEOMONT É DESTAQUE NO JORNAL IBIÁ

É com muito orgulho que quero apresentar à vocês amigos, a matéria divulgada hoje (28/07/2010) no principal jornal de circulação da Região de Montenegro, Jornal Ibiá.

Agradeço muito aqueles que sempre acreditaram nesse trabalho (por enquanto) voluntário que venho realizando. É como sempre digo, o objetivo principal é prevenir a população dos mais variados eventos meteorológicos que podemos ter na nossa região. Confiram a matéria abaixo ou através do link
http://www.jornalibia.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=71055&intIdEdicao=1635.


Um Grande Abraço!


Daimar Korndörfer Coelho
- MeteoMont


Montenegro tem o "homem do tempo"



Prevenir a população sobre os eventos meteorológicos e as cheias no Rio Caí. Esse é o principal objetivo do analista de suporte técnico Daimar Korndörfer Coelho, de 26 anos. Ele não é meteorologista profissional, mas um fanático pelo tempo e pelo clima. Em 2009, com o incentivo dos colegas de trabalho, o montenegrino teve a ideia de criar um blog, dando a previsão do tempo e mostrando a possibilidade de enchente em Montenegro.
Tudo começou assim: em média duas vezes por semana, Daimar mandava para seus colegas, através de e-mail, a previsão do tempo que ele próprio fazia. Com o passar do tempo, a lista de remetentes foi aumentando e incluindo contatos de fora do seu local de trabalho. Então, surgiu a idéia de criar o blog, ampliando o acesso às últimas notícias do tempo, as previsões e o monitoramento das cheias do Rio Caí.
Daimar revela que já perdeu várias coisas devido a enchentes, pois mora em uma zona atingida pelos alagamentos. “Preciso, em primeiro lugar, avisar a minha família sobre a ocorrência de enchentes”, salienta. Além disso, o “meteorologista amador” realiza a previsão de eventos naturais como temporais, vendavais, possibilidades de de tornado e de granizo, geada, alagamento, frio intenso, calor, baixa umidade do ar, entre outros.
Ele destaca que o controle das enchentes é feito quase que diariamente, através de consultas no site da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e em outras páginas da internet, para verificar quantos milímetros de chuva precipitou em determinados municípios do Estado. A atenção é redobrada para as cidades da Serra Gaúcha, onde está a nascente do Rio Caí. “Consulto amigos que moram em Bom Princípio, onde fica o Arroio Forromeco, um dos principais afluentes do Rio Caí, e também em São Sebastião do Caí, onde a enchente chega algumas horas antes”, salienta Daimar
Ele ainda faz “trabalho de campo”, observando, pela régua instalada no Cais de Montenegro, qual o nível do Rio. Para saber a proporção que a enchente atingirá, ao longo dos últimos anos, Daimar guarda um histórico em planilha, que abrange a quantidade de chuva em cada local, com a proporção da enchente gerada. O pátio de sua casa é uma das bases. “Por exemplo, a enchente de setembro de 2009 eu já antecipava no meu blog com pelo menos 48 horas de antecedência que seria muito parecida com a grande e histórica enchente de 2007”, enfatiza.

As previsões se confirmam?

Sobre acertar as previsões, o montenegrino faz um desafio: “Acompanhe as previsões durante um mês apenas e depois comentem se eu acertei ou não”. Às vezes, porém, há erros, pois a cidade está em uma posição geográfica denominada fronteira climática (tanto recebe ar frio do pólo sul, quanto o ar quente e tropical a Amazônia). “Se médicos erram na mesa de cirurgia, por que a previsão do tempo não pode errar também? O nome já diz, é uma previsão, uma tendência, não um fato”, argumenta.

Sonho: adquirir uma estação

Daimar está inclusive tentando adquirir uma estação meteorológica profissional. Porém, custa em torno de R$ 2.500,00. Por enquanto, ele continua fazendo os registros com seu termômetro e o pluviômetro, que registra a quantidade de chuva.
O montenegrino crê que uma estação meteorológica traria muitos benefícios ao município, pois através dela seria realizado um estudo/histórico climático sobre o tempo em Montenegro. Também possibilitaria à população acompanhar, através da internet, os dados da estação. “Como parte da economia de Montenegro é baseada na agricultura, seria muito útil para que os agricultores pudessem acompanhar os dados e tomar decisões no momento do cultivo e plantio”, afirma Daimar.
Ele ainda ressalta que o ideal é a cidade ter uma rede de estações em diferentes pontos da cidade, pois, assim como em outras, Montenegro possui os chamados “microclimas”, ou seja, em determinado bairro pode fazer 4°C, enquanto em outro faz 0°C.

Acesse o blog

Para conhecer o trabalho de Daimar, basta acessar o site: meteomont.blogspot.com. No blog, já consta a previsão para hoje e quinta-feira. Confira:

*Quarta (28 de julho) – deve ocorrer o aumento das nuvens durante o período. Existe a chance de chuva fraca ou garoa durante o dia. A temperatura começa a subir gradativamente. A temperatura mínima será de 10°C e a máxima de 20°C.”

*Quinta (29 de julho) – o dia tende a ser de muitas nuvens, com céu nublado ou parcialmente nublado na maior parte do tempo. A temperatura se eleva ainda mais e faz até um certo calor à tarde em torno de 26°C. Com a alta umidade e temperatura elevada, há chance de ocorrer o fenômeno "paredes frias", no qual as paredes das casas e prédios começam a "escorrer’"água. A mínima também sobe e fica em torno dos 14°C”

2 comentários:

  1. Parabéns!

    Quando o trabalho é bem feito e você gosta do que faz, o reconhecimento pode demorar, mas ele virá um dia.

    ResponderExcluir
  2. Ta ai o homem do tempo!!!eheheheheh
    Parabens e continue nos alertando!

    ResponderExcluir