segunda-feira, 12 de julho de 2010

SEMANA GELADA

A semana que começa promete ser uma das mais frias dos últimos anos em Montenegro. Uma intensa massa de ar polar associada a um centro de alta pressão que deve atingir mais de 1040 hPa na Argentina, o que é muito significativo, deixará a temperatura muito baixa ao longo da semana. A queda da temperatura se iniciará já nesta segunda-feira após a passagem de uma frente fria que trouxe temporal/vendaval para a nossa região.

Como já era previsto e dito aqui no Blog, as rajadas de vento poderiam ser forte e causar transtornos como a falta de energia elétrica devido a problema na rede.


Previsão do Tempo - 13/07 a 15/07
Atualizada em 13/07 às 19:48

A terça-feira começa com nuvens mas o sol aparece. Mesmo assim devem ocorrer períodos de maior nebulosidade. O vento ainda deve soprar moderado com ocasionais rajadas, o que vai deixar a sensação térmica muito baixa com valores até mesmo negativos em alguns momentos (podendo chegar a -4°C). Ao entardecer as marcas serão gélidas e mesmo antes das 21:00 parte da cidade pode ter temperatura em torno de 6°C.

Na quarta-feira o sol predomina em Montenegro. O dia será gelado, mas com menos vento. Há chance de geada em boa parte da região. Antes das 21:00 alguns bairros podem marcar apenas 5°C. A máxima será de apenas 13°C. Temperatura mínima entre 0°C e 2°C (nas partes mais frias da cidade).

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens na nossa região. O dia todo será novamente muito frio. Há chance de geada até mesmo no centro da cidade. A noite/madrugada/amanhecer serão gelados. A máxima ficará entre 12°C e 14°C apenas, à tarde. A mínima será novamente congelante, entre 1°C e 3°C.


Resumo da semana:

* Segunda (12/7): Mínima entre 6ºC e 8ºC à noite (ventoso à noite)
* Terça (13/7): 2ºC e 4ºC / 10ºC a 12ºC (ventoso)
* Quarta (14/7): 0ºC e 2ºC / 12º C a 14ºC (chance de geada)
* Quinta (15/7): 1ºC e 3ºC / 12º C a 14ºC (chance de geada)
* Sexta (16/7): 5ºC e 7ºC / 14º C a 16ºC (chance de chuva)


Tendência: Os modelos ainda divergem muito e o cenário é extremamente complexo quanto ao tempo e temperatura do próximo final de semana. Alguns indicam o reforço de ar polar, com temperatura ainda menores e com chance de chuva, o que provavelmente geraria neve nos pontos mais altos do Estado do RS e SC, enquanto outros indicam o retorno da chuva em forma de uma frente quente (quando avança de Norte para o Sul do Estado) e a diminuição do frio.

------------------------------------------------------------------
Atualização IX - 15/07 às 09:08


ENQUETE:

Para quem acreditou que faria 0°C em Montenegro, parabéns! O amanhecer de hoje foi o mais frio do ano em Montenegro. Registrei apenas 3,5°C no Centro da cidade (termômetro entre duas casas). Ontem, a meia-noite, o termômetro marcava 2°C em algumas baixadas próximas ao bairro Aeroclube. Isso que a temperatura continuou caindo durante toda a madrugada. Tivemos também o relato de uma colaboradora que deixou um termômetro de mercúrio próximo ao chão, e marcou -2°C às 04:00. Conclui-se então que a temperatura mínima ficou entre 0°C e 2°C na maior parte da cidade, confirmando a previsão.

------------------------------------------------------------------
Atualização VIII - 14/07 às 14:36


Urupema-SC registra mínima de -7,8ºC. Relato de neve granular nesta manhã no Centro do Paraná. Frio atinge Amazônia e faz 10ºC em RO.

------------------------------------------------------------------
Atualização VII - 14/07 às 08:44


PARA QUEM DUVIDA... (PARTE II)

Já era alertado aqui no Blog no domingo sobre a possibilidade de algumas estradas da Serra congelarem devido ao frio extremo. Então, para os que duvidavam, favor ler matéria abaixo retirada hoje no site do ClicRBS.

Após interdição, pontos da BR-116 cobertos por gelo são liberados

Os Km 143 e Km 135 da BR-116, na Serra Gaúcha, já estão liberados. Uma fina cama de gelo cobria esses dois pontos, interditando uma das faixas, no sentido interior-Capital, no perímetro urbano de Caxias do Sul. No Km 135, próximo a São Marcos, o trânsito também flui normalmente, conforme a Polícia Rodoviária Federal.

Conforme a PRF, o problema não ocorre em razão da geada, mas devido à água que verte dos paredões às margens da rodovia. A PRF esteve no local para colocar sal sobre a estrada para fazer derreter o gelo.

------------------------------------------------------------------
Atualização VI - 13/07 às 23:14

São José dos Ausentes segue liderando o ranking aqui no RS. Às 23:00 fazia -2,3°C. No mesmo horário fazia -4,0°C em São Joaquim-SC.

------------------------------------------------------------------
Atualização V - 13/07 às 22:56

Vento vira para Norte e pode frustar uma maior queda da temperatura, mas não impedirá de fazer muito frio. Nesse momento trabalha-se com uma mínima entre 2°C e 4°C em Montenegro para o amanhecer desta quarta-feira.

------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 13/07 às 21:19


TOP 10 DAS AUTOMATICAS INMET DAS 20:00:

AUSENTES: -0.6°C
VACARIA: 0.0°C
ERECHIM: 0.8°C
CANELA: 1.4°C
LAGOA V: 1.8°C
SOLEDADE: 2.0°C
FREDERICO: 2,2°C
SANTO AUG: 2,9°C
PASSO FUNDO:2.9°C
CRUZ ALTA: 3.4°C

Temos 4 cidades da Serra, 3 do Noroeste, 1 Norte e 2 Planalto.


------------------------------------------------------------------
Atualização III - 13/07 às 20:40

Para quem achou exagero, falávamos aqui no Blog no domingo, para a possibilidade de perdas humanas devido ao frio e alerta para as autoridades. Acaba de sair matéria que duas pessoas podem ter morrido hoje por HIPOTERMIA no Rio Grande do Sul.

------------------------------------------------------------------
Atualização II - 13/07 às 20:34

Que tal subir a Serra??? Às 20h, recém no início da noite, e já fazia -2ºC em São Joaquim (SC) e -1ºC em São José dos Ausentes (RS).

------------------------------------------------------------------
Atualização I - 13/07 às 20:30


Frio provoca falta de gás na Argentina. Indústrias param e falta gás para consumo residencial.

5 comentários:

  1. Temperatura despenca, ar frio avança com rajadas de vento sul.
    Ontem chuva forte por horas torrencial e com raios e vento.

    ResponderExcluir
  2. É, nesse momento ainda chove aqui em Montenegro e a temperatura é de 16°C. O ar frio ainda NÃO chegou aqui. Muitos estragos em Canoas...

    Qual a temperatura aí em São Gabriel??

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tempo e Clima - São Gabriel13 de julho de 2010 às 17:27

    Mínima hoje de 2,2ºC com o vento a sensação era de -2ºC.Temperatura agora é de 12ºC, mas o vento de 33km/h traz sensação de mais frio.

    Como esta o tempo aí em Montenegro?

    ResponderExcluir
  4. Céu limpo e vento fraco. Temperatura em 8,3°C agora. Sensação de muito frio!

    ResponderExcluir
  5. Olá Daimar, para quem mora no interior de Montenegro, como eu que sou do Bairro Faxinal, a temperura caiu e bastante.
    Hoje quando meu marido saiu para trabalhar, às 4h da manhã, estava o termômetro marcando -2°C, e já se notava que a geada estava se formando.
    Agora pela manhã, em torno das 7h, a temperatura já tinha se elevado para 4°C. E nos campos da Rua Selma Wallauer, onde o sol não havia batido ainda se encontrava forte camada de geada, mostrando que finalmente o inverno chegou com tudo.

    ResponderExcluir