quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TORNADO DE FOGO, CHUVA NO RS E SECA NO RESTO DO BRASIL

A umidade relativa do ar chegou a 16% na tarde da terça-feira na cidade de São Paulo. Não chove há 19 dias e o acúmulo pluviométrico em agosto é de apenas 0,6 mm. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou uma nova listagem que amplia para 70% dos municípios paulistas a proibição de queimar, a qualquer hora do dia, a palha proveniente da cana de açúcar. À relação inicial, que citava 389 cidades, foi adicionada uma ampliação de 67 cidades. No interior, Um raro tornado de fogo foi filmado no município de Araçatuba. O fenômeno foi causado pelo vento forte e seco que agrava os incêndios (reprodução Rede Globo).


O que aconteceu em Araçatuba não pode ser chamado de dust devil ou o tornado clássico. O primeiro é de poeira e o segundo não tem fogo. Os nomes em inglês são fire whirl, fire devil ou fire tornado. Preferimos esta última opção, a mais popular, de tornado de fogo. Trata-se de um evento raro e que ocorre sob condições especiais. Eles se formam com o movimento ascendente do ar pelo calor (updraft) e pela convergência de vento resultante dos incêndios. Em regra, têm altura de 10 a 50 metros e um largura de poucos metros com pequena duração. Raros são os casos de tornados de fogo extensos e de longa duração. Veja um exemplo de um incrível tornado de fogo fotografado no exterior.


O Brasil Central segue seco e muito quente. Não chove há 90 dias em Brasília e os focos de fogo se proliferam no Distrito Federal. Em Minas Gerais, só nos primeiros 10 dias deste mês, houve 930 focos de incêndio, contra 484 no mesmo período de 2009. O fogo consome a Serra do Igarapé (reprodução O Estado de Minas).


Em Goiânia, a população não agüenta mais tanta secura. A umidade está perto de 10% em níveis de deserto durante a tarde.


No fim de semana e no começo da próxima semana, espera-se que haja aumento da umidade em São Paulo e parte do Centro-Oeste e não se descarta até chuva durante a semana que vem. Água pra valer, contudo, deve ter o Rio Grande do Sul. O tempo não firma nos próximos dias e chove, principalmente no Centro do Estado, onde podem ocorrem pancadas localmente fortes, e no fim de semana deve ocorrer novo ingresso de ar quente que vai favorecer ainda mais instabilidade. Alerta-se que o Rio Grande do Sul está entrando em um período de 10 a 15 dias em que o tempo instável deve predominar, podendo se produzir nas próximas duas semanas, inclusive, volumes localmente excessivos com repercussão em níveis de rios.


Fonte: MetSul Meteorologia

Um comentário:

  1. E ainda dizem que o Aquecimento Global não existe.
    Estamos vendo extremismos da natureza.
    Ou Respeitamos ela ou vamos pagar muito caro.

    ResponderExcluir