quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

VENTO NORDESTÃO DEVE SOPRAR FORTE NO LITORAL DURANTE TODO VERANEIO DE 2011

Fenômeno La Niña aumenta ar frio no oceano e acentua a diferença de temperatura entre mar e terra

Figura conhecida dos veranistas gaúchos, o vento Nordestão será um companheiro fiel, ainda que indesejado, no verão que se inicia na próxima semana. As condições do tempo nesta quarta-feira indicaram uma má notícia para quem planeja viagem ao Litoral.

As rajadas de vento na tarde desta quarta ficaram perto dos 60 km/h em Porto Alegre, em mais um dia céu azul na cidade. O vento foi resultado do contraste de temperatura entre a costa (onde há uma massa de ar frio) e o continente (onde o ar seco e o ingresso de ar quente de Oeste elevam a temperatura).

O vento "maral", que sopra do quadrante Leste geralmente da tarde para a noite, é uma condição típica da primavera. Quando o fenômeno La Niña ocorre no Pacifico, como é o caso agora, a frequência de massas de ar frio que passam pela costa gaúcha aumenta. O cenário costuma se manter para o verão.

Com isso, a diferença de temperatura entre mar e terra se acentua ainda mais, e as ocorrências de vento Nordestão no Litoral ficam ainda mais freqüentes no período de janeiro a março. Por isso, tal condição é esperada para 2011, segundo a MetSul Meteorologia.

Fonte: Jornal Correio do Povo/MetSul

Um comentário:

  1. Daimar!

    Vídeo inédito de temporal ano passado em São Gabriel.O vídeo impressiona.

    ResponderExcluir