sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CALOR E CHUVAS DE VERÃO

Previsão do Tempo - 29/01 a 01/02
Atualizada em 31/01 às 23:38

O sol aparece hoje com algumas nuvens. A sensação de abafamento continua. A partir da tarde, há chance de pancadas de chuva isoladas (passageiras). Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.

No sábado será parecido com a sexta-feira, devendo o sol aparecer com nuvens. A temperatura estará um pouco mais elevada, podendo atingir 33°C. Há chance de pancadas de chuva de tarde para noite.

No domingo a temperatura se eleva ainda mais e faz calor com máxima de até 36°C. A chance de chuva reduz, mas ainda assim existe uma possibilidade remota no final do dia.

A segunda-feira será novamente instável, quente (e abafada) e com possibilidade de chuva. Temperatura mínima de 25°C e máxima entre 33°C e 35°C.


PREVISÃO PARA O FINAL DE SEMANA NO LITORAL NORTE GAÚCHO:

O sol deve aparece com nuvens nas praias do litoral norte durante este final de semana, com possibilidade de chuvas de verão passageiras (principalmente da tarde para noite). Temperatura (mínima e máxima) varia de 20°C a 32°C entre Tramandaí e Torres.


TENDÊNCIA PARA MONTENEGRO:

A tendência é que a primeira semana de fevereiro/2010 seja parecida com essa, ou seja, calor alternado com pancadas de chuva de verão. Porém, o calor ficará intenso e deve aumentar gradativamente a partir de segunda-feira (01/02). Deve fazer muito calor com temperaturas ainda não observadas neste verão. As máximas podem ficar entre 37°C e 39°C, na quinta (04/02) e na sexta-feira (05/02), na nossa região.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SOL, ABAFADO E INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 26/01 a 28/01


Na terça-feira o sol aparece com muitas nuvens e pode chover/garoar a qualquer momento do dia. Até mesmo o risco de pancadas fortes (localizadas) não podem ser descartadas, devido ao forte aquecimento e a alta umidade do ar. Sensação de abafamento. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C.


Na quarta-feira o tempo permanece instável, devendo o sol aparecer entre nuvens. Devido a umidade provocada pelo sistema de baixa pressão na costa, o dia terá chance de chuva/garoa a qualquer momento do período. Sensação de abafamento. Mínima de 21°C e máxima de 33°C.


Quinta-feira o tempo continua instável, com mistura de sol, nuvens e chuva/garoa. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 34°C.


--------------------------------------------------------
Monitoramento do sistema de baixa pressão na costa

Modelos numéricos, nas suas últimas saídas, diminuem a chuva no litoral do RS mas mantém chuva em excesso no litoral Catarinense. O quadro ainda exige atenção nas próximas horas.

26/01/2010 - 12:10


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEMANA REQUER ATENÇÃO NOS LITORAIS E LESTE DO SUL DO BRASIL

Semana requer atenção na região leste dos Estados de SC e RS. Um sistema de baixa pressão se formou na costa entre os Estados de São Paulo e Paraná e atipicamente, está se movimentando para o sul, onde nas próximas 48/72 horas deve atingir a costa do SC e posteriormente do RS. Chama a atenção, é que não é muito comum esse sistema aparecer no litoral e ter a sua trajetória norte-sul (e ainda por cima terá um deslocamento lento), conforme imagem abaixo da MetSul Meteorologia.


Os modelos numéricos nas suas últimas saídas insistem em apontar chuva em excesso (de forte a torrencial) nos litorais e toda região leste do Sul. Adverte-se também que a BR-101 pode sofrer com as fortes chuvas e possíveis alagamentos sobre a pista. Os dados que chegam é que já choveu mais de 200 milímetros neste final de semana no leste do Paraná. Abaixo a sugestão do modelo norte-americano para os próximos sete dias. Notem que nos litorais o indicativo é de mais de 150 milímetros em alguns locais, o que poderia representar alagamentos e queda de barreiras.


Na imagem acima, o modelo projeta, entre 50 e 100 milímetros para a região de Montenegro.

Porém, alerta-se que o litoral norte do Rio Grande do Sul e a costa de Santa Catarina são áreas de relevo e em caso de chuva por efeito de orografia*, os volumes podem ficar muito acima das projeções dos modelos.


*Efeito orográfico é também chamado "chuvas de relevo". Quando uma massa de ar encontra uma encosta, ela começa a subir a elevação. A medida que sobe, a massa de ar se resfria e se transforma em chuva.


Os modelos parecem um pouco confusos, e ainda não chegaram a um consenso. Alguns apontam que a baixa pressão estaria no oceano, mais afastado da costa, enquanto outros mostam a área de baixa pressão quase sobre a costa. Mas o cenário deve se definir nas próximas horas conforme os dados vão sendo processados.

O cenário exige constante monitoramento e os dados/informações serão atualizados aqui no blog, conforme processamento.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SEQUÊNCIA DE DIAS SECOS E ENSOLARADOS

Previsão do Tempo - 22/01 a 25/01
Atualização 22/01 às 12:45

---------------------------------------------------
Parece brincadeira, mas um de três modelos numéricos passou a indicar muitas nuvens no sábado e domingo e até com chance de chuva/garoa a qualquer momento do período. A atmosfera não é algo estático e sim, extremamente dinâmica, principalmente no Rio Grande do Sul, por isso as previsões sofrem atualizações. A MeteoMont nesse momento adota a previsão de predomínio de sol e nuvens com chance remota de chuvas/garoa rápidas (passageiras).

21/01/2010 - 13:50 - Previsão muda
---------------------------------------------------

Montenegro deve ter uma sequência de dias de tempo bom como ainda não observada neste chuvoso verão de 2010. Uma massa de ar muito seco (que foi impulsionada pelo ciclone na costa do Uruguai) passa a definir as condições do tempo no Rio Grande do Sul, garantindo dias ensolarados na região de Montenegro.

Na sexta-feira o sol aparece, apesar da possibilidade de nevoeiro no amanhecer. Faz até um pouco de frio ao amanhecer com mínimas entre 17°C e 19°C. À tarde a temperatura sobe e faz até 29°C, porém a sensação não será de abafamento, pois a umidade estará muito baixa.

O fim de semana, o sol também aparece. Porém, a nebusolidade aumenta e pode chover fraco/garoar a qualquer momento do período. Noites e amanhecer um pouco frio para esta época do ano, com mínimas entre 17ºC e 19ºC, mas as máximas devem se situar ao redor dos 30ºC.

Na segunda-feira a chance de chuva (fraca ou garoa) aumenta em Montenegro, e pode ocorrer a qualquer momento. Amanhecer de temperatura amena, com mínima de 21°C e máxima de 32°C à tarde.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

INSTABILIDADE E RISCO DE CHUVA FORTE

Previsão do Tempo - 19/01 à 21/01
Atualizado em 21/01 às 12:30

Um centro de baixa pressão se desloca do Norte da Argentina para o Uruguai, convertendo-se em ciclone extratropical. Nas próximas horas, a instabilidade deve aumentar muito no Sudoeste do Estado e no decorrer da terça, a chuva se espalha por grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Montenegro. Há chance de fortes pancadas de chuva o que poderia gerar transtornos para a população, principalmente à tarde e à noite. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 26°C.

Na quarta-feira, a nebulosidade e a chuva predominam. O risco de chuva forte em Montenegro é maior entre a madrugada e a manhã. Existe ainda o risco de temporal na região. Como o céu deve começar a limpar no segundo período, não se descarta que o sol apareça, principalmente à tarde. Mínima de 23°C e máxima de 28°C.

Na quinta-feira uma massa de ar seco toma conta do Rio Grande do Sul. O dia será de sol e nuvens, com possibilidade de garoa em alguns momentos. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 28°C.

INSTABILIDADE TRAZ RAIOS E TROVOADAS

Nos próximos minutos/horas estará chegando a Montenegro uma grande área de instabilidade de moderada a forte. Esta área de chuva traz junto raios e trovoadas, conforme podemos observar na imagem abaixo. Cada ponto do mapa significa uma descarga elétrica. Montenegro está aproximadamente localizado na estrela de 4 pontas do mapa.

sábado, 16 de janeiro de 2010

ALAGAMENTOS E CBs

Chuva forte começou por volta das 17:00 e durou vários minutos, causando alagamento e alguns transtornos em Montenegro.


Super célula

CBs (Cúmulus Nimbus) atrás da antena do morro

Alagamento e CB's ao fundo


Rua Santos Dummont com Buarque de Macedo


Barco teve que parar no rio para bombear a água da chuva de dentro para fora do barco, para não afundar. Vale a pena ampliar também.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SOL, NUVENS, CHUVA...

Previsão do Tempo - 15/01 a 18/01
Atualizada em 17/01 às 15:59

Nesta sexta-feira o sol predomina em Montenegro. O vento leste/nordeste deve soprar de fraco a moderado no final da tarde e início de noite amenizando o calor. Temperatura máxima de 31°C.

No sábado o sol aparece com nuvens, porém, no decorrer do período a nebulosidade aumenta. Há risco de chuva forte/temporal a partir da tarde. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 31°C.

No domingo o sol pode aparece com nuvens, mas deve chover a qualquer momento do período (principalmente na madrugada e manhã). Não se descarta algumas pancadas fortes de chuva, típicas de verão. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 30°C.

Na segunda-feira o sol aparece com poucas nuvens. Mas ainda não se pode descartar a possibilidade de chuva passageira (principalmente de tarde para noite). Mínima de 22°C e máxima entre 32°C e 34°C.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CALOR ANTECEDE FRENTE FRIA E RISCO DE TEMPORAL

Previsão do Tempo - 12/01 à 14/01

Na terça, o calor aumenta muito, devido ao vento norte (quente), antes da chegada de uma frente fria que pode trazer chuva forte e mesmo o risco de temporal no final do dia ou na madrugada de quarta. Alerta-se para o risco de chuva forte em grande volume em curtos perídos em várias localidades, assim como a chance de temporais de vento e granizo isolado. Temperatura mínima de 24°C e máxima de 36°C.

A quarta-feira inicia (às 00:00) com chance de chuva forte durante a madrugada e o período da manhã. A área de Montenegro está incluída no alerta meteorológico. Durante o dia, o céu já começa a limpar e não se descarta que o sol apareça até o fim da tarde. Temperatura mínima de 20°C. A máxima pode cair até 10°C em comparação a terça-feira, ficando entre de 25°C e 27°C.

Na quinta-feira, o ar mais seco garante um dia de sol e nuvens. Temperatura amena de madrugada/manhã com previsão de uma mínima de 18°C. A máxima atinge de 28°C a 30°C à tarde.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 09/01 a 11/01
Atualizada em 09/01 às 11:50

Neste sábado o sol aparece com nuvens. A chance de chuva aumenta em relação à sexta-feira e pode ocorrer pancadas de chuva, principalmente de tarde para noite. Modelos numéricos indicam baixos volumes de chuva, caso ela ocorra. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 30°C.

No domingo a nebulosidade predomina e o tempo fica instável com chance de chuva a qualquer momento do período. Modelos numéricos indicam baixos volumes de chuva, mas a MeteoMont não descarta que ocorram pancadas fortes em curto período de tempo. Mesmo assim não se descarta algumas aberturas de sol. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Na segunda-feira o tempo ainda não firma. O sol deve aparecer por mais tempo (em relação ao domingo) com algumas nuvens. Mas há uma pequena possibilidade de chuva passageira. A temperatura aumenta um pouco e deve haver sensação de abafamento. Mínima de 24°C e máxima de 31°C.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SOL, NUVENS E POSSIBILIDADE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 07/01 e 08/01

Na quinta-feira, o dia ainda terá períodos de nebulosidade e chance de chuva isolada e passageira, mas o sol pode aparecer na região com temperatura mais baixa e diminuição da sensação de abafamento que persistiu nos últimos dias. Temperatura mínima de 20°C e máxima entre 25ºC e 27ºC.

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens, mas o tempo não firma e não se pode descartar a possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 28°C em Montenegro.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ALERTA - SITUAÇÃO PREOCUPANTE NOS PRÓXIMOS DIAS

ESTRAGOS

Conforme já era previsto aqui neste blog (post anterior de domingo), as notícias da semana seriam as relacionadas à meteorologia/tempo. Intensas chuvas castigaram cidades da região central do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Volumes quase inimaginável caíram sobre cidades como Candelária, Soledade, Sobradinho, Arroio do Tigre, Nova Palma, São João do Polesine, Faxinal do Soturno, Bento Gonçalves entre outras.
Algumas rádios informam um acumulado de absurdos 380 milímetros em Arroio do Tigre em menos do que 20 horas. Volume este considerado quase 4 vezes a média do mês inteiro. É muito difícil de se imaginar tanta chuva, mas outros agricultores da região também registram algo em torno de 400 milímetros, confirmando a informação. Para se ter uma ideia, choveu a manhã toda hoje em Montenegro e tivemos algumas pancadas forte, que chegaram a causar alagamentos em diversas ruas da cidade. Mas, mesmo com toda a chuva de hoje em Montenegro, o acumulado aqui foi de 65 milímetros. Conseguem imaginar chover 6 ou 7 vezes mais no mesmo intervalo de tempo?!

Informações que chegam na rádio, de algumas cidades, é que lavouras inteiras de arroz e trigo foram levadas pela água. Açudes estouraram. Há dezenas de rodovias interrompidas por causa das cheias de rios e córregos. Pelo menos 500 pessoas estão desabrigadas nesse momento no Estado.


RIO TAQUARI

O Rio Taquari está subindo assutadoramente, mais do que um metro por hora essa noite e já atinge algumas ruas de Lajeado e Estrela. A Defesa Civil do local está de prontidão.


RIO CAÍ

O Rio Caí está em 6 metros em São Sebastião do Caí e subindo. A cota de alerta é de 9,5 metros. O rio segue com muita correnteza, água barrenta e muitos galhos descendo. Choveu muito no principal afluente do rio, o arroio Forromeco. Portanto, vai exigir muita atenção e monitoramento nos próximos dias.
A MeteoMont não descarta a possibilidade de enchente nos próximos dias nas cidades de São Sebastião do Caí, Pareci e Montenegro.


PREVISÃO

O alerta de chuva forte a torrencial continua nos próximos dias e deve durar até pelo menos quinta-feira.



Abaixo, um vídeo registrado hoje da enchente na cidade de Sobradinho.





Outro vídeo, este do Rio Forquetinha (Lajeado), pode ser visto através do link: http://www.youtube.com/watch?v=TtcK99n_1WM

domingo, 3 de janeiro de 2010

SEMANA COM ELEVADO RISCO DE CHUVA FORTE

Este começo de semana promete ser agitado no Rio Grande do Sul, pelo menos no setor meteorológico. Áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido, trazem pancadas de chuva que podem ser de forte a torrencial em determinados momentos e temporais em pontos isolados. A região de Montenegro está na área de risco. Alguns modelos indicam um volume de chuva de 100 a 150 milímetros, mais do que a média do mês todo, em apenas 4 dias (de segunda a quinta-feira). Como deve ocorrer chuva forte em curto período de tempo, também há elevado risco de alagamentos.

Previsão do Tempo - 04/01 a 06/01


A segunda-feira inicia com muitas nuvens e podem ocorrer algumas aberturas de sol. No decorrer do período a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuva, inclusive forte. Temperatura máxima entre 29°C e 31°C.

Na terça-feira o sol também pode aparecer entre muitas nuvens, mas permanece o alerta de chuva forte/temporal. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C.

Na quarta-feira o tempo segue instável com chance de chuva. Mesmo a possibilidade de novos temporais não podem ser descartados. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.