quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALERTA DE CHUVA FORTE E DIAS DE MUITO FRIO

Previsão do Tempo - 23/06 a 27/06
Atualização em 25/06 às 23:00

Um centro de baixa pressão se desloca do Norte da Argentina para o mar de quarta para quinta, cruzando pelo Rio Grande do Sul, reforçando a instabilidade sobre o território gaúcho. Alerta-se sobre o risco de chuva na região de Montenegro no final da quarta-feira e principalmente durante a quinta-feira, o que pode resultar em transtornos como alagamentos e quedas de barreiras. Massa de ar polar vai ingressar na região a partir da sexta-feira e ganha força no fim de semana trazendo muito frio. O tempo não deve firmar em Montenegro.

Na quinta-feira o avanço de ar mais frio e o sistema de baixa pressão reforçam a instabilidade sobre a região de Montenegro e completa uma semana de tempo instável. O céu ficará encoberto com períodos de chuva. Alerta-se para o alto risco de pancadas fortes e altos volumes em curto espaço de tempo. Vários modelos indicam em torno de 50 a 70 milímetros apenas na quinta-feira. Mesmo a possibilidade de alagamentos não pode ser descartada. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 22°C.
Atualização em 23/06 às 12:31 - Modelos reduzem os volumes de chuva para hoje, colocando entre 20 e 40 mm.

Na sexta-feira o tempo não deve firmar. O céu ainda terá muitas nuvens com possibilidade de chuva ou garoa passageira ao longo do dia, mas é possível que ocorram aberturas de sol. Há chance de pancadas fortes nas primeiras horas e no final do dia, não se descartando granizo (devido a atmosfera muito fria). Mínima de 12ºC e máxima entre 15ºC e 17ºC. Sensação térmica de frio.

No sábado podem ocorrer aberturas de sol, mas o dia ainda deve ser de muitas nuvens. Há chance de chuva ou garoa passageira. Aumenta a sensação de frio durante o dia. As mínimas ficam entre 9ºC e 11ºC e as máximas entre 15ºC e 17ºC.

O domingo será de muito frio como típico dia de inverno. Ar polar intenso ingressa na nossa região e a temperatura cai acentuadamente. O que chama a atenção não são as mínimas e sim as temperaturas máximas muito baixas projetadas. A mínima vai ficar em torno de 7°C, mas as máximas ficará entre 11ºC e 13ºC apenas. Ainda haverá muitas nuvens com pequena chance de chuva fraca e garoa. O vento deve aumentar de intensidade, principalmente à noite, quando a sensação térmica pode ficar em torno de 0°C na região de Montenegro. Há chance de neve na Serra Gaúcha e Catarinense a partir da noite.

A segunda-feira será extremamente fria, possivelmente como o dia mais frio do ano até o momento (pela média de temperaturas). A mínima ficará entre 3°C e 5°C na madrugada. A máxima fica entre 10°C e 12°C em plena tarde. O sol pode aparecer com muitas nuvens, mas persiste uma pequena chance de chuva fraca ou garoa durante o período. Para aumentar ainda mais a sensação de frio intenso, o vento, do ciclone extratropical que se formará, deve soprar com rajadas moderadas, nesse momento projetada entre 50 e 70 km/h, deixando a sensação térmica muito baixa e desconfortável (negativa em alguns momentos). Não se descarta danos por conta de algumas rajadas mais forte. Há chance de neve na Serra Gaúcha e Catarinense e até mesmo em outros pontos do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário