quinta-feira, 16 de junho de 2011

POUCO FRIO EM DIAS ÚMIDOS E DE INSTABILIDADE

Previsão do Tempo - 17/06 a 20/06
Atualizada em 18/06 às 18:59

Na sexta-feira o dia começa (a meia-noite) com tempo bom e seco, mas a nebulosidade aumenta bastante e pode chover, com descargas elétricas, até o final do dia. Alguns modelos sugerem chuva já na primeira metade do período. Faz menos frio ao amanhecer com mínimas de 11ºC a 13ºC. A máxima ficam entre 21ºC e 23ºC.

O sábado vai ser de muitas nuvens em Montenegro com chance de chuva a qualquer momento, mas com possibilidade maior na primeira metade do dia. Mesmo assim, podem ocorrer algumas abarturas de sol. A umidade estará elevada. Mínima de 15ºC e máxima entre 21ºC e 23ºC.

No domingo o tempo não firma. O dia começa com muitas nuvens e nevoeiro (úmido). Podem ocorrer aberturas de sol, mas há chance de chuva a qualquer momento. Os modelos estão divergindo muito quanto a temperatura máxima no domingo. Alguns apontam um forte aquecimento com céu mais aberto, podendo chegar até 29°C a tarde. Nesse momento a MeteoMont prevê que as máximas devem atingir de 24°C a 26ºC (não se descartando maiores). A mínima também fica elevada, em torno de 16°C. Caso venha a se concretizar o forte aquecimento, a atmosfera ficará favorável a registro de pancadas fortes/temporais localizados, não se descartando granizo e alagamentos. Cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste do RS tem inclusive chance de tornado devido as condições de tempo muito severo.

Na segunda-feira novamente permanece a condição de tempo instável, com muitas nuvens e chance de chuva. Não se descartada pancadas fortes. Há chance de névoa úmida/nevoeiro, devido a inversão térmica (temperatura mais elevada em altos níveis da atmosfera e mais baixa perto do solo) e alta umidade do ar. 17°C e máxima de 24°C.

OBS: As condições seguem sendo de tempo instável pelo menos até quinta-feira. O modelo GFS indica muita chuva para quase todos regiões. Alerta-se para possibilidade de alagamentos, subida de córregos, açudes e rios, assim como temporais e vendavais isolados.


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 19/06 às 12:25

Rajadas de vento Norte (quente) ultrapassam 70 km/h em Santa Maria onde faz 29°C. Chove com trovoadas em Bagé e faz 17°C. Rio Grande do Sul "dividido" (Norte temperaturas altas e vento quente, e Sul com chuva forte, trovoadas e temperatura amena).


-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 17/06 às 08:57

Sistema de detecção de raios, registra muita descarga elétrica no Rio Grande do Sul nesta manhã de sexta-feira. Com tendência de deslocamento para Leste, nas próximas horas, a região de Montenegro deve ter chuva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário