segunda-feira, 27 de junho de 2011

POSSIBILIDADE DE CHUVA CONGELADA OU NEVE GRANULAR EM MONTENEGRO E VENTO FORTE

O VENTO

Reforça-se o alerta de vento forte a intenso com rajadas no decorrer desta segunda-feira em decorrência de um ciclone extratropical sobre a costa gaúcha.

As rajadas podem atingir de 70 a 90 km/h em Montenegro, podendo ser superior em alguns momentos. O vento sopra forte, mas vem em rajadas intensas e até com potencial destrutivo localizado.

O vento deve provocar novos transtornos como queda de árvores, placas, postes e falta de luz localizada em diversos pontos.

Tradicionalmente, sob influência de um ciclone, o vento mais intenso tende a ocorrer de manhã e no começo da tarde, perdendo muita força ao entardecer e no começo da noite.

A NEVE

A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de chuva congelada e, com pequena chance, neve granular no decorrer desta segunda-feira também em Porto Alegre e região (incluindo Montenegro). A instabilidade associada ao ar muito gelado nas camadas baixas e médias da atmosfera pode favorecer o fenômeno. Ontem, domingo, houve relatos de granizo miúdo em vários bairros da Capital, como na Lomba do Pinheiro. O granizo, contudo, está associado a nuvens de temporal e o que ocorreu na realidade foi precipitação de chuva congelada (em inglês sleet), o que é confundido com granizo miúdo em tempestades de inverno. Nas últimas vezes que ocorreu chuva congelada ou neve granular em Porto Alegre e região, os dias também eram ventosos, gélidos e com ciclone intenso atuando na costa, casos de 1994, 2000, 2002, 2004 e 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário