quarta-feira, 20 de julho de 2011

ALERTA - ENCHENTE É IMINENTE EM MONTENEGRO

Enchente é certa em Montenegro e a partir de agora estou coletando dados para saber a proporção. População ribeirinha ao rio Caí, preparam-se! Chove de forte a intenso durante o dia todo nas cidades da nascente do rio Caí e de moderado a forte em Montenegro.

Vocês acham que está chovendo muito em Montenegro? Na Serra já choveu mais do que o dobro. Nesse momento (19:35), choveu 121 milímetros em Farroupilha e aproximadamente 110 em Canela/Gramado. Já ocorreram deslizamentos de terra e quedas de barreiras. O risco segue sendo alta para novas ocorrências nas próximas horas. Em Montenegro choveu 49 milímetros, com a taxa de precipitação (que indica a chuva mais forte), ocorrendo nesse momento (8,4mm/h), ou seja, segue chovendo. É muita água...

Estamos com o nível do rio Caí muito elevado, acima do normal. Enchente deve começar a acontecer entre amanhã e sexta-feira. Mais informações abaixo, nas próximas atualizações deste post sobre a enchente.

-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 21/07 às 11:40

DEFESA CIVIL DE MONTENEGRO TRABALHANDO FORTE NESSE MOMENTO. HÁ RETIRADA DE PESSOAS DAS CASAS E DE ALUNOS/CRIANÇAS DAS ESCOLAS/CRECHES.

NÍVEL DO RIO EM SÃO S. DO CAÍ ATINGE 14 METROS ACIMA DO NORMAL, SE IGUALANDO AO NÍVEL DA ENCHENTE DE 2007.
ALERTA-SE PARA FORTE ELEVAÇÃO DO RIO NAS PRÓXIMAS HORAS EM MONTENEGRO
E DE UMA ENCHENTE DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO.

-----------------------------------------------------------------
Atualização V - 21/07 às 09:45

Prefeitura de Montenegro reunida nesse momento para decidir a retirada de moradores próximo ao rio ou em zona de enchente.
Informações que chegam é que o nível da água sobe muito rápido em São S. do Caí. Mobilização total da Defesa Civil em São S. do Caí.

-----------------------------------------------------------------

Atualização VI - 21/07 às 09:27

ALERTA - O nível do Rio Caí pode passar de 14 metros (semelhante a uma das maiores enchentes, a de 2007) em
São Sebastião do Caí . Com a previsão de cheia, o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, decretou situação de emergência no município no início da manhã desta quinta-feira, segundo a Rádio ABC 900 AM.

Ainda na noite de ontem um carro de som passou pelas ruas da cidade alertando os moradores próximos do rio que procurassem abrigo em áreas mais altas da cidade. Dezenas de famílias ribeirinhas começaram a ser removidas por volta das 20 horas.

Bom Princípio

Em Bom Princípio, as ruas do Centro da cidade estão cobertas de água.

Feliz

Já no município de Feliz, moradores do interior estão isolados por causa da cheia do rio.

Fonte: Jornal NH

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 21/07 às 08:16

Nesse momento, de acordo com os novos dados e informações, a MeteoMont passa a projetar uma enchente com proporções de moderada a grande na cidade de Montenegro.

Veja abaixo as últimas informações de São Sebastião do Caí e atentem para o fato de enchente semelhante a de 2007:

"O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann, decidiu decretar situação de emergência na cidade devido aos transtornos causados pela chuva e a cheia no Rio Caí.

Conforme nota enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, "a Defesa Civil local trabalha com o número de 14 metros acima do nível normal" das águas. O fato pode provocar enchente semelhante à registrada em 2007 no local.

A prefeitura informou também que a partir das 7h desta quinta-feira um carro de som percorrerá as principais ruas do municípios para alertar a população dos riscos do aumento do nível do Rio Caí."

Pergunta: Onde está o carro de som alertando a população de Montenegro??? Por aqui não passou. Se vocês toparem fazer uma "vaquinha" eu ajudo a pagar...

Fonte: Zero Hora


-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 21/07 às 01:10

Chuva da quarta até 23h: 143,5 mm em Farroupilha; 189,2 mm em Santo Augusto; 154,8 mm em Palmeira das Missões, 76,2 mm em Montenegro. É muita chuva num único dia!

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 20/07 às 20:21

Nesse momento, pelos dados analisados, acredito em um enchente com proporções de pequena a moderada em Montenegro. Mas alerto que segue chovendo forte na Serra e em todo Vale do Caí, o que poderá gerar uma projeção de enchente grande na nossa cidade. Peço a colaboração da população para que alertem as pessoas que moram em zona de enchente. E não deixem de comentar (abaixo).

7 comentários:

  1. bah eu moro bem na frente do rio aki em montenegro me assustei quando vi o rio hj de manhã obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  2. Dani, obrigado pelo comentário. Por favor, você que mora em frente ao rio, continue nos informando e comentando aqui no blog ok? A subida da água deve ser rápida hoje. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Agora há pouco passou um carro de som da prefeitura avisando que será maior que a de abril.

    ResponderExcluir
  4. eai daimar !!

    sera q se iguala a enchente de 2007 ?

    MDC

    ResponderExcluir
  5. Passou em que rua o carro de som??
    MDC, pelas informações que chegam vai ser grande, com chance de se igualar a de 2007 e não se afastando maior ainda.

    ResponderExcluir
  6. Passou no bairro Olaria

    ResponderExcluir
  7. Ta mas é certo q vai ser igual ou maior a de 2007? ninguem informa o tamanho certo! Obrigada!

    ResponderExcluir