quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENCHENTE - MONITORAMENTO DA CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO (21/07/2011)

ALERTA

A partir de agora o blog começa o monitoramento da enchente do rio Caí em Montenegro em nível de alerta máximo. As primeiras ruas já começam a ser alagadas nesse momento (13:00).
Alerta-se para uma cheia de grandes proporções, devendo atingir centenas de casas.

A movimentação já é intensa nas ruas ribeirinhas. A Defesa Civil e a Prefeitura de Montenegro já começam a retirada de algumas famílias.

Alerta-se para toda população ribeirinha, que subam os seus móveis/eletrodomésticos o máximo possível ou mesmo retirem eles das suas residências (enquanto há tempo), pois a enchente deve entrar em centenas de casas do município.

Mais informações abaixo, nas próximas atualizações deste post sobre a enchente. Colabore deixando comentários abaixo e informando a situação atual da sua rua, do rio, etc.

-----------------------------------------------------------------
Atualização XII - 22/07 às 00:52

Atualizações podem ser interrompidas a qualquer momento devido a falta de luz. AES-Sul interrompe a energia elétrica por medida de segurança.

-----------------------------------------------------------------

Atualização XI - 22/07 às 00:21

Enchente subindo 18 cm/h das 23:00 às 00:00 pelo pátio da minha casa. Ritmo muito forte ainda!


-----------------------------------------------------------------
Atualização X - 21/07 às 22:51

Pessoal, a resposta já está clara, alguns aindam perguntam se será maior do que a de 2007. A resposta é: chance elevadíssima de ser maior do que a de 2007, pois em São Sebastião do Caí já está sendo e em Montenegro começa a subir num ritmo impressionante. Não adianta deixar para subir as coisas ou sair de casa na última hora, FAÇA AGORA! Moro no bairro Centro, divisa com Industrial, na minha casa não entrou na de 2007, mas faltou apenas 6 cm (detalhe: é uma das casas mais alta da rua), mas dessa vez já subi algumas coisas e deixarei as mais pesadas para subir quando faltar pouco para entrar. Bombeiros já estão com as lanchas nas ruas!

Informação ainda não confirmada é que a água finalmente parou de subir em São Sebastião do Caí, atingindo a marca de impressionantes 14,9 metros. Em Montenegro nesse momento (22:30) está em 5,5 metros. Vai continuar subindo durante toda a madrugada...

OBS: Continuem comentando aqui no blog, a informação de vocês é muito importante. Agradeço a todos.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IX - 21/07 às 20:48

Vou começar a levantar as coisas da minha casa. Na de 2007 faltou 6 cm para entrar. Dessa vez acredito que entre. O blog pode ficar sem atualizações nas próximas horas. Vou tentar ajudar as pessoas na rua e informar o que a maioria já sabe (que será muito grande). Há muita movimentação nas ruas, carros, pessoas, caminhões da Defesa Civil... a madrugada vai ser "fogo", ou melhor, água!

-----------------------------------------------------------------

Atualização VIII - 21/07 às 19:22

Medição das 18:00 já aponta 4,82 metros em Montenegro e subindo a 20 cm/h. Notem que começou a subir mais rápido agora. É a água da Serra chegando. Com o rio transbordando, a inundação nas ruas será rápida.

E a notícia é péssima, em São Sebastião do Caí, o rio ainda não parou de subir. Quase toda cidade está alagada!


-----------------------------------------------------------------
Atualização VII - 21/07 às 19:18

Novas fotos do rio Caí, às 17:00. Clique para ampliar.


-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 21/07 às 17:35

Cada vez mais oficial... Para os que ainda duvidam:

Montenegro se prepara para enchente mais forte do que em 2007

Montada uma força tarefa em Montenegro, no Vale do Caí, para se preparar para a enchente, que deve superar a de 2007, que atingiu cerca de 10 mil moradores. Famílias de regiões ribeirinhas estão sendo removidas de casa e levadas para o ginásio municipal. Órgãos como a secretaria da Saúde, assistência social e Defesa Civil trabalham no auxílio dos moradores. Segundo informações da prefeitura, o rio já saiu do leito e está 4,7m acima do nível normal. Como sobe 16cm por hora, o nível das águas pode chegar aos 6,5m, atingindo o centro da cidade.

Fonte: http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=318432&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 21/07 às 16:24

Fotos de Montenegro registradas às 13:00 de hoje, por Eduardo Silveira:



-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 21/07 às 16:18

Informação importante! Medição das 15:00:

S.S do Caí
Nível do rio = 14,46 metros com 15 cm/h.

Montenegro
Nível do rio = 4,42 metros com 10 cm/h.


Créditos para o colaborador do blog, Eduardo Silveira.

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 21/07 às 14:38

Alerta: Rio Caí poderá registrar a maior cheia dos últimos 133 anos


São Sebastião do Caí - Na manhã desta quinta-feira, o nível do Rio Caí chegou a 12,30 metros, mas pode atingir até 14,5 metros, conforme previsão da Defesa Civil. Se o nível passar dos 15 metros será a maior cheia dos últimos 133 anos na região.


Por causa das cheias, em São Sebastião do Caí, mais de cem famílias dos bairros Navegantes e Vila Rica já foram retiradas de suas casas. Devido a forte chuva, o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, decretou situação de emergência no município no início da manhã.

Fonte: http://www.jornalnh.com.br//clima/333007/alerta-rio-cai-podera-registrar-a-maior-cheia-dos-ultimos-133-anos.html

37 comentários:

  1. Oi, sou Priscila, aqui em casa, no bairro Municipal, perto do campo do Municipal, a água já está chegando...Estou preocupada,pois em 2009 entrou na minha casa, e em 2007 forma 50cm... Meus pais não acreditam que essa enchete vai ser grande e estão esperando para levantar os móveis.. O que vc acha? Será que começamos os trabalhos? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Priscila, pode começar a subir as coisas. Meus pais também não acreditam. As pessoas deixam para a última hora, como se já não bastasse os alertas, as reportagens, os dados, OS FATOS. Se em São S. do Caí já está se igualando a de 2007, aqui não tem como ser muito diferente.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Mileide,,,trabalho em S s do Caí e resido em Montenegro. Hoje de manhã vim pra cá já com água na estrada,,,,,para voltar só por Portão! Essa enchente será de grandes proporções mesmo! Aqui não pára de subir a água!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu sou caiense, a enchente nos pegou de surpresa e aconselho a todos que ja tiveram indices de enchente a levantar as coisas, tudo indica que é para ser uma das maiores da história chegando perto da de 1878, a 133 anos atrás que alcançou 15 metros.... O caí ta um caos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Daimar...daqui a pouco, se eles acreditarem em mim, em ti, e nos fatos... famos começar os trabalhos... Priscila

    ResponderExcluir
  6. Olá, a minha mãe mora no Ferroviário, já levantamos as coisas da cozinha, parte mais baixa... se a enchente for como a de 2007 entrará na parte mais alta da casa dela também... devemos levantar tuuudo então?

    ResponderExcluir
  7. oi
    gostaria de saber se as barreiras vao ser abertas?
    e se a cidade de arroio do ouro corre riscos
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bairro Ferroviário será fortemente atingido nas próximas horas pela enchente. Recomenda-se subir ou até mesmo retirar os móveis/eletrodomésticos das casas.
    Não tenho informações sobre Arroio do Ouro.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    A defesa civil passou com um carro de som avisando os moradores da beira do rio que a enchente será maior do que Abril deste ano.
    Foi a primeira vez nesses 22 anos que moro em montenegro que a prefeitura fez alguma coisa...
    Legal é o pós-enchente, fica cheio de curioso vendo nossa trajédia, ninguem pra nos ajudar

    ResponderExcluir
  10. o DUTO PERCIVALÃO VAI DAR CONTA DA INUNDAÇÃO!?!?!

    ResponderExcluir
  11. Cara, já tenho umas fotos da situação do Cais aqui em Montenegro, registradas às 13:00 horas de hoje. Te mando daqui a pouco. Realmente o movimento está intenso nas ruas que dão acesso a beira do Rio Caí, devido aos preparativos para enfrentar a cheia. Aguardamos...

    Eduardo Silveira

    ResponderExcluir
  12. Que situação. Enchente ai em RS e seca aqui em MT.

    ResponderExcluir
  13. Que situação. Enchente aí em Rio Grande do Sul e seca aqui em Juscimeira-MT.

    ResponderExcluir
  14. Oi Daimar.Quantos metros o rio subiu na enchente de 2007?Quanto maior será essa?Claudia

    ResponderExcluir
  15. pois.. bem.. alguns mais outros menos favorecidos.. mas se sabem q no local "X" vai enchente... pq morar lá? curioso tem pra tudo.. na minha residencia tem problemas.. nao tem curiosos e resolvo tudo sozinho de igual.

    ao criador do bloq. parabéns.. algumas fotos recentes da situação seria melhor ainda..

    boa sorte a todos..

    ResponderExcluir
  16. As entradas em Montenegro estão sem água ainda?

    ResponderExcluir
  17. Realmente. O DUTO PERCIVALÃO vai dar conta do recado. Esperem.....

    ResponderExcluir
  18. A sorte que temos bastante buracos na rua para represar a água...... Só faltava a enchente para acabar definitivamente com a paciência do Montenegrino. Pobre gente!!!! que Deus os abençoe nessa hora dificil.

    ResponderExcluir
  19. agora sim.. com fotos a realidade é outra.. mais uma vez parabens aos provedores do blog...

    ResponderExcluir
  20. postem aí fotos mais recentes... por favor..

    ResponderExcluir
  21. Nova informação das 19:00 horas pelo posto da Tanac: Rio Caí em Montenegro registrando agora 4,95 metros e vazão de 20 cm/hora

    ResponderExcluir
  22. morro em Bom Princípio (cidade ao norte de SSCaí) e tenho vista privilegiada do Arroio Forromeco, que desagua no Rio Caí, este está com nível muito alto ainda, cerca de 10m fora do leito (sem idéia metragem correta). Enfim gostaria de saber qual o local das imagens (SSCaí ou Montenegro? Qual bairro?)

    ResponderExcluir
  23. a rua na menino deus bairro ferroviario esta toda alagada e a agua sobe numa velocidade apavorante,muita correnteza.e a primeira vez q vejo este quadro,gente eu to com medo.

    ResponderExcluir
  24. Oi Não entendo nada disso e sou completamente ignorante quanto as estradas etc. Mas amanhã tenho que subir a Nova Prata e me disseram que não dará para passar pela ponte do rio das antas, alguém tem alguma informação correta a respeito.
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. oi moro no bairro industrial e imprecionante a rapidez q a agua esta subindo ja alevantemos o q deu agora e so espera...
    um abraço.
    pm.

    ResponderExcluir
  26. Em São Sebastião do Caí a água parou de subir as 20:00, atingindo a marca de 14,80m, segundo informou o Prefeito da cidade em entrevista na Rádio Vale Feliz.

    ResponderExcluir
  27. que tristeza essa enchente mais uma vez as essas pobres pessoas precisam tirar seus móveis das casas. os moveis estragam com essa função,espero que tudo isso passe rapidamente,mas com fé em deus tudo se normaliza,nada melhor que um lindo dia de sol.marlene ,gravataí

    ResponderExcluir
  28. Angelika
    oi voces tem alguma previsao para parar de subir o rio cai?e se irá ultrapassar a de 2007?E se o bairro olaria sera muito atingido?

    ResponderExcluir
  29. Ismah, as fotos são do Rio Caí em Montenegro, bairro Centro.

    ResponderExcluir
  30. Ouvi esta entrevista as 21:40 na Rádio Vale Feliz.

    ResponderExcluir
  31. Cláudia, muito difícil de saber o quanto maior será do que a de 2007, mas tem tudo para ultrapassar. Aqui em casa nunca entrou, faltou pouco na de 2007 e já subimos os móveis mais leves. A coisa tá feia e vai piorar... Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, moro na cap cruz na altura da praça rui barbosa, será que chega aqui ?

    em 2007 chegou até o Ed Marangoni, uma esquina abaixo.

    ResponderExcluir
  33. alguem tem previsão de qntos metros vai subir a agua ateh a madrugada?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Opa, a situação é a seguinte, água subindo 15cm/hora, previsão de subir água até as 11h da manhã.
    Já tem água na Esquina da Cap Cruz com a José Luiz.

    To saindo o/

    ResponderExcluir
  35. daimar tenho fotos do dia de hoje 22/7 no manduca
    como te mando?

    MDC

    ResponderExcluir
  36. MDC, mande as fotos (com o nome do autor) para meteomont@gmail.com que serão publicadas.

    ResponderExcluir
  37. Olá, boa noite conterrâneos!
    Sou dessa maravilhosa cidade, mas, atualmente estou residindo em Laguna/SC, onde a situação de calamidade não deve estar diferente, devido às fortes e constantes chuvas que assolam a região sul. Nasci e me criei vendo enchentes e, não perdi o hábito de acompanhar os acontecimentos a ela relacionados, por isso, tenho acompanhado esse excelente blog para manter-me atualizado.
    Parabéns ao seu idealizador pelas excelentes reportagens que aqui tem postado.
    Abração a todos.

    ResponderExcluir