sexta-feira, 22 de julho de 2011

UM DIA DE ENCHENTE...

Pessoal, primeiramente peço desculpas pelo blog ter ficado sem informações hoje, mas é que em torno das 01:00 a energia elétrica foi interrompida na minha residência. Estou escrevendo agora de outro local, pois continuamos sem luz, devendo retornar somente amanhã.

Acredito que assim como eu, muita gente não deve ter dormido nessa madrugada por causa da enchente. Eu por exemplo fiquei acordado até o meio-dia de hoje, por que precisava ficar monitorando a enchente e cuidando para não entrar dentro da minha casa. E felizmente não entrou, faltou 18 centímetros. Mas muita gente não teve a mesma sorte... "sorte", palavra que eu descrevo como fundamental nessa enchente que estamos tendo, sabem porque? Bom, em São Sebastião do Caí a enchente ficou em torno de 20 centímetros mais alta do que a de 2007. E em Montenegro? Em Montenegro ficou abaixo do nível de 2007, algo em torno de 13 centímetros menor. Portanto, podemos dizer que a enchente tinha tudo para ser mais alta, mas alguma coisa foi diferente dessa vez, não sei dizer exatamente o que, teria que ser feito um estudo... Uma coisa me chamou a atenção. Na divisa de Montenegro com Capela de Santana, na localidade de Paquete, a água ficou mais alta do que em 2007. Será que por isso, possa ter "desviado" da área urbana? Possa ter se expandido mais, preenchendo mais banhados, campos, etc e ter ficado num nível menor na cidade? Não sei, é uma teoria...

Bom, vamos aos dados:

O nível do rio Caí em São Sebastião do Caí ficou em torno de 14,8 metros e não 14,9 como divulgado anteriormente. Se tivesse atingido a marca de 15,1 metros, seria a maior enchente em 133 anos na cidade.
Em Montenegro o rio Caí ficou em 6,36 metros. Para comparativo, a enchente de 2007 ficou em 6,49 metros.
Já viram que alguns meios de comunicação estão falando que a enchente aqui foi maior do que a de 2007? Isso não é verdade, ela foi maior em São S. do Caí, mas aqui felizmente não.
O pico da cheia foi atingido entre às 11:00 e 12:00 de hoje. A água deve baixar lentamente, visto que todos os rios estão muito cheios, assim como o Guaíba.

Abaixo a medição de hora em hora da subida da água, feita a partir do pátio da minha casa:

23:00 - 19 cm/h
00:00 - 18 cm/h
01:00 - 14 cm/h
02:00 - 10,5 cm/h
03:00 - 9 cm/h
04:00 - 8 cm/h
05:00 - 5 cm/h
06:00 - 4 cm/h
07:00 - 3 cm/h
08:00 - 3,5 cm/h
09:00 - 2,2 cm/h
10:00 - 1,8 cm/h
11:00 - 0,3 cm/h

A partir desse horário, a enchente estabilizou e parou de subir.

Tenho muitas fotos para publicar e ainda estão chegando outras. Na medida do possível vou postando as fotos da enchente aqui. E se você tem alguma imagem ou vídeo e quer contribuir para o blog, envie (com o nome do autor) para meteomont@gmail.com

Grande abraço pessoal e continuem comentando sempre!

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Acredito que o principal fator para que em Montenegro esta enchente não fosse maior que a de 2007, seria a retirada dos diques nas fazendas de arroz em Capela, pois se em S.S. do Cai foi maior e aqui não, acredito que seja isto o diferencial.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo trabalho desenvolvido. As informações que você passou foram de grande valia, uma vez que, se a enchente não foi maior que 2007, de fato foi de grandes proporções e o alerta serviu para que nos organizássemos de forma a não sermos surpreendidos.

    ResponderExcluir
  3. Outra possível variável pode ser a de que em 2007 o asfalto que liga Montenegro-Caí via Pareci Novo não estava pronto, e agora que está concluído aumenta mais o nível em São Sebastião do Caí, pois ele serve como um dique.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser, Adriano. Montenegro deveria ter diques. Um exemplo são os diques de São Leopoldo, construídos na década de 70 e que até hoje salvam a cidade das grandes cheias.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Esperamos que órgãos capacitados financeiramente para isso realizem estudos e proponham idéias para amenizar o impacto deste tipo de fenômeno em nossa região, visto que acabar com as enchentes não é possível. Esses dados levantados pelo caro amigo Daimar, são muitíssimo importantes e podem servir para as autoridades realizarem pesquisas e projetos de forma a pelo menos parecerem interessadas com esse problema. Vamos difundir essa idéia!! Divulguem o endereço do Blog na internet, compartilhem nas redes socias e coloquem em evidência esse trabalho que é tão importante para darmos valor a nossa comunidade e cidadania. Assim podemos ajudar uns aos outros, com troca de informação e atitude.

    ResponderExcluir