domingo, 14 de agosto de 2011

PREPAREM-SE PARA CHUVA, CALOR, TEMPORAL E MUITO FRIO

Previsão do Tempo - 16/08 a 19/08
Atualizada em 17/08 às 16:42
{Atualizações importantes no final do post}

Na terça-feira o sol deve aparecer com nuvens em Montenegro. A temperatura sobe rapidamente e a máxima pode passar dos 30°C. A sensação será de calor e abafamento devido a alta umidade do ar. Devido ao aquecimento, não se pode descartar chuva e/ou temporal até o fim do dia. O vento Norte (quente) sopra com rajadas moderadas. Temperatura mínima de 16°C.

Na quarta-feira começa com muitas nuvens e chance de garoa, mas o sol pode aparecer com nuvens na segunda metade do período. A temperatura estará amena, com máxima em torno de 10°C a menos do que o dia anterior. Mínima entre 12°C e 14°C (no final do período) e máxima entre 20°C e 22°C.

A quinta-feira preocupa muito devido a projeção de queda acentuada da pressão atmosférica (possivelmente abaixo de 1000 hPa). Ar tropical (quente) em médio e altos níveis, associado a baixa pressão, pode gerar temporal, pancadas fortes de chuva com descargas elétricas, com chance de granizo e ventania. Mínima 12°C e máxima entre 19°C e 21°C.

A sexta-feira também será de muitas instabilidade. Dia será de muitas nuvens com chuva a qualquer momento, podendo ocorrer pancadas fortes com descargas elétricas. A temperatura começa a cair com a chegada de um forte massa de ar polar e o vento sopra de Sudoeste à noite. Temperatura mínima entre 10°C e 12°C e máxima entre 18°C e 20°C.

OBS1:
No próximo final de semana, os modelos numéricos indicam forte massa de ar polar, com queda acentuada de temperatura, ficando em torno de 0°C, com sensação térmica negativa.


OBS2: Preocupa a previsão de pancadas fortes de chuva nessa semana, principalmente na quinta e na sexta-feira, visto que o nível do rio Caí ainda está elevado em Bom Princípio, São S. do Caí e em Montenegro. Caso seja necessário, será aberto um novo post para tratar do assunto.

Não deixem de comentar, mandar e-mail, trocar informações, imagens do tempo/rio/enchente...

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 16/08 às 09:05

ATENÇÃO1: Projeções computadorizadas (modelos) de ontem, indicam BRUTAL massa de ar polar no fim de semana. Segundo projeções, poderia ser a mais forte massa de ar polar em agosto, desde 1991 e uma das mais intensas em décadas em agosto. Segundo a MetSul, ainda é cedo para análise, mas alguns modelos indicam neve até em locais ao nível do mar, como o Litoral Sul Gaúcho e o Uruguai. Ainda, essa massa de ar deve, além de atingir o Sul, também atingirá o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Ar polar pode cruzar o planeta, chegando à Linha do Equador!

ATENÇÃO2: Ressaca no Atlântico Sul no final de semana será de ENORMES proporções. Costa argentina pode ter ondar de 10 a 12 metros!!!

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 16/08 às 08:20

CONTRASTE TÉRMICO: Enquanto Montenegro amanheceu com 12,6°C (abaixo do previsto), Santa Maria, na região central do Estado, amanheceu com temperatura de 28°C. Para se ter uma ideia, na Serra Gaúcha a temperatura é mais alta que em Montenegro nesse momento.
Mas a temperatura deve disparar nas próximas horas em Montenegro, devendo passar dos 30°C. Haja saúde!

6 comentários:

  1. Se ocorrem pancadas fortes de chuva por muito tempo no Vale do Caí e na Serra, sim, tem chance de outra enchente. Mas ainda é cedo para falar, vamos ficar monitorando durante a semana, principalmente na quinta e na sexta.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tem previsão de volumes altos de chuva na serra?

    ResponderExcluir
  3. Sim Adriano, principalmente no final da quinta e toda sexta-feira. O rio deve dar uma aumentada hoje (se tu puder confirmar), pois choveu em torno de 30 milímetros na Serra ontem.

    ResponderExcluir
  4. E vamos nós de novo encarar mais uma massa de ar polar nesse final de semana. que parece hein? Tem chuva até sexta, e depois tempo seco com muito frio, pra completar só faltava dar outra enchente. O quadro é bem parecido com as últimas: Chuva, chuva e chuva, e depois ar seco, com friozão! Tomara que não. Temos ainda 3 ou 4 dias para as águas baixarem seu nível. vamos ficar de olho no tempo e divulgar o Blog pessoal.

    Abraço, Eduardo Silveira

    ResponderExcluir
  5. O quadro é bem complexo, pois o rio estacionou desde as 18:00 de domingo. Deve voltar a baixar nesta madrugada. Tudo vai depender dos volumes de chuva e do estado em que o rio estará.

    ResponderExcluir