terça-feira, 27 de setembro de 2011

SATÉLITE, METEORITO E EXPLOSÕES SOLARES

O espaço tem conquistado manchetes nos últimos dias. Na madrugada do sábado caiu o satélite Uars da Nasa, mas até agora a agência espacial americana não informou o local exato. Ontem, explosão causou uma morte em Buenos Aires e testemunhas dizem ter visto bola de fogo vindo do céu, alimentando especulações sobre meteorito ou lixo espacial. Os cientistas, porém, têm prestado atenção neste dias no sol. A atividade solar está em alta, especialmente nos últimos 60 dias. O sol teve sábado uma explosão X1.9 apenas horas depois uma X1.4. As explosões de classe X são as mais intensas e capazes de afetar satélites e, em alguns casos, gerar até apagões na rede elétrica na superfície da Terra e o avistamento de auroras em locais longe dos polos. Desde o começo do atual ciclo solar 24 já ocorreram outras seis explosões classe X, todas neste ano: 15/2 (X2), 9/3 (X1), 9/8 (X7), 6/9 (X2), 7/9 (X2) e em 22/9 (X1). Nesta semana, enorme mancha solar, a 1302, pode gerar novas explosões de classe X.

Fonte: CP / Metsul

Não deixem de ler uma matéria completa sobre como uma tempestade solar pode acabar com a energia elétrica na Terra, publicada aqui no blog ano passado.
Link: http://meteomont.blogspot.com/2010/10/2012-como-uma-tempestade-solar-pode.html

4 comentários:

  1. CUIDADOS COM O SOL

    E além das alterações que a Terra pode sofrer pelas tempestades solares, chega agora, a época das pessoas começarem a se preocupar com a exposição solar. Um mal, periódico, que tem causado muitas preocupações aos médicos e especialistas, que apontam gradativo crescimento do número de pacientes com Câncer de pele e outras lesões relativas aos raios solares nocivos a saúde. No inverno esse risco é exatamente igual ao verão, tanto em dias nublados ou de chuva, mas pelo menos as pessoas usam roupas que diminuem a área corporal exposta aos raios solares. Mas no verão, a situação fica muito diferente, pois a praia, período de férias, calor e todos mais atrativos da época, convidam às práticas desportivas, caminhadas etc... De uma maneira muito vulnerável ao inimigo mais temido, o SOL.
    É necessário o uso de filtro solar com boa margem de proteção (Dermatologistas recomendam o filtro solar com FPS nº: 30 ou mais) em todo corpo, sem esquecer-se de áreas como rosto, costas, mãos, pés. Devemos lembrar que as lesões produzidas pela exposição solar são gradativas e cumulativas, ou seja, uma vida sem cuidados e proteção nos dias de hoje, pode manifestar problemas e conseqüências só 10 anos, por exemplo.
    Portanto, sejamos categóricos para tomar todos os cuidados com essa proteção aos raios solares, tanto crianças, como adultos e idosos, durante o dia, na sombra e ao sol. Com esses cuidados, podemos aproveitar todas as delícias da época do calor...

    Grande abraço a todos.
    Eduardo Silveira

    ResponderExcluir
  2. Falando em meteoritos...
    Estava na janela de casa hoje (27/09), por volta das 19hs e escutei um som de avião passando bem àcima da cabeça... Aviões passam a toda hora, é verdade, mas aqui são raros... Então achei estranho e olhei pra cima, vi uma luz incandescente cruzando o céu muito rápido e logo em seguida se desfez e o barulho também cessou... Se fosse avião não sumiria assim tão rapidamente, sendo que não haviam nuvens naquela região do céu e, mesmo que tivessem, o barulho não cessaria... Pesquisando na internet encontrei relatos e reportagens com imagens/sons capturados por satélites provando que os meteoritos quando atingem a atmosfera podem sim produzir som característico de um avião ou um zumbido durante a sua trajetória até se desintegrar. Alguém mais presenciou este fenômeno?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Eduardo, muito bem explicado o perigo que os raios solares podem causar a pele, tanto no inverno quanto no verão.

    Gustavo, interessantíssimo o teu relato. Será que tivemos mesmo a passagem de um meteorito ou lixo espacial pelo céu de Montenegro??? Bom, sei que diariamente centenas deles atingem a atmosfera da Terra, mas uma enorme parte se desintegra antes de chegar no chão. Só resta saber se mais alguém viu também...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Dirijo-me a todos vocês no intuito de relatar e obter algum feedback sobre algo que vi na noite de 27 de Setembro de 2011 e que entendo devo transmitir a quem de direito.

    Passo a descrever,
    dirigia-me de carro com a minha esposa na IC1 sentido Algarve Lisboa, perto de Ermidas do Sado, quando pelas 23h27 vimos uma luz no lado esquerdo do carro, aparentemente a algumas centenas de metros de distancia e a baixa altitude, essa luz cruzou da traseira para a frente do carro e tivemos o prazer de ver algo que associamos a ser um meteorito enorme, e quando digo prazer é porque foi realmente deslumbrante e para entenderem a que me refiro quando falo em enorme era algo com três vezes o tamanho aparente do Sol cujo movimento de queda era elíptico (penso que estou correcto e desde já perdoem-me pois não é esta a minha área de investigação).

    Em termos de duração foi de 6 a 8 segundos, o que me parece imenso.

    Em relação ao aspecto, era como se tivesse um núcleo que ao riscar o céu deixava um rasto em espiral de riscos verde agua marinha e azul lápis lazuli, que formavam como que um nucleo central e que eram complementados por uma "frente" achatada e duas semi-esferas (uma acima e outra abaixo) em tons branco e amarelo que se prolongavam ao longo do rasto de queda.

    Aparentemente o objecto terá caído provavelmente no mar, algures na zona entre Sines e Stº André, a avaliar pela distancia aparente e trajectória.

    Espero que a minha descrição tenha sido útil e gostava de ter algum feedback se mais alguém relatou o fenómeno, no momento o que me ocorreu foi telefonar para a TSF (radio que me acompanha nas viagens e tentar descrever o que vi, o facto de só agora resolver escrever tem a ver com o facto de ter tido dias muito atarefados.

    ResponderExcluir