sábado, 10 de agosto de 2013

HÁ RISCO DE ENCHENTE EM MONTENEGRO?

Respondendo a dúvida de muitas pessoas, gostaria de informar que nesse momento não há chance de cheia do Rio Caí em Montenegro.
Agora, 19:50, a chuva já atinge 98 milímetros em São Francisco de Paula e 74 em Canela, cidades onde encontra-se a nascente do rio Caí. Há informações de chuva de até 105 milímetros em localidades ao longo do curso do rio.
Como seguirá chovendo durante à noite e madrugada, a situação é de atenção e monitoramento. O rio seguirá subindo ao longo de todo o domingo no cais de Montenegro e ficará muito acima do nível normal. Mas volto a repetir, nesse momento, não há chance de cheia. Dependerá da quantidade de chuva da madrugada, mas que segundos modelos numéricos analisados, a chuva deve diminuir e parar nas próximas horas. Qualquer informação adicional será informada aqui no blog.

-------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 11/08 às 23:40

Rio Caí começa a estabilizar em Montenegro, confirmando o que foi informado aqui no blog, que não haveria enchente na cidade. 
Porém, preocupa a previsão de chuva para a terça, quarta e quinta na região e principalmente na nascente do rio. Não deixem de acompanhar a previsão e informações do tempo e do rio aqui no blog.

-------------------------------------------------------------------
Atualização III - 11/08 às 20:55

Conforme previsto, o rio subirá durante todo o domingo em Montenegro. Nas últimas horas continua subindo 8 cm/h no cais de Montenegro.

-------------------------------------------------------------------
Atualização II - 11/08 às 17:10

Fotos do rio Caí em Montenegro registradas agora pouco. Em São Sebastião do Caí, o rio já sai da calha em alguns pontos. Continuará subindo durante todo o domingo em Montenegro. O nível deve ficar muito alto, porém, não há risco de enchente ainda. O que preocupa é a chuva da semana que vem, considerando que o rio ainda estará muito elevado. Segue o monitoramento...




Créditos: Daimar K. Coelho

-------------------------------------------------------------------
Atualização I - 11/08 às 13:58

Dados atualizados indicam os seguintes acumulados (últimas 48 horas) :

São Francisco de Paula: 131 mm
Canela: 118 mm
Bom Princípio: 112 mm
Montenegro: 65 mm

Bento Gonçalves: 48 mm

Rio Cadeia, em São José do Hortêncio, agora pela manhã mostra nível muito elevado. O rio é um afluente do Rio Caí. Preocupa a forte elevação que deve ter o Rio Caí em Montenegro nas próximas horas.


Créditos: Evando Flores

3 comentários:

  1. a risco de enchente em montenegro hoje 24.08

    ResponderExcluir
  2. A vida toda o pessoal quer fazer alguma coisa pra acabar com o problema das enchentes e não resolvem nada porque não retiram a areia e os paus do rio que se acumularam de anos pra cá morei a vida inteira na beira do rio , tem lugares que tinha uns dez metros de fundura e hoje tem apenas meio metro porque o rio ta cheio de areia e arvores na medida que vai enchendo de areia cada enchente que der vai ser MAIOR se vcs pensassem um pouco coloquem areia num copo e coloquem certo nível de agua , depois coloquem a mesma medida de agua sem areia para ver onde vai o nível da agua certamente sem areia vai ser muito mais baixo

    ResponderExcluir
  3. porque as prefeituras não se unem para dragar o rio em vez de pensar em cobrar a areia vai dar muita areia no rio caí se dragassem ele e diminuiria o risco de enchentes , apesar de querer acabar com as enchentes o rio poderia ser mais navegável pois tem muitas arvores e areia no meio do rio , a medida de cada enchente que der cada vez vai ser maior a enchente porque o rio ta cheio de areia e árvores ,seria bom pensar nisso

    ResponderExcluir