segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ONDA DE CALOR - SEMANA ESCALDANTE

Previsão do Tempo - 20/01 à 24/01
Atualização em 24/01 às 08:20

Nessa segunda-feira o sol predomina na Grande Porto Alegre. O dia será de calor intenso. Mínima entre 21ºC e 23ºC. Máxima entre 37ºC e 39ºC.  

Na terça-feira praticamente nada muda. O sol segue predominando na região. A diferença é que a temperatura da madrugada estará mais alta, com mínima entre 22ºC e 24ºC. À tarde segue o calor intenso com máxima entre 38ºC e 40ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com poucas nuvens. O dia será de intenso calor desde cedo. Temperatura mínima entre 22ºC e 24ºC entre a madrugada e o amanhecer. Máxima de 37ºC a 39ºC à tarde.

A quinta-feira se encaminha como sendo o dia mais tórrido dessa onda de calor. o sol aparece com poucas nuvens. O dia inteiro será de muito calor e a mínima (elevada) na madrugada deve ficar entre 23ºC e 25ºC. Logo no começo da manhã a temperatura já atingirá os 30°C. Será um dia de calor extremo! A máxima à tarde fica entre 40ºC e 42ºC, não se descartando até um pouco superior. A sensação térmica pode se aproximar dos 50°C devido ao aumento de umidade (=abafamento), com grande desconforto térmico. Há risco (chance) de chuva localizada e passageira (em razão de convecção) e/ou temporal a partir da tarde.

A sexta-feira começa com sol e nuvens. Caso não venha a ocorrer alguma pancada de chuva no final da quinta, a temperatura estará extremamente alta e incomum na madrugada, com mínima entre 24ºC e 26ºC, não se descartando até um pouco superior. O calor segue extremo durante todo o dia e a sensação é de intenso abafamento. Entre a tarde e a noite, deve chover e não se descarta que possa ser forte e com temporal/vendaval com a chegada de uma frente fria. Máxima entre 37ºC e 39ºC, podendo ser superior caso a frente fria (chuva) "se atrase".

Fonte*: Sugestão de previsão baseada nos modelos numéricos: WRF - ETA - GFS - MBAR - ECMWF - CMC. Para previsões de sites oficiais de Meteorologia, acesse: INMET, CPTEC, MetSul.
Todos os sites/modelos consultados são de livre acesso e públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário