domingo, 6 de setembro de 2009

COMEÇA A TEMPORADA DE TEMPESTADES

Temporal de quarta (02/09) para quinta-feira (03/09) causou pânico e destruição em Brochier (cidade vizinha a Montenegro). Eram 03:15 da manhã quando o temporal começou. Relatos de um morador que diz que perdeu parte da casa destruída por uma árvore. No centro da cidade, uma árvore de canela foi arrancada pela raiz. Mais de 12 horas depois da queda de granizo, as ruas ainda apresentavam camadas de gelo misturados com barro. A Prefeitura Municipal e as escolas ficaram inundadas pela enxurrada. Em algumas instituições, as aulas foram suspensas no turno da manhã por causa da água e da falta de luz.

Muitos outros temporais ocorrerão nos próximos dias/meses, com o El Niño atuando e trazendo ar mais quente e úmido para o terrirório gaúcho. A primavera e o verão caracterizam-se pela ocorrência de temporais (e vendavais) mais frequentes, por se tratarem de meses mais quentes.

Modelos indicam que a precipitação de chuva deve ficar acima da média nos próximos 3 meses na região de Montenegro e muitas outras cidades do Rio Grande do Sul.

Previsão do Tempo - 06/09 a 08/09 - ATUALIZAÇÃO I/ALERTA:

Já há chance de chuva agora à noite em Montenegro devido a uma área isolada de forte instabilidade que se formou há pouco (na sexta-feira nenhum modelo indicava essa instabilidade).


Amanhã, feriado de 7 de setembro, preocupa o alto risco de temporal. Os fortes índices de instabilidade projetados, a baixa pressão atmosférica e ar abafado são os principais "ingredientes" para tempestades. Todos esses elementos estarão presentes na atmosfera. Em pontos isolados do Estado os temporais devem ser intensos e podem provocar danos. Chuva forte em curto período deve trazer alagamentos. Em algumas áreas pode cair granizo (até mesmo grande). Os índices de instabilidade analisados são tão fortes que não é possível descartar até mesmo tornados (como o que ocorreu em Tabaí-RS e Coxilha Velha-RS nesse mesmo mês de setembro, do ano passado).


Na terça-feira segue chovendo. A chuva mais forte ocorreria entre a madrugada e a manhã de terça. Temperatura entra em declínio. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário