domingo, 27 de setembro de 2009

GRAVE RISCO DE ENCHENTE !!!

CENÁRIO EXTREMAMENTE PREOCUPANTE

Alerto que deve chover muito neste domingo e começo de segunda-feira na região de Montenegro. Os modelos sugerem expressivos volumes de chuva. Vai chover de forte a intenso em alguns momentos. Alguns modelos indicam algo em torno de 150 milímetros em apenas 48 horas. Há risco de novos temporais acompanhados de granizo.
Mas o que causa mais preocupação neste momento é o indicativo de 200 a 300 milímetros na Serra Gaúcha nessa semana. Não bastasse a chuva forte do final de semana, pode voltar a chover forte na segunda metade da próxima semana com os rios ainda muito cheios. E ainda pode ventar de sul, represando ainda mais o fluxo da água dos rios.
Diante desse cenário, preocupa muito a possibilidade de termos uma das maiores enchentes da história de Montenegro (maior que as recentes).

O monitoramento vai ser constante durante os próximos dias e novas informações serão divulgadas aqui neste blog.

------------------------------------------------------------------------------------------------
27/09/09 - 15:10 - Atualização I

Defesa Civil está em alerta em oito municípios gaúchos atingidos pela chuva

Devido às fortes chuvas que atingiram o Estado neste final de semana (26 e 27), a Coordenadoria Regional da Defesa Civil está em alerta em oito municípios, prestando atendimento à população. As cidades mais afetadas são Venâncio Aires, Restinga Seca, Montenegro, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, Taquari, Herval e Tabaí. Para esta última, a Defesa Civil já está providenciando lonas e telhas para auxiliar as famílias que tiveram suas casas danificadas.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e adverte para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, aconselha as pessoas a evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

------------------------------------------------------------------------------------------------
27/09/09 - 23:25 - Atualização II

(1) De acordo com o Corpo de Bombeiros de Montenegro, cerca de 20 casas tiveram os seus telhados perfurados pelo granizo de sábado à noite.

(2) Continua o alerta de enchente em Montenegro. Estou aguardando os dados pluviométricos de algumas cidades da Serra Gaúcha para ter certeza da proporção da enchente em nossa cidade.

(3) Às 18:30 de hoje (domingo), faltava cerca de 11 degraus da escadaria do cais para o rio transbordar. Às 22:00 faltavam 8 degraus.

(4) A enchente deve começar entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.

(5) Lembrando que o volume de água da Serra só deve chegar aqui entre segunda e terça-feira. Até lá o rio Caí vai continuar subindo na nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário