quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"MONSTRO" !!!

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina divulgou ontem o relatório do tornado que atingiu na noite de 7 de setembro a localidade de San Pedro, em Misiones, matando dez pessoas. Segundo os técnicos, tratou-se de um tornado F4 na escala Fujita que vai até 5.
O vento teria ficado entre 333 e 421 km/h e a faixa de destruição chegou a apresentar 1 quilômetro de largura e 15 quilômetros de extensão.
Não havia precedentes na história recente de um tornado F4 na América do Sul. O mesmo tornado da Argentina pode ter sido o de Guaraciaba em Santa Catarina. Nota da Meteorologia da Argentina:

"El Servicio Meteorológico Nacional, junto con la Dra. María Luisa Altinger (especialista en tornados), analizaron los daños causados por el fenómeno severo en su desplazamiento y los resultados fueron: (1) El fenómeno se clasificó como tornado, de intensidad F4 en la escala Fujita que corresponde a una velocidad de viento estimada entre 333 y 421 kilómetros por hora. (2) La trayectoria del tornado fue de noroeste a sudeste desde el cruce de la ruta 17 y el acceso a Santa Rosa (paraje Juanita), pasando por Colonia Unida y Santa Rosa, cruza la ruta 14 a 2 km al norte de la localidad de Tobuna e ingresa al Parque Provincial "El Piñalito". (3) Los daños en el área relevada se hallaron sobre una franja cuyo ancho fue aproximadamente de 1000 metros y un largo superior a 15 kilómetros. Se está completando la información necesaria para establecer la posible conexión de esta traza con los daños ocurridos en Paraguay, en la localidad de Wanda en Misiones, y en Guaraciaba, Brasil. Se detectaron daños de intensidad F1 (117 a 181 km/h) sobre un ancho de aproximadamente 5 kilómetros, producidos por una tormenta posterior que, alrededor de las 22, se desplazó de Oeste a Este desde Km 60 de la ruta 17 hasta la ruta 14 entre las localidades de Progreso y Macaca, donde ingresa al Parque Provincial "El Piñalito".

Não há registro de fotos ou filmagens desse tornado até o momento, até porque ele ocorreu à noite, quando raramente podem ser vistos.

Abaixo, imagens de tornados de categoria F4 para se ter uma ideia:



As perguntas:

1) NÃO ESTÁ NA HORA DO GOVERNO BRASILEIRO TOMAR PROVIDÊNCIAS?
2) NÃO ESTÁ NA HORA DO GOVERNO IMPLANTAR UMA REDE DE RADARES METEOROLÓGICOS CAPAZ DE PREVER COM ANTECEDÊNCIA QUAL REGIÃO ESTARÁ SUJEITA A ESSE TIPO DE EVENTO?
3) NÃO ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR A CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS SUBTERRANÊOS NAS CASAS, COMO NOS OUTROS PAÍSES ONDE OCORRE TORNADOS?
4) NÃO ESTÁ NA HORA DE INSTALAR ALARME NOS POSTES DE RUA, PARA ALERTAR A POPULAÇÃO NO CASO DE APROXIMAÇÃO DE TORNADO (COMO JÁ EXISTEM EM OUTROS PAÍSES)?
5) SERÁ QUE O NOSSO GOVERNO SABE QUE A REGIÃO SUL DO BRASIL (RS, SC, PR) É A REGIÃO CLASSIFICADA COMO O SEGUNDO MAIOR CORREDOR DE TORNADOS DO MUNDO???
ENQUANTO ISSO, VIDAS VÃO SENDO PERDIDAS POR CONTA DE TORNADOS (E FURACÕES)...

Assista abaixo, dois videos impressionantes de tornados F4 (e é claro, comentem)...

video


video


Fonte: MetSul Meteorologia

Adaptação: Daimar Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário