quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TEMPO SECO E AGRADÁVEL NO FINAL DE SEMANA

Previsão do Tempo - 01/10 a 04/10
03/10 às 12:56 - Atualização I

Vem mais chuva na nascente e afluentes do rio Caí. A chuva deve começar ainda essa noite (30/09) e continuar durante a quinta-feira. Modelos não indicam chuva forte, mas em alguns momentos a chuva poderá ser moderada em algumas cidades do Norte e da Serra, ficando entre 15 e 30 milímetros. Com essa quantidade de c
huva NÃO há possibilidade da enchente atual começar a subir novamente.

Na quinta-feira a nebulosidade predomina e o tempo se instabiliza em Montenegro com chuva ou garoa a qualquer momento do dia. Mínima de 12°C e máxima de 18°C.


A sexta-feira começa com muitas nuvens e ainda há chance de chuva ou garoa, principalmente entre a madrugada e a manhã. À tarde, as nuvens devem diminuir e o sol pode aparecer. Mínima de 13°C e máxima de 22°C.


No sábado o sol aparece com nuvens. A temperatura entra em elevação. Não deve chover. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.



No domingo o sol predomina. Temperatura aumenta ainda mais com a chegada do ar mais quente. Mínima de 15° e máxima de 29°C. O calor antecede a chuva entre segunda e terça-feira.


Preocupa muito o cenário projetado a partir da próxima segunda-feira (05/10). Pode chover muito forte e não se descarta possibilidade de repique da enchente na região. A MeteoMont seguirá monitorando atentamente os próximos dias.

MAIS IMAGENS...

(vista do segundo piso da minha casa - rua e estacionamento do Roal Master)

(vizinho)

(fundos do meu pátio faltando meio degrau pra subir)

(resgate da gata que ficou andando por cima dos telhados e muros)

DADOS E IMAGENS DA ENCHENTE

Enchente entra para a história com sendo a 6° maior cheia de que se tem conhecimento. Foi apenas 4 centímetros menor do que a de 1982 e 17 centímetros menor do que a de 2007. Alertava-se, com antecedência, aqui neste Blog que poderia atingir proporções semelhantes a de 2007. O rio Caí atingiu 6,35 metros acima do normal por volta das 06:00 de 29/09/2009. O rio segue baixando muito lentamente, mas com a mudança de vento atual, deve começar a baixar mais rápido.

Segue abaixo algumas fotos registradas:

(Foto de Edson Pereira)

(Foto de Edson Pereira)

(Foto de Edson Pereira)

Evolução da enchente pelo pátio da minha casa:


(será que entrou água?)


terça-feira, 29 de setembro de 2009

PEQUENA CHANCE DE CHUVA AGORA À NOITE

Alguns modelos passaram a indicar que a nebulosidade que estava na região Sul do Rio Grande do Sul avançaria e poderia provocar chuva na nossa cidade. Informo desde já que caso ocorra chuva, ela deverá ser fraca e rápida, não representando risco para a população que está enfrentando enchente neste momento.

Imagem do satélite GOES10 das 21:15 (horário local)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MONITORAMENTO ESPECIAL DA ENCHENTE EM MONTENEGRO - QUANTO ESTÁ SUBINDO A ÁGUA?

Abaixo, o monitoramento especial da enchente na nossa cidade. Dados apresentados de hora em hora representam o quanto está subindo a água.

18:00 - 15 cm/h
19:00 - 14 cm/h
20:00 - 14 cm/h
21:00 - 11 cm/h (nos próximos minutos a energia elétrica poderá ser cortada)

29/09 - 15:02 - ATUALIZAÇÃO I
Devido a falta de luz, conforme previsto, posto somente agora (em 29/09) o andamento da cheia, para ficar documentado:

22:00 - 11
cm/h
23:00 - 9 cm/h
00:00 - 7,5 cm/h
01:00 - 3,5 cm/h (a partir daqui o vento sul começou a soprar moderado e pode ter represado a água que demora a parar de subir, apesar de pouco.)
02:00 - 2 cm/h
03:00 - 2 cm/h
04:00 - 1,5 cm/h
05:00 - 0,5 cm/h
06:00 - 0 cm/h (aqui foi atingido o pico da enchente)

Em breve, um post completo sobre a enchente com dados e fotos de alguns locais.

-----------------------------------------------------------------
Este Blog fará o monitoramento constante da cheia do Caí em Montenegro. Caso o fornecimento de energia elétrica seja interrompido - é uma medida de segurança porque os contadores de luz ficam debaixo d'água - infelizmente o monitoramento por este Blog também será interrompido nas próximas horas. Caso isso ocorra, significa que a enchente será historicamente uma das maiores já registradas e a água já entrou em centenas de casas.
Deixem os seus comentários abaixo e ajudem no monitoramento...

ENCHENTE SERÁ HISTÓRICA EM MONTENEGRO

Preparem-se Montenegrinos, pois essa enchente será enorme, com possibilidade de ser igual ou maior do que a de 2007.

O colaborador Alexander Backes, de Bom Princípio, está agora em São Sebastião do Caí e informa que a enchente já atingiu pontos em que não tinha atingido na última enchente (que faltou em torno de 50 cm para ser igual a histórica de 2007). Ou seja, a enchente atual será igual (ou superior) a de 2007.

A movimentação já é intensa nas ruas ribeirinhas. A Defesa Civil e a Prefeitura de Montenegro já começam a retirada de algumas famílias.

Alerta-se para toda população ribeirinha, que subam os seus móveis o máximo possível ou mesmo retirem eles das suas residências (enquanto há tempo), pois a enchente deve entrar em centenas de casas do município.

Falta apenas 1 degrau da escadaria do cais para o rio Caí transbordar. Já há enchente em algumas ruas.

Foto tirada às 12:00 de 28/09/09

A tendência é que as águas continuem subindo até pelo menos terça-feira, pois há MUITA (mas muita) água pra descer da Serra.

O vento sul (gelado) infelizmente ajudará a represar a água, que pode demorar a baixar.

------------------------------------------------------------------
28/09/09 - 15:20 - ATUALIZAÇÃO I

O RIO CAÍ TRANSBORDA (no Cais). A enchente começa a subir MUITO rápido, sinal de que a água da serra está começando a chegar em Montenegro!!! Dezenas de ruas já estão cobertas de água.

------------------------------------------------------------------
28/09/09 - 17:40 - ATUALIZAÇÃO II

Para se ter uma ideia da água que está chengando em Montenegro. Essa é a barragem do Salto em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.
Na imagem abaixo a barragem está transbordando!



------------------------------------------------------------------

Previsão do Tempo - 28/09 à 30/09


A temperatura entra em declício nessa segunda-feira. Mínima ocorrerá à noite, com 12°C.


O amanhecer de terça-feira deve ser gelado, com temperatura mínima de 7°C. Máxima de 16°C.


Quarta-feira o sol pode aparecer, mas a nebulosidade aumenta muito no decorrer do dia. Mínima de 8°C e máxima de 19°C.


------------------------------------------------------------------

Este Blog fará o monitoramento constante da cheia do Caí em Montenegro.
Deixem os seus comentários abaixo e ajudem no monitoramento...

domingo, 27 de setembro de 2009

GRAVE RISCO DE ENCHENTE !!!

CENÁRIO EXTREMAMENTE PREOCUPANTE

Alerto que deve chover muito neste domingo e começo de segunda-feira na região de Montenegro. Os modelos sugerem expressivos volumes de chuva. Vai chover de forte a intenso em alguns momentos. Alguns modelos indicam algo em torno de 150 milímetros em apenas 48 horas. Há risco de novos temporais acompanhados de granizo.
Mas o que causa mais preocupação neste momento é o indicativo de 200 a 300 milímetros na Serra Gaúcha nessa semana. Não bastasse a chuva forte do final de semana, pode voltar a chover forte na segunda metade da próxima semana com os rios ainda muito cheios. E ainda pode ventar de sul, represando ainda mais o fluxo da água dos rios.
Diante desse cenário, preocupa muito a possibilidade de termos uma das maiores enchentes da história de Montenegro (maior que as recentes).

O monitoramento vai ser constante durante os próximos dias e novas informações serão divulgadas aqui neste blog.

------------------------------------------------------------------------------------------------
27/09/09 - 15:10 - Atualização I

Defesa Civil está em alerta em oito municípios gaúchos atingidos pela chuva

Devido às fortes chuvas que atingiram o Estado neste final de semana (26 e 27), a Coordenadoria Regional da Defesa Civil está em alerta em oito municípios, prestando atendimento à população. As cidades mais afetadas são Venâncio Aires, Restinga Seca, Montenegro, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, Taquari, Herval e Tabaí. Para esta última, a Defesa Civil já está providenciando lonas e telhas para auxiliar as famílias que tiveram suas casas danificadas.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e adverte para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, aconselha as pessoas a evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

------------------------------------------------------------------------------------------------
27/09/09 - 23:25 - Atualização II

(1) De acordo com o Corpo de Bombeiros de Montenegro, cerca de 20 casas tiveram os seus telhados perfurados pelo granizo de sábado à noite.

(2) Continua o alerta de enchente em Montenegro. Estou aguardando os dados pluviométricos de algumas cidades da Serra Gaúcha para ter certeza da proporção da enchente em nossa cidade.

(3) Às 18:30 de hoje (domingo), faltava cerca de 11 degraus da escadaria do cais para o rio transbordar. Às 22:00 faltavam 8 degraus.

(4) A enchente deve começar entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.

(5) Lembrando que o volume de água da Serra só deve chegar aqui entre segunda e terça-feira. Até lá o rio Caí vai continuar subindo na nossa cidade.

sábado, 26 de setembro de 2009

TEMPORAL PROVOCA MUITA CHUVA E ALAGAMENTOS EM MONTENEGRO. CHUVA FORTE DEVE CONTINUAR...

Um forte temporal provoca MUITA CHUVA na região de Montenegro neste sábado à noite. Há vários pontos de ALAGAMENTO na cidade! Somente em alguns minutos choveu 50 milímetros!!!

O temporal é facilmente explicado pelas imagens do radar e do satélite meteorológico (abaixo). Fortíssima instabilidade (um dos pontos em vermelho no mapa) passou pela cidade.


Uma nuvem-arco, uma das mais poderosas nuvens de tempestade foi a responsável pelo temporal e chuva forte acompanhada de granizo dessa noite (sábado). Na imagem abaixo, a area com nuvens de -70°C atingiu a nossa cidade.


Antes da chuva, os relâmpagos provocaram um verdadeiro show de pirotecnia no céu. FOI MAIS DE UM RELÂMPAGO POR SEGUNDO NA CIDADE. Confira o video abaixo (na filmagem aparece somente os relâmpagos mais fortes)



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FINAL DE SEMANA INICIA COM SOL, MAS A CHUVA (FORTE) RETORNA

Previsão do Tempo - 25/09 a 28/09
Atualizado em 26/09 às 12:00

A sexta-feira será ensolarada na região de Montenegro. Possibilidade de períodos com nuvens. A tarde deve ser agradável com máxima de 24ºC.


No sábado, o sol aparece com nuvens. Faz calor à tarde. Não se pode descartar o risco de chuva (principalmente à noite) devido à aproximação de áreas de instabilidade. Mínima de 12°C e máxima de 27ºC.


O domingo inicia com algumas nuvens, porém a nebulosidade aumenta muito e deve chover. Grande chance de chover de forte (a intenso) com trovoadas em Montenegro. Também há possibilidade de temporal e alagamento na cidade. O volume previsto de chuva é muito alto, com modelos indicando de 50 a 100 milímetros (apenas no domingo). Temperatura mínima de 16ºC e a máxima pode chegar a 24ºC.


Na segunda-feira, o tempo segue instável e a temperatura cai um pouco. Mínima de 13°C e máxima de 18°C.


OBS: Chama a atenção nesse momento a possibilidade de voltar a chover forte no norte gaúcho na segunda metade da semana, onde encontram-se a nascente do rio Caí. Os modelos numéricos estão divididos neste momento, indicando dois cenários distintos. Alguns indicam a entrada de uma massa de ar frio e seco (sem ou com pouca chuva) para a metade da semana. Mas a maioria indica muita chuva (possivelmente de 200 mm ou mais, o que certamente indica enchente para a nossa região). Caso a situação de chuva forte se confirme, alerta-se desde já para a possibilidade de enchente (grande) na nossa região. Os próximos dias exigirão monitoramento constante.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"MONSTRO" !!!

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina divulgou ontem o relatório do tornado que atingiu na noite de 7 de setembro a localidade de San Pedro, em Misiones, matando dez pessoas. Segundo os técnicos, tratou-se de um tornado F4 na escala Fujita que vai até 5.
O vento teria ficado entre 333 e 421 km/h e a faixa de destruição chegou a apresentar 1 quilômetro de largura e 15 quilômetros de extensão.
Não havia precedentes na história recente de um tornado F4 na América do Sul. O mesmo tornado da Argentina pode ter sido o de Guaraciaba em Santa Catarina. Nota da Meteorologia da Argentina:

"El Servicio Meteorológico Nacional, junto con la Dra. María Luisa Altinger (especialista en tornados), analizaron los daños causados por el fenómeno severo en su desplazamiento y los resultados fueron: (1) El fenómeno se clasificó como tornado, de intensidad F4 en la escala Fujita que corresponde a una velocidad de viento estimada entre 333 y 421 kilómetros por hora. (2) La trayectoria del tornado fue de noroeste a sudeste desde el cruce de la ruta 17 y el acceso a Santa Rosa (paraje Juanita), pasando por Colonia Unida y Santa Rosa, cruza la ruta 14 a 2 km al norte de la localidad de Tobuna e ingresa al Parque Provincial "El Piñalito". (3) Los daños en el área relevada se hallaron sobre una franja cuyo ancho fue aproximadamente de 1000 metros y un largo superior a 15 kilómetros. Se está completando la información necesaria para establecer la posible conexión de esta traza con los daños ocurridos en Paraguay, en la localidad de Wanda en Misiones, y en Guaraciaba, Brasil. Se detectaron daños de intensidad F1 (117 a 181 km/h) sobre un ancho de aproximadamente 5 kilómetros, producidos por una tormenta posterior que, alrededor de las 22, se desplazó de Oeste a Este desde Km 60 de la ruta 17 hasta la ruta 14 entre las localidades de Progreso y Macaca, donde ingresa al Parque Provincial "El Piñalito".

Não há registro de fotos ou filmagens desse tornado até o momento, até porque ele ocorreu à noite, quando raramente podem ser vistos.

Abaixo, imagens de tornados de categoria F4 para se ter uma ideia:



As perguntas:

1) NÃO ESTÁ NA HORA DO GOVERNO BRASILEIRO TOMAR PROVIDÊNCIAS?
2) NÃO ESTÁ NA HORA DO GOVERNO IMPLANTAR UMA REDE DE RADARES METEOROLÓGICOS CAPAZ DE PREVER COM ANTECEDÊNCIA QUAL REGIÃO ESTARÁ SUJEITA A ESSE TIPO DE EVENTO?
3) NÃO ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR A CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS SUBTERRANÊOS NAS CASAS, COMO NOS OUTROS PAÍSES ONDE OCORRE TORNADOS?
4) NÃO ESTÁ NA HORA DE INSTALAR ALARME NOS POSTES DE RUA, PARA ALERTAR A POPULAÇÃO NO CASO DE APROXIMAÇÃO DE TORNADO (COMO JÁ EXISTEM EM OUTROS PAÍSES)?
5) SERÁ QUE O NOSSO GOVERNO SABE QUE A REGIÃO SUL DO BRASIL (RS, SC, PR) É A REGIÃO CLASSIFICADA COMO O SEGUNDO MAIOR CORREDOR DE TORNADOS DO MUNDO???
ENQUANTO ISSO, VIDAS VÃO SENDO PERDIDAS POR CONTA DE TORNADOS (E FURACÕES)...

Assista abaixo, dois videos impressionantes de tornados F4 (e é claro, comentem)...







Fonte: MetSul Meteorologia

Adaptação: Daimar Coelho


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CHUVA RETORNA DURANTE A SEMANA

Previsão do Tempo - 22/09 a 25/09
Atualizado em 23/09 às 08:55

A terça-feira marca o início da PRIMAVERA no Hemisfério Sul às 18h18min.
Pela manhã ainda teremos um pouco de frio, com temperatura mínima de 12°C. O sol aparece com nuvens, mas a partir da tarde a nebulosidade aumenta. Temperatura se eleva com a chegada do ar quente e pode fazer até 28°C. Há chance de chuva (isolada) até o final do dia, sendo mais provável a noite na nossa região.

A quarta-feira deve apresentar muitas nuvens na região de Montenegro. Previsão de chuva fraca ou garoa a qualquer hora do dia. O vento sopra com rajadas moderadas, aumentando a sensação de frio. Mínima de 15°C (à noite) e máxima de 20°C.

A quinta-feira será de muitas nuvens. O sol pode até aparecer, mas mesmo assim há chance de instabilidade passageira (principalmente na primeira metade do dia). A temperatura cai a noite. Mínima de 13°C e máxima de 20°C.

Na sexta, o sol predomina na região de Montenegro. Faz frio na madrugada/amanhecer com mínima de 9ºC e máxima de 24ºC.


Atualizado em 23/09 às 08:55

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CHUVA E VENTO ANTECEDEM DIAS SECOS

Previsão do Tempo - 19/09 a 21/09
Atualizado em 20/09/2009 às 12:30

O sábado será de muitas nuvens em Montenegro. Há uma pequena possibilidade de garoa/chuva fraca, principalmente entre a madrugada/manhã. Mas como a variação é comum em dias de ciclone, o sol pode aparecer também. O vento deve soprar fraco com rajadas moderadas em alguns momentos (máximo de 50 Km/h). Mínima de 13°C e máxima de 17ºC.

O domingo, 20 de setembro, deve ser de sol e nuvens com frio pela manhã. Não há previsão de chuva. Mínima de 10ºC e máxima de 20ºC à tarde.


A segunda será de tempo seco e muito sol. Faz frio no amanhecer. Mínima de 8°C e máxima de 23°C.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CHUVA E VENTO

Imagens do radar mostram que áreas de instabilidade (de intensidade moderada) estão chegando na região de Montenegro nesse final de noite/início de madrugada.
Mas o que chama a atenção nesse momento é a quantidade de descarga elétrica sobre o todo o Rio Grande do Sul (imagem abaixo). Essa atividade elétrica (raios, relâmpagos e trovões) estará chegando na cidade nos próximos minutos/horas, vinda do oeste, e deverá provocar muito barulho durante a madrugada.


Observações importante:

1 - Alguns modelos de previsão do tempo, indicam até 60 milímetros de chuva nessa sexta-feira para Montenegro.
O período mais provável para chuva forte será entre essa madrugada e a manhã de sexta-feira.

2 - Deverá ocorrer uma pequena elevação do rio Caí no sábado/domingo, mantendo o seu nível acima do normal, mas com os dados analisados até o momento, NÃO há previsão de nova enchente na cidade (repique da água), tendo em vista que a chuva forte cessaria já nesta sexta-feira.

3 - O vento deve começar a soprar mais forte com rajadas moderadas até o final da sexta-feira devido ao ciclone extratropical (muito comum na nossa região) que estará se formando na costa.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FOTO AÉREA MOSTRA A DIMENSÃO DA ENCHENTE EM MONTENEGRO

Impressionante imagem aérea mostra a proporção que a enchente atingiu na cidade entre os dias 12 e 14 de setembro. Essa foi uma das maiores enchentes da história de Montenegro, atingindo 6,06 metros acima do nível normal.

Clique para ampliar

Foto de Fábio Winter


PRINCIPAIS ENCHENTES DA HISTÓRIA
  • 1928 - 7,04 metros acima do normal
  • 1941 - 6,97 metros acima do normal
  • 1954 - 6,25 metros acima do normal
  • 1965 - 6,49 metros acima do normal
  • 1982 - 6,39 metros acima do normal
  • 1985 - 6,04 metros acima do normal
  • 2000 - 6,25 metros acima do normal
  • 2007 (setembro) - 6,52 metros acima do normal
  • 2009 (setembro) - 6,06 metros acima do normal

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TEMPERATURA SOBE E CHUVA RETORNA

Previsão do Tempo - 15/09 a 18/09
Atualizado em 16/09/2009 às 16:55

Terça-feira o sol aparece com nuvens. Temperatura sobe e pode fazer até 26°C à tarde. Chance de neblina em alguns pontos. Mínima fica em torno dos 14°C.


Na quarta-feira, o sol aparece mas a nebulosidade aumenta bastante no decorrer do período. Mínima de 16°C e máxima de 27°C à tarde. Há chance de chuva, principalmente da tarde para a noite.

Quinta-feira de tempo instável, com chuva a qualquer hora do dia. Chance de chuva forte a partir da tarde. Temperatura declina. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.


Sexta-feira de muitas nuvens e chuva. Possibilidade de chuva forte a qualquer momento do dia, o que poderia trazer risco de nova elevação de alguns arroios e principalmente do rio Caí. Mínima de 17°C e máxima de 23°C.


FOTOS DA METEOMONT SÃO DESTAQUE

Fotos do blog foram destaque nessa segunda-feira no principal jornal de circulação no Rio Grande do Sul (Zero Hora - site), além do sites ClicRBS e TempoAgora.