quinta-feira, 30 de junho de 2011

CHUVA ANTECEDE POTENTE MASSA DE AR POLAR

Previsão do Tempo - 01/07 a 04/07
Atualizada em 30/06 às 18:01

ATENÇÃO: As mínimas devem ficar ao redor de 0ºC ou negativas em quase todos os municípios do Estado, inclusive em Montenegro, com formação de geada generalizada, inclusive forte a severa em muitos locais do Estado. O vento, que pode soprar moderado a forte no domingo, apesar de não tão intenso como no último fim de semana, vai trazer sensação térmica negativa e deixará o mar agitado com chance de ressaca na costa.

Podem ser anotadas mínimas de 4ºC a 6ºC abaixo de zero no território gaúcho, não se descartando até 7ºC ou 8ºC negativos em baixadas. Na Campanha, por exemplo, os termômetros podem indicar de 2ºC a 4ºC negativos, podendo até se aproximar de 5ºC abaixo de zero na fronteira com o Uruguai. No Planalto Sul Catarinense, as mínimas devem ficar entre 5ºC e 7ºC abaixo de zero, mas em pontos de vales e baixadas os termômetros podem acusar de 8ºC a 10ºC abaixo de zero. Novamente haverá formação de gelo na pista nas rodovias catarinenses de altitude e em pontos de estradas da Serra e Aparados.


Nesta sexta-feira a nebulosidade predomina em Montenegro e o tempo se instabiliza com possibilidade de chuva/garoa no decorrer do dia. A temperatura pouco varia e faz frio. Mínima entre 10ºC e 12ºC na madrugada e máxima durante o dia de apenas 15ºC. Volta a cair para 10ºC à noite.

O sábado ainda começará com tempo instável. Dia será de muitas nuvens e frio. Chance de chuva e garoa no decorrer do período. As mínimas ficam entre 7ºC e 9ºC enquanto as máximas à tarde atingem apenas de 11ºC a 13ºC.

No domingo uma potente massa de ar polar chega a região de Montenegro e esfria muito. O dia ainda deve ter muitas nuvens com chance de chuva ou garoa, mas podem ocorrer aberturas de sol. A temperatura começará a cair no início da tarde e despenca em direção a noite. Durante a tarde não deve fazer mais do que 11ºC ou 12ºC e antes das 22h a temperatura já estará ao redor dos 4°C ou 5ºC. O ingresso do ar gelado se dará acompanhado de vento que pode soprar moderado a forte, trazendo sensação térmica muito baixa (até mesmo negativa em alguns momentos) e desconfortável.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro e o dia será extremamente gelado, porém seco. O vento começa a perder força. O amanhecer deve ser muito frio, com marcar até negativas em alguns bairros, com mínimas entre -1ºC e 1ºC, não se descartando até -2°C em localidades rurais. As condições serão favoráveis à formação de geada onde o vento não interferir. As máximas atingem apenas de 9ºC a 11ºC à tarde, fazendo muito frio durante todo período. A temperatura despenca de novo ao fim da tarde e volta a fazer frio muito intenso no início da noite. Antes da 22h já estará abaixo dos 5ºC.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 02/07 às 16:45

TEMPERATURA MUITA BAIXA PARA ESTE HORÁRIO EM MONTENEGRO. FAZ APENAS 8,2°C COM GAROA. NÃO SE DESCARTA CHUVA CONGELADA (SLEET) EM MONTENEGRO A MEDIDA QUE A MASSA DE AR POLAR VAI ENTRANDO NA REGIÃO.

2 comentários:

  1. Oi, Daimar!
    Parabéns pela iniciativa e pelo blog. Me mantém informada aqui em Campo Grande, MS, sobre a situação de Montenegro. Fui tua professora no A.J. Renner, Taís, não sei se lembrará. Mas, PARABÉNS pelo blog!
    Marie (Taís)

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís, claro que lembro de você. Não sabia que está em MS... obrigado pelo elogio, é isso que ajuda a manter o blog "vivo".

    Abração!

    ResponderExcluir