domingo, 25 de agosto de 2013

ENCHENTE - MONITORAMENTO DA CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

ALERTA
(Atualizações importantes no final desse post)

"ALERTA" essa é a palavra que define a situação atual do Rio Caí em Montenegro. Confesso estar preocupado em relação a essa cheia do nosso rio. A foto abaixo é da ponte de Bom Princípio registrada hoje pela manhã. O amigo e colaborador Alexander Selbach, informa que o nível é muito parecido com o da enchente histórica de 2007, a diferença é que naquela oportunidade o rio estava no seu pico, e agora, o rio continua a subir porque continua chovendo forte nas cidades da bacia do rio. 


Medições realizadas às 10:00 em Montenegro, mostram o nível de 4,30 metros acima do nível normal. A cota para transbordamento do rio é de 4,50 metros. A projeção de transbordamento é de ocorrer no início da tarde de hoje (domingo).

Pelas análises de volumes de chuva coletados na Serra, Vales e Montenegro, até esse momento (10:00), a enchente deve ser entre média e grande na nossa cidade. Vale lembrar que continua chovendo em praticamente todas cidades da bacia, o que deve classificar a enchente como grande nas próximas horas com possibilidade de ser histórica.

A imagem que mais apavora é da Barragem do Salto em Canela. Com essa imagem pode-se ter uma noção do que está vindo para a nossa região:




Começa agora o monitoramento da cheia do Rio Caí em Montenegro. 
Se você quiser colaborar com informações, dúvidas, fotos ou vídeos, pode deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail  meteomont@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------
Atualização X - 26/08 às 20:11

ATENÇÃO - RIO CAÍ ESTABILIZANDO EM MONTENEGRO
Nesse momento o rio Caí está estabilizando em Montenegro, apesar de continuar chovendo na Serra e na cidade. Às 16:00 estava em 6,30 metros acima do normal. Já às 19:00 estava com 6,35 metros acima do normal. Nesse momento, pela medição da Tanac e pelos registros históricos, a enchente se iguala à de 2011.
Uma observação importante é que apesar da água estar parando de subir, ela irá demorar muito à baixar. Todos os rios abaixo do Caí estão com cheia, e o vento Sul sopra forte no Guaíba, represando ainda mais as águas.
A partir da segunda metade da terça-feira o sol pode aparecer e a chuva para! Até sábado (31/08) não há previsão de chuva.
Peço que divulguem essa informação para as pessoas que estão flageladas, sem energia elétrica e sem acesso à internet. Será um tranquilizante... 

-----------------------------------------------------------------------
Atualização IX - 26/08 às 20:00

Prefeitura mobiliza 15 veículos para atender flagelados

MONTENEGRO - O Rio Caí está 6m e 30cm (medição às 16 horas) acima do nível normal em Montenegro. 20 famílias já foram removidas das casas alagadas para o ginásio Azulão, no Parque Centenário, onde estão sendo atendidas por servidores da prefeitura. Além da acomodação em colchões e roupas de cama, a prefeitura também disponibiliza alimentação, serviço de enfermagem e plantão médico 24h. A coordenação é da Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania, juntamente com o Gabinete do Prefeito, Secretaria Geral, Ouvidoria, Saúde, Viação e Serviços Urbanos, e Obras Públicas. O bairros mais atingidos foram: Olaria, Ferroviário, Municipal e Centro. O trabalho da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros foi imprescindível no resgate das pessoas em áreas de risco, próximos ao rio. A prefeitura colocou à disposição para atendimento das famílias atingidas mais de 15 veículos, entre ônibus, caminhão, Kombi, automóveis e caminhonetes para o deslocamento das pessoas e seus pertences até o Centenário. Seguem de plantão os fones 193 (Corpo de Bombeiros) 3632 4542 e 9988 5809 (Ouvidoria), 9751 6532 (Secretário de Habitação e Cidadania), e 3649 8200 (Prefeitura).

*ACOM Prefeitura de Montenegro

-----------------------------------------------------------------------
Atualização VIII - 26/08 às 13:05

Previsão dos próximos dias é de sol e nuvens, com muito frio na madrugada e amanhecer. Não há previsão de chuva pelo menos até sábado.


-----------------------------------------------------------------------
Atualização VII - 26/08 às 12:48

Notícia boa! Pelas informações que recebo agora, o rio ESTABILIZOU em São S. do Caí, logo, subirá pouco por mais algumas horas e estabilizará também em Montenegro.
Para comparação:

- Em 2007, em Montenegro atingiu 6,49 metros acima do normal (enchente ficou entre as 3 maiores da história, que se tem registros).

- Em 07/2011, o rio atingiu 6,36 metros acima do normal em Montenegro.

Às 10:00, em Montenegro, estava em 6,10 metros acima do normal e subindo.

-----------------------------------------------------------------------
Atualização VI - 26/08 às 06:28

Chuva não dá uma trégua e enchente continuará subindo em Montenegro.
Na Feliz, o nível do rio está estabilizado em 6m e 80cm desde as 18h 30min. No Caí ainda sobe. Das oito para as nove da noite, subiu quatro centímetros. Das nove às dez subiu mais seis, chegando a 13 metros e 56 centímetros. Se continuar subindo assim, pode chegar aos 13 e 80, ou perto disso.
Fonte: Fato Novo - 23:30 - 25/08

-----------------------------------------------------------------------
Atualização V - 25/08 às 20:35

Notícia ruim! O rio Caí voltou a subir na cidade de Feliz, foz do rio. Isso aconteceu porque a chuva não parou ainda na Serra. Consequentemente, continuará subindo em Montenegro.

-----------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 25/08 às 15:00

Notícia boa! Rio Caí atinge 13 metros nesse momento em São S. do Caí. Pico máximo está sendo previsto até 13,80 metros. Lembrando que em 2011 o rio atingiu 14,60 metros nesse mesmo local. Considerando esse nível, a estimativa é que tenhamos um enchente entre média e grande em Montenegro. Medição realizada na foz do rio, em Feliz, constatou que o o rio Caí BAIXOU 10 cm. Se a chuva parar ou for fraca nas próximas horas, o rio estabilizará em São Sebastião do Caí, mas continuará subindo em Montenegro durante todo o domingo.

-----------------------------------------------------------------------
Atualização III - 25/08 às 12:50

Blog MeteoMont atingindo picos de acesso nunca antes registrado:




-----------------------------------------------------------------------
Atualização II - 25/08 às 12:41

Fotos registradas ao meio-dia desse domingo em Montenegro. Rio continuará subindo durante TODO o domingo. Clique nas imagens para ampliar. Fotos de Daimar Coelho:








-----------------------------------------------------------------------
Atualização I - 25/08 às 10:50

Conforme a medição feita às 9 horas da manhã deste domingo, o rio já está 12,52 m acima do nível. A previsão da Defesa Civil da cidade é que até ás 16 horas o rio suba até os 14 metros. Cerca de 50 famílias já foram removidas. A orientação é que as pessoas que moram em áreas alagadas ou em locais de risco façam contato com a Defesa Civil pelo telefone (51)3635-2534. Profissionais estão de plantão e monitorando o rio e atendendo as famílias em risco ou desalojadas.

Previsão de 14 metros em São S. do Caí já confirma GRANDE enchente em Montenegro. Aconselho a população ribeirinha a tomar providências desde já.

19 comentários:

  1. Qual a proporção de água que vem por ai? vai ser muito alta a enchente? Estou preocupada pois meu pai é muito teimoso e não quer sair de casa ele mora próximo a churrascaria do gringo

    ResponderExcluir
  2. "Anônimo". Eu também moro próximo a churrascaria do Gringo na Apolinário e estou de prontidão já. Pelos dados até o momento, a enchente deve ser grande, mas a proporção só saberemos quando parar de subir em São S. do Caí.

    ResponderExcluir
  3. Marciano, onde você mora? Tens como enviar fotos para meteomont@gmail.com? Abraço!

    ResponderExcluir
  4. E ae Daimar!!! Temos mais alguma novidade sobre a enchente? Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Daimar, tens novas fotos ou novas informações sobre a enchente? Em 2007 não consegui sair de casa.Moro ao lado da Caixa Federal, na rua José Luís. Neste mesmo ano entrou na casa da minha irmã que mora em frente a TANAC. Podes me atualizar?
    Atenciosamente, Claudete

    ResponderExcluir
  6. Daimar, você já tem alguma previsão do tamanho da enchente em Montenegro?

    ResponderExcluir
  7. resido no bairro ferroviario e no momento estou muito preocupado com o que pode acontecer com estas cheias que aparentimente vai ser muito alta

    ResponderExcluir
  8. Nesse momento não tem como alcançar a cheia de 2007, mas a chance não pode ser descartada porque ainda não parou de chover em toda a bacia do Caí. Entendam, que como a chuva não parou, não tem como prever com certeza a proporção da enchente, diferentemente das outras.

    ResponderExcluir
  9. HJ a tarde estive em Marata e me assustei com a quantidade de agua por lá! Muita agua mesmo,não podemos nos esquecer que toda aquela agua vem para nosso rio! Acho melhor pessoal se prevenir, deve vir muita agua pra cá!

    ResponderExcluir
  10. quero ver como vai estar amanhã ou terça

    ResponderExcluir
  11. Fala Daimar! Obrigado pelos serviço prestado!

    ResponderExcluir
  12. diz que ta subindo 10cm por hora ,sera que vai ser que nem a de 2007...porque é agua.

    ResponderExcluir
  13. E aí Daimar há um meio de sair de Caí de carro,ônibus?...Iago foi p lá com os amigos numa festa e está lá ilhado.Tem que voltar hoje a noite p SC.Estou preocupada o celular n atende talvez sem bateria...Vó Zairê,super preocupada...

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber como ta a situação?

    ResponderExcluir
  15. Zairê, tem como ir e voltar pra São S. do Caí pela RS-122, por Portão, mas dependendo aonde ele se encontra, realmente pode estar ilhado, daí só de barco. Pela estrada de Pareci Novo está tudo alagado. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente devo informar que há muito não se vê um volume tão grandioso de água na Barragem do Salso. Considerando que lá, entre São Francisco de Paula e Canela, é a nascente original do Rio Caí (Santa Cruz), e que está situada a 235 Km de Montenegro (rio "serpenteia" entre as encostas dos morros da serra), e que a velocidade de descida da água é equivalente a de uma pessoa caminhando - em média, 7 km/h, dessa forma; teremos o auge das cheias em Montenegro amanhã - terça-feira, por volta das 17 horas. A chuva diminuiu bastante na Serra, mas ainda não parou.
    Eu penso que a cheia do Rio caí em Montenegro ficará próxima a medida de 7 metros e 25 cm. Ou seja, uma grande enchente. Parecida como a de 2007.
    Não irei me identificar, não quero "alarde" e não busco "fama". Que DEUS abençoe a todos os atingidos.

    ResponderExcluir
  17. Kd notícias da provável enchente de hoje/ amanhã?

    ResponderExcluir