segunda-feira, 11 de julho de 2016

CHUVA FORTE/VOLUMOSA E O RISCO DE CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

Segunda-feira, 21:00. O total acumulado de chuva já ultrapassa os 100 mm em 24 horas em algumas cidades, entre elas cidades da Serra Gaúcha e Vales do Caí onde encontra-se o rio Caí, sendo registrado volumes muito superiores ao que os modelos numéricos projetavam. Estamos sob um cenário de frente quente, isto é, o ar quente em altura vindo do Norte está alimentando e gerando sempre novas áreas de instabilidade sobre a região. Em cenários como esse é muito comum chover muito, em forma de pancadas, e também ocorrer granizo em pontos isolados.

Acumulados em 72 horas, sendo a maior parte nas últimas 24 horas apenas:

Caxias do Sul: 131 mm
Bom Princípio: 100 mm
Montenegro: 95 mm
Nova Petrópolis: 92 mm
São Sebastião do Caí: 73 mm

Outras cidades fora da bacia do Rio Caí:

Cachoeira do Sul: 176 mm
Venâncio Aires: 121 mm
Taquari: 108 mm


Nível do rio Caí (nesse momento) em diferentes cidades da bacia hidrográfica:





Diante dos dados levantados de chuva acumulada até o momento, do monitoramento do nível dos rios na Serra e no Vale do Caí, e da previsão de mais chuva durante a semana, ALERTA-SE desde já para o RISCO ELEVADO de uma cheia do rio Caí em Montenegro e região.

O monitoramento e novas informações serão divulgadas através do Twitter da MeteoMont (@meteomont) (ao lado direito da página para quem acessa de computador via web), ou pelo próprio app do Twitter para quem acessa via smartphone. As atualizações ficarão concentradas aqui nesse post, ao final do mesmo.
Participe também com informações, fotos, perguntas, etc.

--------------------------------------------------------------
Atualização IV - 14/07 às 06:32

Chuva acumulada nas últimos 12 horas na Serra Gaúcha, nascente do rio Caí, varia entre 25 e 45 milímetros.

--------------------------------------------------------------
Atualização III - 12/07 às 21:22

Conforme já previsto nas atualizações anteriores, o rio caí atingiu 5,88 metros nessa tarde em Montenegro e começou a baixar (rapidamente). 
Agora é aguardar a chuva entre quarta e sexta.





--------------------------------------------------------------
Atualização II - 12/07 às 15:12

Rio Caí ainda sobe, está muito acima do nível normal, mas começará a estabilizar nas próximas horas e até à noite deve começar a baixar em Montenegro. No prazo de, pelo menos, 36 horas NÃO há chance de enchente na cidade. Depois vai depender da chuva entre a quarta e a sexta-feira.

--------------------------------------------------------------
Atualização I  - 12/07 às 09:07

O rio Caí atinge 10,52m em São S. do Caí, 0,52m acima da "cota de alerta", mas começa a estabilizar. Em Montenegro segue subindo 7cm/h, atingindo 5,64m. Não há risco de cheia em Montenegro. Não chove em nenhuma cidade do Vale do Caí nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário