quinta-feira, 14 de julho de 2016

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

RISCO MUITO ELEVADO DE ENCHENTE PEQUENA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO - 14/07/2016
Atualizações importantes no final desse post


Após mais de 200 milímetros de chuva em Caxias do Sul em 5 dias, e os atuais níveis do rio ao longo da sua bacia, para a MeteMont não há mais dúvida, teremos enchente em Montenegro! Como a chuva ainda não parou, e tem chance até sábado, porém mais fraca, não é possível ainda projetar a proporção dessa cheia na cidade. Pelos dados atuais seria entre pequena e média proporção, mas ainda é incerta. 

Ao longo das atualizações abaixo será possível realizar uma projeção nas próximas horas/dias. Fique ligado!



Mesmo sem estar em cota de inundação, MeteoMont já projeta cheia



Violento repique das águas na Serra Gaúcha sinaliza que o rio ainda subirá muito em Montenegro


--------------------------------------------------------------------

Atualização VII - 16/07 às 15:24

Pra quem disse que não ia ter ou não viu a enchente, favor se dirigir até o "baixio". Isso pra mim é enchente, pois além do nível do rio ter ultrapassado a cota de inundação, tem ruas alagadas, impedindo o acesso ao balneário e a outras localidades.
Fotos: Daimar Coelho




--------------------------------------------------------------------
Atualização VI - 16/07 às 12:26


Rio Caí atingiu o seu pico na madrugada (entre a 0h e 2h) com nível de 6,33 metros (0,33 metros acima da Cota de Inundação-CPRM). Conforme projetado aqui, a enchente em Montenegro é bem pequena, e somente as partes mais baixas, pouco ou sem habitação, foram alagadas, como por exemplo a Estrada do Manduca e o "Baixio". As laterais da rua Apolinário de Moraes, próxima ao rio, também ficaram alagadas, sendo essa alagada pela rede de esgoto. 

Mais um vez a proporção da enchente ficou dentro do esperado pela MeteoMont, sendo a previsão/estimativa realizada com várias horas de antecedência, garantindo que a população não seja pega de surpresa. 

Gostaria de lembrar mais uma vez que esse blog não possui fins lucrativo, sendo o seu trabalho realizado totalmente de forma voluntária em prol da população de Montenegro.


Encerra-se aqui o monitoramento dessa cheia do rio Caí.

--------------------------------------------------------------------
Atualização V - 15/07 às 19:41


Rio Caí segue subindo lentamente em Montenegro. Nesse momento está em 6,26 metros, subindo 3 cm/h.  Para fins de registro, o nível do rio chegou a 10,22 metros hoje pela manhã em Bom Princípio.
Veja fotos abaixo registradas por Claudia Proença, por volta das 12h.





--------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 15/07 às 17:25

Após atingir 10,98m o Rio Caí começa a baixar em São S. Caí. Em Montenegro ainda sobe lentamente e está em 6,21m (0,21m acima da cota de inundação).
Projeção passa a ser de enchente muito pequena, apenas nas áreas mais baixas, principalmente fora do perímetro urbano e/ou pouco habitadas, sem chance de transbordar no cais. Como o Jacuí e o Guaíba receberam pouca água da chuva (exceto do rio Taquari que está enfrentando uma cheia), o Caí está escoando bem.

--------------------------------------------------------------------
Atualização III - 15/07 às 13:17


ALÍVIO | Rio Caí atinge agora 10,97m em São S. Caí. Sobe 2cm/h e começa a apresentar estabilidade, ou seja, deve parar de subir ainda nessa tarde. 

Em Montenegro está em 6,04m (atingindo "cota de inundação"). Segue subindo 6cm/h em Montenegro. Não deve ocorrer o transbordo no cais. 
Previsão de enchente muito pequena, com somente áreas muito baixas (a maioria sem habitação) alagadas.

--------------------------------------------------------
Atualização II - 15/07 às 09:00


Rio Caí atinge 10,70m em São S. Caí e já alaga as primeiras ruas. Sobe 12cm/h. 
Em Montenegro está em 5,75m (sem enchente ainda). Segue subindo 8cm/h em Montenegro. Previsão segue sendo de enchente entre muito pequena a pequena na cidade.

----------------------------------------------------------------
Atualização I - 14/07 às 22:35

Rio Caí atinge 8,80 metros em São Sebastião do Caí, ainda falta em torno de 1,50 metros para começar a invadir as ruas. Sobe 25 cm/h e vai continuar subindo durante a madrugada toda. 
Em Montenegro está em 4,68 metros, subindo 14 cm/h. Também continuará subindo durante toda a madrugada e sexta-feira. Previsão de enchente começando na tarde dessa sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário