terça-feira, 29 de março de 2011

ENCHENTE: MONITORAMENTO DO RIO CAÍ

O Rio Caí, no município de São Sebastião do Caí, transbordou por volta das 23h desta segunda-feira por causa da chuva registrada desde o final de semana na região e na Serra. Pelo menos 30 famílias — cerca de 120 pessoas — haviam sido retiradas até a 4h desta terça-feira. O nível da água está mais de 11 metros acima do normal, de acordo com a Defesa Civil.

Segundo o coordenador do órgão na cidade, Jonas Wust, a água invadiu ruas e a Avenida São Lourenço, no Bairro Navegantes — região ribeirinha. O trabalho de retirada de moradores seguiu ao longo da madrugada. As famílias foram encaminhadas ao Parque Centenário. A Defesa Civil estava em alerta desde o domingo.

— Por volta das 23h, o rio começou a transbordar e iniciamos uma operação para retirar as famílias ribeirinhas — disse Luz. Conforme o órgão, o Rio Caí havia transbordado pela última vez em 2009. Naquele ano, a água invadiu ruas e casas em três situações — agosto, setembro e novembro.

Em Montenegro: Com os dados divulgados hoje da precipitação dos últimos dias em cidades da Serra e a atual situação da cidade de São S. do Caí, pode-se afirmar que o rio deve continuar subindo nas próximas 12 horas em Montenegro. Nesse momento a MeteoMont entende que ocorrerá enchente em Montenegro e tende a ser de pequena a moderada. Mais informações a qualquer momento.

Registro de chuva em 4 dias (25/03 à 29/03):

Montenegro: 136 mm
Canela: 220 mm
Gramado: 151 mm
São F. de Paula: 170 mm
São S. do Caí: 149 mm

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 29/03 às 19:42

O rio Caí estabilizou nesse começo de noite e águas não sobem mais em Montenegro. Apenas algumas poucas ruas mais baixas acumularam água nas suas laterais devido ao elevado nível do rio.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 29/03 às 13:48

Rio Caí sobe em Montenegro e nesse momento chega no seu nível de alerta (enchente). Na rua Apolinário de Moraes, quadra próxima a beira do rio a enchente já começa nas laterais da rua e deve subir nas próximas horas.

Veja fotos feitas às 13:30 de hoje (29/03). Clique para ampliar:

Muita correnteza

Faltando apenas 5 degraus para transbordar às 13:30 (na sua parte mais alta)

Um comentário: