quinta-feira, 10 de março de 2011

SITUAÇÃO DE CATÁSTROFE EM SÃO LOURENÇO DO SUL - TEMPO REAL

Chuva intensa localizada que atingiu as áreas de São Lourenço do Sul e Turuçu, no Sul do Estado, entre o meio da tarde da quarta-feira e o começo da madrugada de hoje, causou o bloqueio da BR-116. A principal rodovia da Metade Sul do Estado está interrompida no quilômetro 471,4, em ambos os sentidos, no município de São Lourenço do Sul. Em Turuçu, mais de duzentas famílias foram retiradas de suas casas por causa dos alagamentos. Há desalojados também em São Lourenço. Arroios transbordaram e as águas subiram rapidamente.

-------------------------------------------------------------
Atualização XVII - 14/03 às 11:38

EXCLUSIVO: Fotos feitas pela família Cabaldi que viveu os momentos terríveis da inundação em São Lourenço do Sul. Confira abaixo:


-------------------------------------------------------------
Atualização XVI - 11/03 às 11:17

Barragem em São Lourenço do Sul pode se romper se continuar chovendo na região: Alerta é do Comando Ambiental .

-------------------------------------------------------------
Atualização XV - 11/03 às 10:03

CEEE: Neste momento, 3 mil clientes da área urbana e 2 mil da zona rural estão sem energia em São Lourenço.

Moradores começam a voltar para casa depois da água baixar em São Lourenço do Sul.

-------------------------------------------------------------

Atualização XIV - 10/03 às 22:28

Não deixem de conferir as fotos do Iate Clube São Lourenço do Sul, disponíveis em http://www.conjuminando.com.br/fotos_sequencias/imag_sl_enxurrada

-------------------------------------------------------------
Atualização XIII - 10/03 às 14:43

Sobe para cinco o número de mortos na enxurrada em São Lourenço do Sul.

-------------------------------------------------------------
Atualização XII - 10/03 às 13:45

No ponto de vista meteorológico a classificação do sistema que trouxe tragédia no Sul está muito difícil: baixa pressão ordinária, nuvem-vírgula, cavado, depressão subtropical???
Segue chovendo no Sul do RS...

-------------------------------------------------------------
Atualização XI - 10/03 às 13:35

Televisão informando que choveu 500 mm na região de São Lourenço em horas. Isso dá 150% da precipitação na Região Serrana do Rio em janeiro.

-------------------------------------------------------------
Atualização X - 10/03 às 11:59

Pessoas questionam como esse fenômeno ocorreu em São Lourenço do Sul: Uma breve explicação:

1 - A chuva foi muito isolada, impossível de prevê-la. Para se ter uma ideia choveu muito no interior de São Lourenço (cidades vizinhas) e no centro da cidade não choveu tanto. As águas vieram como uma onda pelo arroio e rio da cidade e muito rapidamente inundaram toda a cidade.

2 - Nem o Rio Grande do Sul, nem o Brasil estão preparados para prever catástrofes naturais como esta. Não há equipamentos meteorológicos para isso aqui neste país.

3 - Somente a instalação de mais radares, estações, bóias e monitoramento 24 horas podem prever com antecedência de uma hora, ou alguns minutos que algum local terá essa quantidade absurda registrada em São Lourenço e mesmo com equipamentos de última geração é difícil a verificação.

-------------------------------------------------------------
Atualização IX - 10/03 às 11:30

Imagens do satélite começam a mostrar que as áreas de instabilidade se concentram em volta da Lagoa dos Patos e outras áreas estão se aproximando do Leste Gaúcho (Litoral Norte). Grande Porto Alegre e Montenegro estão no meio de tudo isso. Devido a alta umidade do ar e ao calor, NÃO SE DESCARTA CHUVA FORTE EM MONTENEGRO NAS PRÓXIMAS HORAS.

-------------------------------------------------------------
Atualização VIII - 10/03 às 10:43

Primeiras imagens começam a chegar: http://twitpic.com/482yxs

-------------------------------------------------------------
Atualização VII - 10/03 às 10:36

Mirla, leitora do blog MeteoMont deixa o seguinte comentário: "Meu irmão eatá em cima da laje da casa na rua izolina passos 1221, tem outras pessoas com ele, por favor façam o resgate deles, porque a forte correnteza não permite que eles saiam."
Está mensagem acaba de ser divulgada para os meios de comunicação.

-------------------------------------------------------------
Atualização VI - 10/03 às 09:52

Helicóptero avista corpo nas águas em São Lourenço do Sul. Primeira vítima confirmada da enchente. Chove torrencialmente na região. (Fonte: MetSul).

-------------------------------------------------------------
Atualização V - 10/03 às 09:23

"Em 2 minutos eu saí com água no pescoço", lembra morador que tem 1,83m de altura. Dois helicópteros fazem o resgate de moradores isolados.

-------------------------------------------------------------
Atualização IV - 10/03 às 09:14

Governo do Estado pede apoio da MARINHA para auxiliar nos resgates em São Lourenço, informa o vice-governador Beto Grill.

-------------------------------------------------------------
Atualização III - 10/03 às 09:11

Imagem de radar e de satélite mostram mais instabilidade se formando no Sul gaúcho, podendo chover novamente de forma forte a intensa na região já castigada. Vale lembrar que essa chuva foi (e está sendo) EXTREMAMENTE LOCALIZADA, impossível de prevê-la com antecedência.

-------------------------------------------------------------
Atualização II - 10/03 às 09:00

Moradores de parte de São Lourenço estão em cima dos telhados de suas casas. Forte correnteza dificulta resgate. Barco dos bombeiros virou.

-------------------------------------------------------------
Atualização I - 10/03 às 08:56

Situação é dramática em São Lourenço do Sul. Prefeito descreve "quadro de catástrofe". Água atinge 3 metros na área central da cidade.

17 comentários:

  1. Meu irmão eatá em cima da laje da casa na rua izolina passos 1221, tem outras pessoas com ele, por favor façam o resgate deles, porque a forte correnteza não permite que eles saiam.

    ResponderExcluir
  2. Esta terrível a situação em São Lourenço do Sul, minha tia esta la e não consegue sair de sua residência. A sorte dela é que a casa é sobrado e puderam ficar na parte de cima, mas na parte de baixo esta tudo alagado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como isso aconteceu? Minha família está ilhada na parte de cima do sobrado na 7 de setembro, nasci naquela casa e nunca houve nada parecido. Estou aqui em POA de mãos atadas...

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe está vindo para Tubarão onde resido e tiveram que fazer um desvio por Caçapava, alguém sabe me dizer em quantas horas isso aumenta o tempo de viagem??

    ResponderExcluir
  5. Gente que coisa horrivel o que aconteceu aki nessa cidade linda...Agora é salvar o que restou e recomeçar!Força a todos

    ResponderExcluir
  6. meu nome é REINALDO e estou em bombinhas litoral de santa catarina e quero noticias da minha familia pois nao estou conceguindo ligar!!! porfavor pesso noticias meu nome é reinaldo !!! quero tambem noticias da vania do wilian e do meu filho Kaua!!! porfavor me iluminem com alguma coisa!!! agradeço des de ja!! e-mail de contato rei-capoeira@hotmail.com e manotela@hotmail.com e

    ResponderExcluir
  7. Daimar bela cobertura sobre o ocorrido, é lamentável mais uma vez uma tragédia climática aqui no RS.
    No Tempo e Clima SG trago algumas fotos.

    ResponderExcluir
  8. Acho que a viagem aumenta em mais ou menos 3 a 4 horas até Tubarão.

    ResponderExcluir
  9. gente, eu moro em SLS, e a situação está mesmo CRITICA! na praia, que é o que atrai turistas, está com buracos gigantes, e sem passagem, há milhares de pessoas desabrigadas, enfim,.. está HORRIVEL!
    e o numero de pessoas mortas esta muitoo desatualizado! se forem nove (como anunciavam na rádio) só que sejam identificadas
    infelizmente, o que vemos aqui parece filme! oO

    ResponderExcluir
  10. Estou chocada com que aconteceu em São Lourenço pois tenho parentes lá, estou aqui em Pelotas e não posso fazer nada,estou de mãos atadas.

    ResponderExcluir
  11. gente, a defesa civil estava NEGANDO ajuda ás pessoas que estavam se afogando em frente à minha casa por que não tinha tempo, mas como assim 'não tinha tempo'? meus vizinhos e eu ajudamos tais pessoas a subirem em nossos telhados, mas NÃO DEMOS CONTA de todos, e depois, a defesa civil pega todos os créditos para ela. Agora estão distribuindo mantimentos e vacina contra leptospirose (ela é OBRIGATÓRIA para quem teve contato direto com a água)
    Acho que a palavra certa não mais é calamidade e sim catastrofe! até turistas choravam vendo os estragos..

    ResponderExcluir
  12. Tenho em meu coração essa cidade me criei na barra na Princesa Isabel to chocado com o que aconteceu sem muito a dizer so pesso que DEUS não desampare o meu povo . Fabio Oscar Bengua da Rosa.

    ResponderExcluir
  13. ESTAMOS PREOCULPADOS POIS SÃO MUITOS COMENTARIOS
    UNS DISSEM UMA COISA OUTROS DISSEM OUTRAS.
    NINGUEM ENTENDE NADA!!! O GOVERNO SO SABE DISSER CALAMA MAS QUEM É QUE VAI TER CALMA.
    UNS PERDERAM FAMILIARES E OUROS PERDERAM TUDO INCLUSIVEL SUAS PROPRIAS CASAS! ESTAMOS PREOCULPADOS PELO O QUE VAI ACONTESER!!! DECRETARAM ESTADO DE CALAMIDADE PUBLICA!! ES MUITO SOFRIMENTO. SEM EXPLICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. tania maria de abreu19 de março de 2011 às 17:10

    estou chocada ate hoje;moro em cristal mas minha irma mora em sao lourenço.nunca vi coisa tao triste e tao perto.sinto muito pelos que morreram e,tambem pelos que ficaram sem nada,mas pelo menos lhes restaram a vida.dezejo do fundo do meu coraçao força a todos.amo sao lourenço.tenham fe em deus pois ele tudo pode. tania maria de abreu.

    ResponderExcluir
  15. Oi gente em primeiro lugar quero dar bom dia a todos,sou moradora em São lourenço,e faz 22 anos que moro aqui,eu e minha familia e nuca passamos por isso foi terrivel,só que agora lamentar ñ resolve nada temos e que levantar a cabeça a regassar as mangas e reconstruir o que perdemos,e agradecer a Deus que nós podemos fazer isso,muitos ñ vão poder pq perderam as suas vidas.Mais vamos juntos reconstruir São lourenço com certeza.Claudia

    ResponderExcluir
  16. È MUITO TRISTE VER HOJE GENTE PAGANDO PELO SEUS ANTECESSOR, QUE NAO TIVERAM DÒ E NEM PIEDADE DE DESMATAR ACABAR COM O ECO-SISTEMA. HOJE MUITAS REGIOES SOFREM A AMARGA RESPOSTA DA NATUREZA OU O PRINCIPAL CULPADO ESTÀ EM SUAS MANSOES LIVRES DESSAS CASTRATOFE,È TRISTE SABER QUE AQUI EM RONDONIA COM O EXESSO DE DESMATAMENTO,MEUS FILHOS MEUS NETOS OU ATÈ MESMO EU VENHA SOFRER TAL CONSEQUENCIA,ESSES CORRUPTOS DESSES POLITICOS AINDA FICA ADIANDO A LEI QUE VAI AMENIZAR O MEIO-AMBIENTE ISSO DEIXA CLARO QUE OS MAIORES DESMATADORES SAO EXATAMENTE ESSES POLITICOS, DONOS DAS MAIORES PROPRIEDADES.

    ResponderExcluir
  17. Não tenho muito o que falar , mais é muitoo horrivel a sensação de saber que você pode morrer a qualquer momento e perder suas própias coisas com esta catastrofee!
    Lembrar não lembro mais , mais esqueçer ninguém numca vai esqueçer ..

    ResponderExcluir