segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SEMANA DE FORTE INSTABILIDADE, TEM RISCO DE CHUVA FORTE E/OU TEMPORAIS


ALERTA METEOROLÓGICO

Alerta-se que essa semana terá um risco muito alto em Porto Alegre e região de Montenegro de chuva forte e temporais em determinados momentos. Todo o Rio Grande do Sul estará sob influência de ar muito quente e úmido, logo instável, e ainda são esperadas várias áreas de baixa pressão atmosférica, acentuando ainda mais a instabilidade. 
No final desta semana ainda haverá a passagem de forte frente fria, impulsionada por massa de ar frio de trajetória oceânica, trazendo mais temporais para o Estado. E na semana entre o Natal e o Ano Novo existe a possibilidade de outra frente fria com novos temporais.

Previsão do Tempo - 18/12 a 21/12

Os próximos dias não deixarão dúvida sobre este padrão de tempestades. O começo desta semana (segunda e terça-feira) terá risco de temporais isolados, principalmente na segunda metade do período. O sol aparece com nuvens na maior parte do tempo. Temperatura mínima entre 20°C e 22°C e máxima entre 34°C e 36°C.

Mas será a segunda metade da semana (19 a 21/12) que promete trazer condições de maior risco com chance de altos volumes de chuva (principalmente na sexta-feira). Neste período (19 a 21/12), espera-se a atuação de uma profunda área de baixa pressão atmosférica que será seguida de frente fria com possibilidade de temporais entre quinta e sexta. Há risco de vento e chuva forte, granizo, alagamentos e danos. Temperatura mínima entre 20°C e 22°C e máxima entre 34°C e 36°C. Na sexta-feira a máxima não ultrapassa os 28°C. 
As concessionárias de energia elétrica do Estado ainda não se recuperaram do temporal da terça-feira passada (11/12) e do domingo (16/12) e já teremos outros eventos que com certeza trarão mais falta de energia em várias cidades. Não duvidem se localidades do interior ficarem semanas sem luz.

Mas vale ressaltar que não é provável que todos os dias tenham temporal até a sexta-feira, mas todos os dias até sexta terão possibilidade de temporal na área de Porto Alegre, região Metropolitana e Vales, incluindo Montenegro.

Fonte: MetSul e Correio do Povo
Adaptação: Daimar K. Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário